domingo, 2 de agosto de 2009

Sobre Schumacher e Alguersuari

Norbert Haug falou da pequena polêmica a respeito da permissão concedida pela Fota ao teste de Michael Schumacher: "Acho que é justo. Estamos falando de uma exceção e, se Michael dissesse que só voltaria com a condição de ter um teste liberado, todo mundo teria aprovado. O seu colega de time andou várias vezes com o carro, e ele, não. E, como somos justos, por que não liberar um treino?", argumentou. "Algumas pessoas vão tentar impedir isso. Mas tudo o que vai, volta, e eles vão precisar de ajuda em algum outro ponto. Não estamos dando um presente a ninguém, apenas sendo justos quando há um bom motivo".
O diretor da Mercedes também comentou a diferença para o caso de Alguersuari: "Talvez ele devesse ter realizado um teste. Se me pedissem para fazer uma exceção a um jovem piloto, eu diria 'sim'. Dar o direito de um teste a Jaime seria algo justificável, mas tenho de dizer que não houve nenhum pedido oficial".
Na verdade, o que distingue os dois acontecimentos não foi primordialmente a ocorrência e a não ocorrência de um treino, mas a existência e a não existência de um pedido formal por parte da equipe. A Ferrari solicitou, a Toro Rosso não. E a Fota demonstra boa vontade no momento de corrigir o rigor do regulamento da FIA, incapaz de permitir um valioso teste a pilotos (re)estreantes, jogando-os direto aos leões no grande prêmio. O que é um erro.
Falando no espanhol, neste sábado ele acabou de conquistar sua primeira vitória na World Series by Renault, categoria que segue disputando paralelamente ao seu trabalho na Fórmula 1. Jaime largou na pole na segunda bateria, perdeu a liderança por algum tempo, mas chegou ao topo do pódio para concretizar o bom momento de seu lado profissional.
A façanha deu-se exatamente em Algarve, circuito onde fez as honras, no final de 2008, a bordo de uma STR.
Curioso que Alguersuari tenha experiência em ser um dos primeiros a guiar em circuitos com cheirinho de novo. A volta on board acima, também de 2008, foi o vídeo oficial publicado no site de Valência, protagonizado também pelo espanhol. Que na época usava um capacete diferente do atual, até mais bonito; não havia incorporado totalmente o prateado da latinha Red Bull.

6 comentários:

Anônimo disse...

Felipe,

Acredito que essa facilidade para o treino do Schumacher com F-60 se deu por conta de a Ferrari não estar tão bem no campeonato. Talvez se Ferrari tivesse o melhor carro do grid nem a volta do Schumacher seria permitido pelas outras equipes, além do mais a Fota está ciente que a categoria necessita de marketing e quem melhor do Michael Schumacher.

Abs.

/historiasevelocidade.blogspot.com/2009/07/estranha-volta-de-michael-schumacher.html#comments

Net Esportes disse...

Pra mim o Schummy é o Schummy e ele pode tudo ... !!!!! he he he !!! brincadeira !!!! acho que o regulamento tem que ser seguido à risca por todos, sem exceções, mas no fundo a FIA enche o saco com tanta regrinha aqui, não pode isso aqui, não aquilo lá .... tá loko .... muito chato .....

Felipão disse...

Incrível... pilotos experientes e novatos sofrendo pela falta de testes. Ainda bem que o pessoal demonstrou boa vontade e permitiu que o alemão dê umas voltas. Nada mais justo com quem gosta tanto de f1 como o alemão, ao contrário dessas montadoras que não estão nem aí...

Ridson de Araújo disse...

É o que comentei no Historias e Velocidade e no F1 Around: a FOTA deveria sim permitir a cada um que inicie atividades um dia testes. E só. Justo, sensato, coerente.


Chegar apenas na hora do jogo p/ treinar é pedir p/ levar goleada.

Marcos Antonio disse...

é intessante saber que a Toro Rosso foi bocó suficiente pra não pedir um teste pro espanhol emo. Talvez ele fosse até melhor se a Toro tivesse roganizado um teste...

Ron Groo disse...

Ok, a diferença entre os esquipamentos é brutal, mas o Jaime esta em atividade, guiando, e o Schumacher não.

Por isto talvez o teste seja mais justo ao alemão que ao via... digo, espanhol.