sábado, 29 de agosto de 2009

Fisico em pole histórica da Force India

Em progressiva ascenção, a Force India evoluiu a ponto de colocar o carro no Q3. Aliando o potencial à estratégia de primeira perna curta, Giancarlo Fisichella sentou o pé direito e cravou a inesperada primeira pole position para a Force India. Para coroar o fim de semana, podem surgir os primeiros pontos da equipe Hare Baba.
Em apenas uma semana, a Toyota deu o maior salto de perfomance que se poderia imaginar. Das últimas posições em Valência para a dianteira do grid. Jarno Trulli posiciona-se ao lado do rival Fisichella, repetindo a dobradinha da Itália que não ocorria desde Melbourne-05.
As BMW também resolveram andar em Spa. Heidfeld é 3º, Kubica 5º. Rubens Barrichello ficou entre os dois. Dez posições atrás, surge a Brawn de Jenson Button, que se perdeu completamente. Vai batendo o desespero no inglês da equipe inglesa.
Timo Glock, 7º colocado, sai à frente da dupla da RBR, Vettel e Webber. Os energéticos sentem falta dos motores e conquistam um resultado aquém do esperado numa pista veloz como Spa. Fica cada vez mais claro que o duelo interno da Brawn definirá o campeonato.
Nico Rosberg levou a Williams à super pole, e só. Adrian Sutil parte de 11º, que acaba sendo pouco, diante das circunstâncias.
As McLarens declinaram como se esperava. Hamilton em 12º e Kovalainen em 15º. Alonso tirou um 13º lugar, logo a à frente de Jenson Button.
A turma do Q1 é composta pelas Toro Rosso de Buemi e Alguersuari, seguidas pela Williams do Nakajima e pela Renault de Romain Grosjean. Luca Badoer tomou menos tempo dos demais neste fim de semana, mas está longe de convencer alguém. 20º e último, de novo.
O trio tiozão dominou o treino. Definitivamente, esta é a temporada dos experientes.
Se os rumores de Fisichella na Ferrari forem verdadeiros, a pole na Bélgica caiu bem até demais para o italiano. Na corrida, será difícil esperar pódio da FI, mas existe a clara chance de conduzir o bólido verde e laranja a alguma das oito melhores posições, pela primeira vez na história do time herdeiro da Jordan.
Rubens Barrichello vê a possibilidade de brigar entre os primeiros, enquanto Button verá mais da metade do grid à sua frente. Difícil e incompreensível a situação do líder. Alguma modificação no carro prejudicou demais sua pilotagem nas últimas provas. Corre atrás de pontos chorados amanhã.
Já Luca Badoer tenta o impossível: provar que merece disputar a corrida seguinte. Já parece fora de questão. A propósito, o trocadilho dos ingleses foi tão ruim quanto o rendimento do italiano.
Amanha, às 9h, será hora da largada para mais uma corrida em Spa, esta pista que não cansa de nos reservar intrigantes surpresas. A vitória está em aberto: Primeiro triunfo da Toyota? Segundo da BMW? Nova vitória de Rubens? Se chover, torna-se mais imprevisível ainda. Esfregue as mãos, que um GP da Bélgica é sempre um GP da Bélgica.
Treino classificatório em Spa:
1. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min46s308 ( 23 voltas )
2. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min46s395 ( 24 )
3. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min46s500 ( 18 )
4. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min46s513 ( 23 )
5. Robert Kubica (POL/BMW), 1min46s586 ( 22 )
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min46s633 ( 21 )
7. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min46s677 ( 21 )
8. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min46s761 ( 20 )
9. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min46s788 ( 22 )
10. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min47s362 ( 20 )
11. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min45s119 ( 18 )
12. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min45s122 ( 16 )
13. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min45s136 ( 16 )
14. Jenson Button (ING/Brawn), 1min45s251 ( 18 )
15. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min45s259 ( 19 )
16. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min45s951 ( 7 )
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min46s032 ( 10 )
18. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min46s307 ( 10 )
19. Romain Grosjean (FRA/Renault), 1min46s359 ( 11 )
20. Luca Badoer (ITA/Ferrari), 1min46s957 ( 11 )

5 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Felipe, sem sobra de dúvidas a pole position de Fisichella foi surpreendente. A Force India mereceu este primeiro lugar no grid. O primeiro ponto dos indianos pode estar vindo por aí. Muito boa posição a de Barrichello, mas eu não esperava ele tão leve assim. Estou ancioso para amanhã.

Abraço!

Leandro Montianele

Unknown disse...

aaaaah eu adorei o trocadilho!!!


o grid de hoje é definitivamente o mai bizzarro que eu já vi. tem quese nada de previsível além de Rubens e Vettel na Q3. e ainda não esperava nenhum RBR nos oito primeiros o somente Weber.

a Force India pode comemorar a primeira pole, e deixar a lanterna para ferraris pilotados por italianos e rookies.

pessoalmente, esperava mais de Hamilton

Willian disse...

A ascensão da Force India na temporada é algo fora de série.

Mesmo com o Fisi sendo o segundo mais leve do grid, esse é um resultado digno de respeito.

Grande treino! Digno de Spa!

Gabriel Souza disse...

Que loucura! Só consegui ver o final do treino, ainda não tinha chegado no trabalho.

Impressionante o desempenho da Force India.

Na minha opinião, Raikkonen é o favorito para a vitória. Trulli não segura a bronca na corrida e Heidfeld será superado pelo finlandês.

Quanto a Barrichello, suas chances dependerão de sua largada. Vitória? Acho difícil.

Abraço!

Leandrus disse...

Eu sempre achei que o Sutil ia conseguir os primeiros pontos da Force India. Agora o Fisico consegue a primeira pole da equipe e tem a chance de não só conseguir os primeiros pontos como o primeiro pódio da escuderia. Que bizarro...

E piloto da Force India na primeira posição, um de uma escuderia que vinha mal em 2º, outro de uma que vai acabar em 3º, líder do campeonato em 14º...ô troço doido, essa corrida em Spa vai ser muito maluca...