domingo, 1 de novembro de 2009

Vettel vence a última do ano

O resumo do GP de Abu Dhabi aqui. Agora os pitacos.
Pois é, lá se vai mais um Mundial. A corrida de fechamento foi melhor do que imaginei, até mesmo devido à baixa expectativa colocada sobre ela. Mesmo a não-ultrapassagem do Jenson Button sobre Mark Webber já valeu um show de fim de ano.
Mas vamos do começo. Na largada, Rubinho tocou em Webber e perdeu um flap, o que reduziu as já mínimas chances de passar Vettel na tabela. Como o número dois parece persegui-lo, deve terminar a carreira com os 2 vices mesmo.
Barrichello fez uma boa corrida na medida do possível. A perda aerodinâmica ocorrida logo na curva 1 não foi recuperada. Adaptou-se à situação, ao invés de perder tempo nos boxes para trocar o bico. Terminou em 4º.
Onde foram parar os 7 décimos da volta que Lewis Hamilton emplacou sobre o Vettel no sábado? O inglês não encontrou ritmo de corrida no primeiro trecho e acabou tendo de forçar o carro, cometendo erros e perdendo ainda mais tempo. Vettel obviamente assumiu a ponta, antes mesmo de a McLaren desistir com problemas de freio.
Se alguém esperava alguma trapalhada na insólita saída de boxes, acabou tendo de se contentar com uma dentro dos pits. Alguersuari inventou de querer parar na vaga da Red Bull e foi expulso pelos mecânicos da matriz. Por pouco não perturba a parada do Vettel. Mas tudo correu bem para o alemão, que conquistou sua quarta vitória neste campeonato.
Na saída dos pit lane, Button pegou justo quem na reta? Tem campeão do mundo por aí virando freguês do Kobayashi... Por dentro e com pneus mais frios, Jenson perdeu o ponto de freada, espalhou e levou a ultrapassagem do japonês.
Kubica travou dois duelos muito semelhantes na mesma chicane. Na primeira, contra o Trulli, levou a melhor. Mas o Buemi jogou duro e houve o toque, provocando a rodada do polonês. O confronto entre Fisichella e Grosjean foi bem esquisitinho. Fisico forçou a barra por dentro freando depois, no imenso espaço que o francês abriu, enquanto este freou todo torto e cortou a área de escape como forma de evitar o choque.
O grande pega do GP não terminou em ultrapassagem, mas deu gosto de assistir. Button partiu com toda a ação para cima de Webber nas últimas voltas, chegaram a ficar lado a lado, e o australiano assegurou o segundo lugar cruzando a linha de chegada a 0.6s do inglês.
Destaque para Kamui Kobayashi, que hoje marcou os primeiros 3 pontos na F-1. Seu conterrâneo Nakajima não fez 1 sequer na temporada. A Toyota, sem piloto definido para 2010, está de olho...
A troca da tarde para a noite deu a sensação de que a corrida foi longa. Melhor assim. Porque longo de verdade vai ser o período sem corridas daqui até 2010. São 4 meses de abstinência, tempo a ser preenchido com testes, boatos, anúncios oficiais, e apresentação de carros novos. Mas corrida mesmo, só no dia 14 de março, no Bahrein.

8 comentários:

Unknown disse...

Parabéns ao Vettel! desde a outra temporada ele já vem brilhando, alemão novinho.. tem um belo futuro pela frente.. cara de campeão! Felipe Massa e ele serão os próximos campeões.

Anônimo disse...

Pô, quase um semestre sem corrida é dose... pelo menos devemos ter 19 ano que vem. É um consolo.

Kobayashi é foda, dispensa comentários. A Toyota está mais do que de olho. Acho que o japonês deu a instigada que faltava à equipe. Te digo que acho que a Toyota sairia da F-1, mas com Kobayashi, não sai mais.

O John Howett disse: "Estou muito impressionado com o desempenho dele. Ele não tem medo de ninguém e tem um espírito combativo impressionante".

Você aí lembra de algum piloto da Toyota com "espírito combativo" e que "não tivesse medo de ninguém"?

O japa é diamante bruto. Se for bem lapidado, vira uma grande estrela da F-1. E eu torço demais por isso.

Unknown disse...

o japa é um diamante bruto (2)

grande kobayashi, uma corrida que pra mim foi sim tão chata quanto esperava, foi o marco da confirmação deste talento genial do japa. agora sí temos um japa competitivo pra torcer

Leandrus disse...

É, eu também não gostei muito da corrida não. Teve horas que fui twittar, conversar com minha mãe na cozinha, fui na janela ver a rua...enfim, a corrida não conseguiu me prender, a ponto de achar que foi longa demais.

Mas pelo menos teve o duelo entre Webber e Button - belo duelo, aliás! Até o Galvão se animou e narrou como se um brasileiro estivesse na disputa!

Muito tempo agora sem corrida...e muito tempo para consertarem tudo que deu errado nesse ano e fazer um campeonato melhorzinho. Se for como o de 2007 já fico satisfeito...

Ateh!

Anônimo disse...

Bruno Flávio disse:

E, para fechar o ano, a discussãozinha do Gavião Bueno com o Burti, ao melhor estilo "menino, fica quieto que papai tá falando"
(sobre o túnel de Mônaco)

Felipe Maciel disse...

Ah, aquela foi braba...

O Burti queria dizer que o Stewart fechava os olhos antes de entrar no túnel. Era uma forma de começar a dilatar a pupila.
Mas o que o Galvão entendeu, e nós também, era que o Burti alegava que ele fechava os olhos dentro do túnel.
Daí o papai Galvão não quis nem saber e entrou na frente do Burti: "ele fecha um olho e abre o outro, depois troca. E a discussão se encerra aqui porque eu tô certo e ninguém mais". hehe

Becken disse...

"...Onde foram parar os 7 décimos da volta que Lewis Hamilton emplacou sobre o Vettel no sábado? O inglês não encontrou ritmo de corrida no primeiro trecho e acabou tendo de forçar o carro, cometendo erros e perdendo ainda mais tempo. Vettel obviamente assumiu a ponta, antes mesmo de a McLaren desistir com problemas de freio..."

Na verdade a BBC informou que depois da classificação, no sábado mesmo, os mecânicos da McLaren investigaram os freios que já apresentavam problemas.

Quer dizer, o Hamilton já largou sem freios e os 5 décimos de vantagem reais que ele tinha foram parar no buraco dos problemas com os freios. Os erros, como citado no post, foram em decorrência disso.

A McLaren dominou o final de semana e a classificação no Q1, Q2 e Q3, só mesmo a confiabilidade para derrotá-los em Abu Dhabi.

Pinheirinho disse...

Vettel brilha no crepúsculo. Alemão vence GP disputado no fim da tarde nos Emirados Árabes e conquista vice-campeonato. Piloto foi beneficiado pelo abandono de Hamiltonn.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com