quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Brake-to-pass

É bom prestar atenção nas declarações do Kubica, ele costuma dizer coisas relevantes e sensatas que transpõem o "feijão com arroz" que os pilotos falam nas entrevistas.
Essa ele soltou enquanto os pilotos da BMW expressavam o pessimismo quanto ao suposto incrível aumento do número de ultrapassagens nesta temporada.
"Talvez existam mais oportunidades [de ultrapassar], mas, ainda assim, se você estiver no meio de um pelotão de carros de ponta, será duro. As zonas de frenagens são muito curtas e os carros são muito similares, especialmente em frenagens".
Não existe nada mais impressionante na F-1 do que a eficiência dos freios.
Situação: O piloto faz a Junção, vai de pé embaixo desde a subida dos boxes até o fim da reta principal - onde o velocímetro já indica uma velocidade superior aos 300 km/h - e a quase 50m do S do Senna o cidadão freia para contorná-la suavemente. E olha que estamos usando como exemplo um ponto real de ultrapassagem...
Antigamente ainda existia a opção de frear depois para tentar passar, mas hoje é praticamente impossível retardar a freada, porque ela já está dentro da curva o suficiente.
A FIA fala em aerodinâmica, em KERS, mas poderia pensar um pouco mais nos freios, se não gastasse tanto tempo falando em excesso de segurança.
O fato é que os super freios da categoria diminuem a importância do braço do piloto no momento da disputa e atrapalham as ultrapassagens. Mas nisso, infelizmente, eles não vão mexer.

5 comentários:

Marcos Antonio disse...

é verdade, nunca pensei nisso. Sempre culpei a aerodinâmica que dificulta pegar o vácuo dos carros,mas pelo visto este é apenas um dos fatores...

Unknown disse...

sem dúvida Kubica e Alonso são o pilotos mais honestos na hora de fazer declarações. quase as únicas que vale a pena ler na F1

não tinha pensado nos freios desse jeito. mais acho que se mexeram neles, no primeiro accidente o povo sai a falar que a culpa estava nos freios.

Anônimo disse...

grande observação.
Se fala tanto em aerodinamica q nós esquecemos desses pequenos "grandes" detalhes.

Ron Groo disse...

O fato é que com a neura de segurança, logo logo estrão os pilotos dentro dos boxes pilotando seus carros por controle remoto.
Até já se falou em mexer em freios, mas o medo cada vez maior de quem senta nos cockpits não deixou.
Esta é a função do GPDA, proteger em exesso os pilotos e esquecer que o automobilismo é, por natureza um esporte muito perigoso. Só os valentes, os fortes e os excepicionalmente corajosos a ponto de parecerem burros (Gilles Villeneuve) é que deveriam pratica-lo.

Anônimo disse...

Olh esse assunto de freiar antes ou depois ou ter um super freio..... Basta comparar Felipe Massa com Kimi e Schumacher. Nenhum piloto consegue faZER O "s" do Senna melhor que o Felipe Massa.O brasileiro destaca nas freadas exatamente pelo fato de ser agressivo nas freadas de pistas