terça-feira, 25 de agosto de 2009

Índia dispensa Fórmula 1

Você acredita que a vaca é um ser sagrado? Bem, a Índia acha que Fórmula 1 não é esporte.
A afirmação deles parece tão agressiva aos pilotos superatletas da categoria quanto nosso ato de consumir carne bovina deve parecer a eles.
O Ministério dos Esportes da Índia vetou a liberação de US$ 36,5 milhões a ser investido na construção do autódromo que receberia o circo em 2011. O motivo? Considera que a Fórmula 1 não passa de uma iniciativa comercial, um entretenimento, mas não um esporte.
Agora veremos como Ecclestone se desdobrará para conseguir reverter a situação e faturar os estimados US$ 400 milhões que o acordo com o país lhe proporcionaria.
Bernie e Hermann Tilke são uns dos poucos que ganham com essa expansão forçada para o oriente, em busca de lugares novos, onde a Fórmula 1 não é nada. Lugares esses que também não são nada para a Fórmula 1.
A China chegou e dá pinta de que vai sair. Agora Bernie acaba de tropeçar no caminho das Índias. Qual será a próxima? Enquanto isso, um país mais tradicional, como Portugal por exemplo, tem uma belíssima pista e aguarda o dia em que Bernie resolver apontar o olho para o lado certo.
Pensando bem, os indianos têm seus motivos para enxergarem apenas a parte comercial da categoria. Afinal, foi esse exacerbado interesse puramente financeiro que conduziu o manda-chuva da FOM à terra das vacas sagradas.

7 comentários:

Unknown disse...

se isso virar um precedente, o Bernie está acabado. vai acabar o tempo de governos orientais investindo para o lucro de Ecclestone.

Ridson de Araújo disse...

Acho que tem um ponto não abordado (ou pouco abordado, p/ fazer mais justiça). E muito importante.

A questão de se instaurar gps em um lugar depende muito mais da disponibilidade temporal dele, dos recursos a serem promovidos pelo país em questão e pelos que gerem o circuito do que por bons interesses apelativos comerciais e históricos de um circuito tradicional. Ou de um público local participativo.


Claro, os fatores culturais incidem na questão principalmente se pensarmos o quão longe o automobilismo está longe da realidade concreta indiana. E de quem está no topo do ministério de esportes indiano.

Felipão disse...

e ainda bem que eles acham isso...

Estamos livres de ter de aturar uma corrida por aqueles lados...

Scot speed disse...

De fato não pode ser considerado um esporte. A final ali ganha a máquina.

A diferença entre a F1 e uma disputa de corrida por vídeo game é bem tênue.

Anônimo disse...

Sem duvida não e esporte não. e só um entretenimento. E agora quase com certeza Force India vai ser vendida

Anônimo disse...

A verdade é que esse véio ta retardado! Esqueceu a essencia da F1 e só pensa em dinheiro.

Gabriel Souza disse...

Fala Felipe, Blza? Sei que não apareço há tempos... Como escrevi lá no meu blog (a enésima tentativa de voltar a postar), tenho passado por diversas mudanças em minha vida...

Enfim, "hare baba"! hahahaha...
Até acho bom que a Índia não queira sediar uma corrida... Poderia tirar a vaga do Brasil de repente... Pelo menos aqui existe a "nanochance" de eu ir ao autódromo ver o GP...

Vou tentar escutar o podcast amanhã no trampo.

Abraços!!