domingo, 25 de janeiro de 2009

Mais ultrapassagens?

Redução de carga aerodinâmica e aumento do grip mecânico. Esses são os principais ingredientes aplicados na receita de Mosley, que tem por objetivo devolver as ultrapassagens à rotina da Fórmula 1.
Com tais mudanças, espera-se que os carros percam velocidade em curvas de alta e contornem mais rapidamente as curvas de baixa. Diminuindo o tamanho do aerofólio traseiro e dilatando o dianteiro, o piloto que vem atrás tende a perder menos controle do bólido durante a perseguição. Já o uso dos compostos lisos permitirão que os carros andem mais "nos trilhos" e deve tornar o gasto de pneus um fenômeno mais regular do que era anteriormente.
Há quem acredite que surtirá efeito. Outros pensam que o regulamento dará apenas uma pequena contribuição. Um dos mais pessimistas chama-se Timo Glock: "Todo mundo espera que seja possível ultrapassar mais com a mudança do regulamento, mas eu tenho uma sensação de que isso não acontecerá".
Para o alemão, menor pressão aerodinâmica e maior aderência mecânica são duas medidas que se anulam.
"O principal é que temos de tentar a ultrapassagem na freada após uma longa reta. Com os pneus lisos e uma boa aderência, é possível brecar mais tarde, o que torna tudo ainda um pouco difícil".
As regras de 2009 são bem intencionadas, mas não devemos nos esquecer de que os compostos com ranhuras entraram e saíram da categoria sob o mesmo argumento: ultrapassagens.
Não podemos descartar a infeliz hipótese de que a grande alteração, na prática, tenha sido somente a feiura dos carros. Só saberemos se a FIA acertou a mão quando começarem as competições.

11 comentários:

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:

Tomara que a beleza dos carros não tenha sido sacrificada em vão...

Felipão disse...

Dá sim, Felipão... Que horas???

Felipão disse...

Putz... tem como ser pelas 19horas??? Pois teria que ficar na casa da minha mãe para gravar,,, aí se eu chego as 22 em casa, o pau de macarrão come solto... hehehehehe

Raúl disse...

las nuevas normas han echo acer a las escuderias coches menos esteticos

Anônimo disse...

Dentro do que disse o Glock, tem que tirar freio, pra aumentar o espaço das frenagens.
Aproveitando, uma pequena correção, no início do post, é "grip(aderência) mecânico".

Ron Groo disse...

Na receita do Mosley faltou um ingrediente a adicionar: Coragem aos pilotos para arriscar mais.

Aderson disse...

Eu acho que com a ajuda do KERS deva dar sim pra conseguir as ultrapassagens. Não vai ser facil como se imagina. O problema tambem é a capacidade de frenagem que foi diminuida.

Felipe Maciel disse...

Acostumado a escrever 'grid'...
Obrigado pela observação, Squa. Foi um erro bobo de digitação.

Abraço a todos

kimi_cris disse...

Não acho que vamos te mais ultrapassagens, mas nunca se sabe.

Gramde Abraço!

Kimi_Cris

Leandrus disse...

Tomara que as alterações não tenham sido em vão, porque eu ainda estou achando o novo visual dos carros horroroso. Estamos tendo tantas notícias ruins antes de começar a temporada que será uma grande decepção ver que as mudanças serviram para pouca coisa...

Anônimo disse...

Felipe, vc já imaginou o Nico Rosberg pegando onda e Mark Webber vomitando durante um GP? Pois dê uma conferida no meu blog, o Motorizado (www.motorizado.wordpress.com) e curta os vídeos. É bastante curioso. Abração.