Primeiro, falemos um pouco mais da Honda.
Um porta-voz da equipe negou que haja algum acordo de empréstimo no valor de £ 2,3 bilhões com o BERR.
"Nos encontramos com o BERR diversas vezes para discutir como as coisas estão progredindo, além das chances da escuderia e de seus 700 empregados. Contudo, não discutimos uma ajuda governamental, e nenhuma discussão foi iniciada sobre um financiamento".
Reunião para dar bom dia e dizer que a vida anda dura? Pelo visto a Honda é lenta até para pedir esmola.
Ao regulamento.
A FIA segue esclarecendo algumas dúvidas, como o questionamento sobre os motores, levantado por Whitmarsh há alguma semanas.
A entidade confirmou que serão apenas oito propulsores por piloto durante todo o campeonato, mas caso o competidor tenha de usar um nono, perderá dez posições no grid apenas na primeira corrida disputada com o motor sobressalente. Evidentemente, a utilização da décima unidade acarretará numa outra punição.
Já a troca de motor entre classificação e corrida será permitida, desde que a atitude seja motivada por problemas mecânicos.
Mas uma dúvida ainda paira no ar: Se a Federação quase chegou ao ponto de inventar mini-corridas para movimentar as sextas-feiras, por que razão não isolou um número limite de propulsores a serem usados nas corridas e um outro valor máximo de motores a serem usados nos treinos livres?
Sendo as oito usinas referentes a treinos juntamente com corridas, é muito provável que as sextas se tornem ainda mais monótonas. Por outro lado, o ritmo de desenvolvimento durante o ano despenca. Haja simulador daqui pra frente...
8 comentários:
Felipe.
Leia o que vc escreveu :
Já a troca de motor entre classificação e corrida será permitida, desde que a atitude seja motivada por problemas mecânicos.
Classificação é qual dia ????
E os Treinos livres são ????
Mais claro que isso sobre as "trocas" entre "treinos livres" e a "corrida" (Classificação/corrida).... Só mesmo advogados para tumultuar.
Complementando... Já que vc deve procurar informações...
A parte 28.6 do regulamento 2009 da FIA para a F1.
Imagino eu que voce tenha o regulamento da FIA 2009 já que vc é um blogueiro há tempos sobre a F1
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28.6 For the purposes of this Article only, an Event will be deemed to compromise F3, the qualifying practive session AND the race.
...
...
Traduzindo...
A Proposito somente desse artigo, será considerado um EVENTO , a P3 (Sessão Prática para Qualificação E a corrida)
Depois tem umas sub sessões interessantes sobre caixa de marchas , partes móveis , etc...
Deviam entregar a Honda para uma cooperativa de funcionários... melhor que todos perderem o emprego...
Tron,
desculpa mas não sei se entendi exatamente qual a sua dúvida.
Se for relacionada às sessões de treinos em que se pode substituir os motores, a interpretação dos esclarecimentos da FIA nos remete à idéia de permissão total entre os treinos livres e permissão parcial - digamos assim - entre treino classificatório e corrida. Neste último caso, a equipe precisa solicitar a mudança apontando os motivos técnicos que implicariam nesta substituição.
Não sei se foi essa sua pergunta... Qualquer mal entendido, é só dizer.
Abs
Gostaria que a Honda fosse salva, claro. Mas vai ser dificil o tal BERR votar este empréstimo em tempos de crise. Sei não, mais uma tentativa que não deu certo.
E ao Filipe que disse que se a Honda estiver com sua vida financeira em dia não poderia haver uma negativa do governo.
Brigado, eu não tinha esta informação, nada sei sobre as leis financeiras da Inglaterra, brigado mesmo.
Porém, se estivessem tudo pela ordem na Honda o preço deveria ser maior que um dolar né?
Porque quem comprar vai ter de assumir as dividas, então... Vai saber.
Felipe,
Na verdade não foi uma dúvida. E sim um esclarecimento à seu post.
