quarta-feira, 2 de maio de 2007

Mudanças em Spa

Apenas no dia 16 de setembro poderemos ver, de fato, as mudanças no respeitado traçado de Spa-Francorchamps. Enquanto esse dia não chega, vamos logo adiantando a teoria.
A linha de chegada ficou totalmente reta. Com isso, a La Source (curva 1) passou a se situar um pouco mais ao norte do circuito.
A principal mudança, infelizmente, ocorreu na curva Bus Stop. A curva, que antes era contornada primeiramente à esquerda e depois à direita, foi completamente refeita e passará a ser percorrida no sentido contrário. Curiosamente, a entrada dos boxes foi posicionada bem no meio da chicane. Muito estranho...
Imaginemos, agora, a seguinte situação de corrida: os pilotos A, B e C disputando posição no terceiro setor. Se aproximando da chicane, A chega por fora, bem ao lado de B, que por sua vez, precisa fazer um pit stop exatamente naquela volta. Logo atrás vem C. Quando estão no meio da chicane, B precisa dobrar à esquerda para entrar nos boxes, mas está sendo barrado pelo piloto A. Se ele frear, pode provocar com um acidente com C. E aí, o que ele faz? Suponhamos que ele pare no meio da chicane. Daí, ou o C bate em B ou tenta desviar para os boxes. Se conseguisse realizar a segunda opção, seria forçado a jogar o carro para a entrada do pit, o que o obrigaria a parar mais cedo, para o desespero dos mecânicos, que sairiam correndo alucinadamente.
Deu pra entender a suposta confusão? Tá, então deixa pra lá.

3 comentários:

Anônimo disse...

É ficou confuso...Mas deixa ver se entendi.
Se piloto A=Alonso e Piloto B=Barrichello e piloto C=(Não tem piloto com C, e piloto precisa fazer um pit stop e A não deixa então o piloto B dá mais uma volta, manera no acelerador é ultrapassado por piloto C e fica sem gasolina no meio da volta extra que teve de dar. Ai vai a rede globo e praquele locutor G e diz o seguinte. "-Ah, são muitas coisas que vou contar no meu livro quando me aposentar...sou só um brasileirinho lutando contra todo este mundo..."
Mas o dificil mesmo é o piloto B estar disputando posição com Piloto A. Ser ultrapassado por piloto C (que nem existe) eu acredito que seria normal.
Ron Groo

Rodrigo disse...

Eu sugiro que seja instalado um semáforo no local, além de uma faixa de pedestres.

Mas e se durante essa disputa um ônibus quiser parar no local? Sugiro também a instalação de um ponto.

Anônimo disse...

Entendi... nada!! :D :P