Lewis Hamilton dominou com absoluta tranquilidade. De todos os pilotos que passaram do Q1, foi o que menos completou voltas. Heikki Kovalainen ameaçou dar trabalho mas seu erro no último setor permitiu ao parceiro inglês tirar o pé e sair para o abraço. Dobradinha da McLaren, para comprovar a ressurgência da equipe.
Rubens Barrichello andou muito próximo aos carros prateados. Já Mark Webber deixou a desejar com esse modesto nono lugar.
A Brawn se ajeitou novamente e está de volta às primeiras posições. Com a McLaren por ali, os planos da Red Bull tendem a se frustrar, embora Jenson Button nem de longe lembre aquele piloto distintamente veloz da fase inicial do campeonato.
Kimi Raikkonen e Nico Rosberg cumpriram bem a função. Partem de 6º e 7º, respectivamente. Fernando Alonso poderia encenar para a torcida, mas desta vez resolveu fazer um treino sério, pensando na estratégia de corrida. Larga em 8º.
As BMW estão próximas: Kubica em 10º e Heidfeld em 11º. A Force India cumpriu a promessa de chegar ao Q2, mérito não só das atualizações do carro como também do alemão Adrian Sutil. Fisichella naufragou logo na primeira parte.
Timo Glock quebrou o protocolo e andou melhor que Jarno Trulli, mas tem pouco a comemorar a bordo do decadente TF109. Romain Grosjean fez exatamente o que Nelsinho fazia em suas melhores classificações. Levou 3 décimos do Alonso e sai de 14º.
Buemi trouxe a Toro Rosso ao Q2, e nada mais. Já o Q1 virou território italiano: Fisichella em 16º, Trulli em 18º e Badoer 20º. Nakajima, com problemas, e o espanhol Alguersuari lhe fizeram companhia.
A performance de Luca Badoer foi de chorar. Jaime Alguersuari, penúltimo colocado, levou 1,3s do primeiro colocado. Já o ferrarista ficou a 1,5s do novato! A Ferrari pode perder posição para a McLaren no campeonato já nesta corrida. Vamos esperar a postura de Maranello até a etapa de Spa, na semana que vem.
Hamilton larga como o grande favorito. Kovalainen tem o direito de defendê-lo e garantir o domínio da equipe. Vettel sai da parte suja e precisa marcar cinco pontos a mais que o companheiro Webber para superá-lo na tabela. Mas superar Button vai se tornando uma atividade cada vez mais próxima do impossível.
Luca Badoer vai correr para abrir passagem. Se terminar a duas voltas do líder, já terá corrido muito. Triste decepção. Poderiam pintar seus primeiros pontos na carreira, mas seu ritmo não é tão bom quanto seu tato. Grande piloto de testes...
Amanhã, às 9h, será dada a largada para o mais forte candidato ao prêmio de "GP ultrapassagem zero" na temporada.
Classificação:
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min39s498 ( 15 voltas )
2. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min39s532 ( 26 )
3. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min39s563 ( 21 )
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min39s789 ( 21 )
5. Jenson Button (ING/Brawn), 1min39s821 ( 22 )
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min40s144 ( 25 )
7. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min40s185 ( 25 )
8. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min40s236 ( 21 )
9. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min40s239 ( 21 )
10. Robert Kubica (POL/BMW), 1min40s512 ( 23 )
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min38s826 ( 17 )
12. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min38s846 ( 18 )
13. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min38s991 ( 15 )
14. Romain Grosjean (FRA/Renault), 1min39s040 ( 16 )
15. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min39s514 ( 17 )
16. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min39s531 ( 11 )
17. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min39s795 ( 8 )
18. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min39s807 ( 10 )
19. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min39s925 ( 10 )
20. Luca Badoer (ITA/Ferrari), 1min41s413 ( 13 )
4 comentários:
Felipe, a performance da McLaren foi espetacular. Dificilmente alguém rouba a vitória de Hamilton amanhã. A Flecha Prateada volta ao topo. Ah se esta reação fosse um pouco antes...
Abraço!
Leandro Montianele
Saiu o peso dos carros...
O Alonso quis encenar sim, mas dessa vez não deu certo...
Ele é o quarto mais leve!
É... A chegada da Mclaren é boa pro Button, mas não to vendo mais aquele piloto perfeito do inicio da temporada.
Até o Ruimbinho ta botano tempo nele.
E o Badoer... ai ai ai...
Mas, William, se ele quisesse encenar teria sido o mais leve, não o quarto.
Para alguém que guia uma Renault, ter o quarto peso do grid saindo de oitavo é um resultado bem razoável. Pelo menos dessa vez não sacrificou a corrida para jogar para a torcida.
Groo, pois é, agora que o carro que não tem aquela eternidade sobrando para os demais, o Button voltou a ser apático. Tá 1kg mais leve que o Rubinho e larga duas posições atrás.
Postar um comentário