No Final, pelo que entendi vc não entendeu a questão das trocas de motores :
"Já a troca de motor entre classificação e corrida será permitida, desde que a atitude seja motivada por problemas mecânicos."
[Ok. P3 <->Corrida]
"Mas uma dúvida ainda paira no ar: Se a Federação quase chegou ao ponto de inventar mini-corridas para movimentar as sextas-feiras, por que razão não isolou um número limite de propulsores a serem usados nas corridas e um outro valor máximo de motores a serem usados nos treinos livres?"
[Meu comentário é exatamente sobre essa parte, o regulamento esclarece o limite de propulsores. 8, ponto final. Usado na temporada inteira. Se eles quiserem usar 1 para treinos livres e outro para classificação/corrida, ok... O regulamento PERMITE, leia o artigo 28.6. As equipes possuem TOTAL controle sobre quais propulsores eles irão querer usar,no final de semana que quiserem na hora que desejarem, sendo o limite de 8.]
"Sendo as oito usinas referentes a treinos juntamente com corridas, é muito provável que as sextas se tornem ainda mais monótonas. Por outro lado, o ritmo de desenvolvimento durante o ano despenca. Haja simulador daqui pra frente..."
[Discordo totalmente mesmo. Aliás , os treinos livres devem ser totalmente frenéticos. Somente se é possivel fazer testes nos carros nos treinos livres. Tudo deverá ser feito lá. Os treinos livres nessa temporada serão os momentos mais decisivos esse ano, pois somente nestes os testes aerodinamicos e de equipamento poderão ser efetuados.
Só fazer um calculo simplificado. A FIA quer q o motor dure 3 corridas. Lembra-se ? 3 corridas x 8 motores = 24 !!! Quantas provas irão ter 2009 ? 17 !!! Sobra-se 7 provas ! Na verdade esse ano , o 7 motores precisarão durar 2 corridas e um somente precisara ser por 3 corridas. Simples matemática ! Essa proibição de testes irá agitar e muito o final de semana por completo na F1. Os próprios pilotos falaram que terão que usar 101% do tempo disponivel. Antes era só para "ajustar" o carro para o final de semana. Agora é ajuste/desenvolvimento/etc...]
Espero que meus primeiros comentários tenham sido esclarecido s ! Abraços !
Tron,
obrigado pelo esclarecimento.
Sobre a troca dos motores, Whiting alegou o seguinte:
"Neither an engine, nor any parts of an engine, are on the list of parts which may be worked on or changed in parc ferme. However, Article 34.1 does provide for additional work with the permission of the technical delegate. Permission is usually given if a team can satisfy us that there is something wrong with the part in question, if it is not completely evident anyway".
Retirado do Autosport.
Sobre a movimentação nos treinos, já vi comentários de pilotos acreditando que as sextas serão mais movimentadas e outros dizendo o contrário.
Analisando agora o que você disse...
Do 24 - 17, sobram 7 provas, certo? A pergunta é: isso é suficiente para treinar?
Vamos pegar um número médio de voltas por treino livre: 20 voltas, digamos.
Em 3 treinos livres:
20 x 3 = 60 voltas.
Consideremos 60 voltas = 1 GP.
Portando os pilotos precisam de motor para 17 GPs (qualifying/corrida) mais 17 GPs (voltas em treinos livres) = 34.
Mas eles têm disponível motor para 17 GPs (qualifying/corrida) mais os 7 GPs que você mensionou = 24 (ou simplesmente 8 x 3).
34-24=10. Estão faltando 10 GPs, ou seja, 3 motores. Por conta disso, conclui-se que 20 voltas por treino livre seja um número elevado, o que tornaria as sextas mais monótonas.
Acredito que a solução será usar o motor até o seu limite, tentando levá-lo até a um quarto GP ou até estourar.
Veremos como irão se comportar quando o campeonato começar.
Abs
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