domingo, 30 de agosto de 2009

A batida de Piquet em Cingapura

A Fórmula 1 virou uma fábrica de escândalos. Espionagem, sado-masoquismo, e agora o lance da batida calculada no GP de Cingapura.
Todos são inocentes até que se prove o contrário. Mas em se tratando de Flavio Briatore, já podemos começar dando a ele a metade da culpa. A menos que comprovem o contrário, claro...
Alonso largou em 15º, Nelsinho em 16º. Numa corrida de rua, Fernando optou por uma primeira perna curta. Piquet, por encher o tanque. Logo após o pit stop do espanhol, o brasileiro bate. Entra o safety car, tudo se embaralha. O bicampeão pula para a ponta, de onde não sai mais. Venceu o primeiro GP noturno da história da Fórmula 1. Que agora pode ficar marcado pelo golpe da manipulação, caso as investigações levantem dados suficientes para levar a Renault ao Conselho Mundial e ser reconhecida como culpada.
Consta que há evidências claras de que um grupo da Renault marcou hora e local - lê-se volta e trecho da pista - para que o abandono de Nelsinho causasse a estratégica entrada do safety car. Talvez leve mais uma semana para descobrirmos se a história procede.
Sem querer fazer pouco caso, mas a verdade é que a Fórmula 1 já presenciou questões muito piores que essa. O próprio Briatore aprontou espertezas mais graves.
A bomba resolve explodir logo após a demissão do Nelsinho, que teria sido cúmplice do suposto incidente, e agora não pode sofrer nenhuma pena, ao contrário da Renault, que está na berlinda.
A categoria realmente encontra sérias dificuldades de manter-se focada na pista, todo ano existe assunto extra a ser resolvido nos tribunais.
Não quero me estender muito sobre o caso, prefiro esperar a conclusão da FIA. Mas só pra dar uma apimentada final, me limito a confessar uma coisinha para aqueles que estão de queixo caído: Diante das confusões que aquela estúpida regra do safety car vinha provocando desde 2007, eu mesmo já tinha cogitado uma situação parecida antes até do tal GP de Cingapura.
Se for verdade, além de não ficar surpreso, ainda duvido que o Briatore tenha sido o único do circo a pensar nesta possibilidade, mas foi o único que teve a ousadia de botar pra fazer. Se for mentira, melhor ainda... que se esqueça essa história e voltemos a falar somente de corridas.

10 comentários:

Leandrus disse...

Sei que como nada foi provado ainda não é a hora de se estender nesse assunto. Mas se isso realmente ocorreu, não é a imagem do Briatore que vai ficar arranhada, e sim a do Nelsinho e do Alonso. Não consigo acreditar que Piquet pode ter aceitado uma coisa dessas...

Unknown disse...

tá complicado, mais Briatore é capaz de tudo. agora o que não acho é que Nelsinho tenha convenido em tamamnha porcaria.

e imagino que por las implicações do caso e o prejuízo ao rpestigio da categoria, o caso possa seguir nos tribunais européios, e ahí Nelsinho vai ter que comparecer

Ron Groo disse...

Sinceramente eu custo a acreditar numa Briatoragem tão grande.
O homem é picareta, mas ai passaria da conta.

Cara desculpa a ausência nos posts de corrida, mas tava ruim mesmo. Nem sei como consegui fazer a rádio.

Willian disse...

Com certeza o melhor é esperar a investigação. Esse assunto é muito sério para se tirar conclusões precipitadas.

Mas que essa história é realmente estranha, isso é...

Marcos Antonio disse...

desde q aconteceu esse acidente, eu acredito nessa história. E Não duvido nada de que o Nelsinho tenha denunciado só pra f=der o briatore

Anônimo disse...

pouco tempo depois dakela corrida já falavam dessa "conspiração". Eu pelo menos por enquanto, vou acreditar que não foi planejado. Flw

Aderson disse...

O Nelsinho rodou de forma identica na volta de apresentação da mesma corrida:
http://www.youtube.com/watch?v=feXvqfttAuw

Douglas disse...

A casa caiu!!!!

Leonardo Xavier disse...

Eu prefiro acreditar que um jovem piloto que teve uma carreira bem sucedida em outras categorias, não se prestaria a tal papel. Espero pelas investigações das autoridades responsaveis

Anônimo disse...

Eu acho que foi intencional, sim. Acho que houve a ordem.

Postei no meu blog um vídeo com uma rodada do Nelsinho na volta de apresentação do GP de Cingapura.

Ele "perde o controle" do carro, roda, fica "ao contrário" e em seguida retoma a direção, como se estivesse cruelmente "ensaiando" o movimento do acidente - basta notar que ele joga o carro para a direita antes de repentinamente guinar para a esquerda.

Vamos aguardar, mas tem mto mais podridão aí do que parece ter.