quarta-feira, 9 de maio de 2007

Mudando os números

A temporada de 2007 segue disputadíssima, sobretudo agora, após as três primeiras etapas do ano, quando três pilotos dividem a liderança, com o quarto colocado ameaçando se aproximar dos líderes.
No início do ano, Bernie Ecclestone reconheceu que pensa na possibilidade de recuperar o antigo sistema de pontuação (10, 6, 4, 3, 2, 1) em detrimento do atual (10, 8, 6 ,5, 4, 3, 2, 1).
Daí surge a curiosidade de saber como estaria a situação do campeonato neste momento caso estivéssemos utilizando o antigo sistema.
Para que seja feita a comparação, primeiro devemos nos lembrar da classificação oficial:
Alonso, Raikkonen e Hamilton: 22 pontos
Massa: 17 pontos
Agora, a classificação segundo a contagem clássica:
Alonso e Raikkonen: 18 pontos
Hamilton: 16 pontos
Massa: 13 pontos
Portanto, o Massa continuaria 5 pontos atrás dos líderes, que seriam dois e não três como ocorre no sistema vigente. O competidor que seria "prejudicado" se chama Lewis Hamilton, o único favorito que ainda não venceu nenhuma corrida neste ano.
Mais uma vez, fica bastante claro que a contagem antiga valoriza o vencedor das provas, enquanto a contagem corrente diminui a importância da vitória.

1 comentários:

Felipão disse...

Pois é. Eu gostava muito mais da contagem clássica, que premiava o cara que brigava pela vitória. Além disso, o ponto do sexto colocado era hiper-valorizado, principalmente na época (final dos 80) que tínhamos grid com mais de 30 carros e até pré-classificação...