terça-feira, 4 de agosto de 2009

O vai-e-vem das pistas

A pressão das montadoras por algum espaço na América do Norte vai surtindo efeito. Ecclestone garantiu que a etapa canadense estará de volta. O circuito Gilles Villeneuve costumava promover boas corridas, e certamente fazia falta aos espectadores. Já Indianapólis foi sumariamente descartado pelo chefão.
O problema do Bernie é que ele tem dificuldade em trazer uma notícia boa sozinha; uma ideia lamentável tem de vir acompanhando.
A proposta do inglês seria retomar as corridas em Hockenheim, em definitivo, com o nome GP da Alemanha. Enquanto Nurburgring e Spa revezariam. Sim, exatamente isso... Um revezamento sem justificativa possível, embora ele até tenha tentado nos convencer: "Deveríamos alternar o circuito de Nurburgring e o de Spa-Francorchamps, pois ambos são praticamente vizinhos".
O mais irritante é que esses revezamentos só ocorrem entre boas pistas. Se é para fazer a loucura de alternar provas entre países diferentes, por que não revezar Hungaroring com Barcelona?
Ecclestone tem mais circuitos à disposição do que espaço no calendário. E seus interesses financeiros se sobrepõem à qualidade das corridas. Não é nenhuma novidade, mas é duro de aceitar.
Talvez no ano que vem esteja pintando o tilkódromo da Coreia do Sul na Fórmula 1. Mais um lugar sem tradição, que corre o risco de sofrer um tiro no pé, assim como Xangai e suas arquibancadas vazias.

6 comentários:

Marcos Antonio disse...

é bom o Canadá poder voltar, mas revezar Spa! Essa pista tinha que ser intocável como Monza! Alía sMonza só ´eintocável por ser a casa da Ferrari...

Willian disse...

Eu não consigo imaginar Spa revezendo GP com Nurburgring.
Essa seria uma tremenda loucura.
Quanto ao Canadá será bom tê-lo de volta.

Felipão disse...

Felipão...

Não se irrite. As coisas vão voltando aos poucos à normalidade. Quando o Frank Williams não vendeu a equipe, foi tratado como um louco. Quando vetou as equipes satélites das montadoras, também. Agora, algumas montadoreas já saíram, enquanto ele está lá, firme e forte. É o que deve acontecer com essas pistas, onde a F1 acabou não emplacando. Exemplo disso é o que não falta: Turquia, China, Malásia...Não sei qual a finalidade de uma organização que não consegue espaço na mídia local, sem conseguir alavancar venda de ingressos e outras coisas.

Anderson Nascimento disse...

Parabéns Bernie, pelo retorno do GP canadense. Mas, pêsames pela atitude ruim de optar por um revezamento de circuitos na F1. A categoria não é brincadeira, como o senhor mesmo já sabe. Aiaiaiaiai

Ridson de Araújo disse...

Eu creio que esse campeonato deveria ter umas 20 corridas... mas com o programa de despesas das equipes atual, seria impossível. Gastos demais. Os pilotos também reclamam, querem mais férias...Sinceramente, eles tem mais de 2 meses de férias, se somar agora com o fim do ano. Tempo demais.

Nada contra gps na ásia, ou sem tradição...a f1 não pode viver só de tradição e tem mesmo que renovar. O foda é ter que ouvir a possibilidade de não ter Spa. Ou Nurburgring. Concordo com o amigo acima: tira Barcelona,lá é horrível demais.

Ridson de Araújo disse...

ops..foi tu mesmo que disse contra Barcelona, Felipe..rsrsr