O atento Becken Lima, de olho nos blogs lá fora, publicou a boa nova: a entrada do safety car não mais implica no fechamento dos boxes.
Nos anos anteriores, a regra do carro-madrinha polemizou. Quem optasse por realizar o pit stop com SC na pista era congratulado com um stop and go.
Nico Rosberg deve se lembrar bem dela. O alemão já teve a oportunidade de ser punido para evitar pane seca, mas curiosamente foi beneficiado quando a Williams, inteligentemente, provocou a própria punição em Cingapura para faturar o pódio. Sem dúvida, trata-se de uma medida extremamente controversa.
Adicionemos à lista as desclassificações causadas pelo sinal vermelho e as cenas de comédia pastelão, a exemplo do pancão de Hamilton em Montreal e a trapalhada da Ferrari em Cingapura.
A ex-regra fez história e dificilmente alguém sentirá sua falta. Mas ainda não se sabe como será daqui pra frente.
No ano passado, a FIA mensionava um dispositivo eletrônico dentro do cockpit que emitiria um sinal luminoso e sonoro para controlar a velocidade dos carros em período de ação do safety car. No entando, a implementação de tal sistema talvez não se faça necessário, já que logo na temporada seguinte o reabastecimento será proibido, reduzindo assim o desespero das equipes a revirarem suas estratégias sob bandeira branca.
Enfim, a Federação precisa dar alguns esclarecimentos sobre o novo contexto imposto pela presença do safety car.
O regulamento da Fórmula 1 está disponível a todos através deste link.
3 comentários:
Eu já tinha lido sobre isso em algum lugar também, mas nao lembro onde...
Mas, finalmente desconfiaram de que essa regar era absurda...
Já estava mais que na hora de mudarem esta regra besta ai...
Boa mexida esta.
Uma das únicas mudanças no regulamento que me agradou.
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