sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O agito do KERS

A Renault se animou com o dispositivo KERS. O diretor de engenharia, Pat Symonds, respira aliviado depois de enfrentar sérias dificuldades no início do desenvolvimento.
"Tenho de dizer que, antes do Natal, estava realmente preocupado sobre como iríamos ter o KERS, mesmo em sua forma mais básica. Mas fizemos muito bons progressos após aquele período, e estou muito mais confiante de que poderemos tê-lo no carro em Melbourne. Não há garantias disso, mas se eu achava muito improvável antes do Natal, eu agora posso dizer que é provável".
O salto dos franceses será bem recebido pelo pessoal da Red Bull, já que o RB5 usará o mesmo sistema da Renault.
Quem anda criando dúvidas para si mesma é a cada vez mais atrapalhada Ferrari. De acordo com a revista Motorsport Aktuell, o grupo de Maranello trabalha em duas vertentes. Uma visa a obtenção do KERS convencional, enquanto a outra estuda a colocação da bateria no bico do F60 para uma melhor distribuição de peso.
O efeito colateral desta segunda seria a passagem de cabos de alta tensão por todo o bólido. Massa e Raikkonen guiariam envolvidos por uma cadeira elétrica em potencial.
O projeto primário, contruído em parceira com a Magneti Marelli, sofre com uma série de problemas técnicos. Circula a informação de que a equipe teria testado, há poucos dias, uma terceira versão do sistema, em Mugello, mas sem resultados gratificantes.
Uma questão curiosa sobre o uso do KERS foi abertamente abordado pela Toyota. A parafernália, que pesa entre 25kg e 60kg, é um problema de lastro e a potência extra liberada muitas vezes não compensará o alto peso do recurso revolucionário.
"Nesses momentos, acreditamos que o sistema será deficitário em praticamente todos os circuitos devido ao peso e a dificuldade para controlar os freios", declarou o diretor de chassis Pascal Vasselon.
A dor de cabeça segue. Mais para uns do que para outros.

8 comentários:

Anônimo disse...

Interessante notar na foto a postura de vencedor de Alonso e a de perdedor do Piquet...

Anônimo disse...

Pessoal, em mais um vídeo curioso postado pelo Motorizado (www.motorizado.wordpress.com), Giancarlo Fisichella faz comercial para uma bebida de baixo teor alcoólico e é aclamado como CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 no site oficial da empresa. Confira!

Ron Groo disse...

Ainda acho uma contradição esta porcaria do Kers.
Se era pra economizar grana, porque torrar tanta e logo agora com as pesquisas e o desenvolvimento dele...

O Kers da Ferrari vai servir pra dar choque no Kimi e acorda-lo durante as corridas. Ele costuma ser meio sonolento, burocrático...
BUNDA MOLE, pronto falei.

Marcos Antonio disse...

Seja o KErs for algo relamente eficaz, será problemas pra Ferrari e Toyota...só saberemos em Melbourne

Anônimo disse...

Esse Kers realmente é forte candidato a mico do ano. Em tempos de crise seria muito melhor adiar o uso dele para a temporada de 2010. Assim se economizaria dinheiro e não teria tantos problemas.

Aderson disse...

Eu estou apostando que vai acontecer varios acidentes por causa desse KERS. Principalmente com fiscais de pista.
Feliz de quem trabalha e socorre o carro da Williams cujo sistema não dá choques.

Unknown disse...

Concordo com o Anderson,isso ainda dar prblemas graves!

Anônimo disse...

o pessoal tem toda a razão. Esse Kers só dará custos à categoria e pode provocar acidentes com os pilotos. Mais uma idéia infeliz da F1.