segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

FW31: Mistério azulado

A Williams versão 2009 mostrou as caras hoje. Em termos...
Mais uma vez, a equipe optou por deixar a apresentação da pintura oficial para Melbourne. Deve ser alguma estratégia para desmotivar os fotógrafos. Alie-se a isso o azul marinho que atrapalha a visualização dos aspectos técnicos do novo modelo.
Dos bólidos lançados até o momento, este certamente está entre os mais quadrados.
Vale lembrar que a escuderia de Grove aposta no KERS mecânico, e não no elétrico a exemplo dos demais. O sistema da Williams proporciona maior eficiência no uso da energia recuperada e pesa menos, no entanto oferece menor possibilidades de desenho do carro.
Chama a atenção a curvatura implementada na lateral, que parece promover a descida brusca do fluxo de ar em direção ao setor traseiro.
Forçando a vista, é possível notar um defletor sobrevivente por ali.
Surpresa no destaque dado à Philips, estampada no aerofólio traseiro e na lateral. O que todos aguardam, no entanto, é a vinda dos árabes da Saudia.
Uma das características marcantes é o desenho do bico, nada discreto e bastante largo visto de frente, enquanto um outro ângulo revela a abertura harmoniosa no avanço rumo ao centro do modelo.
O S do Senna, como sempre, assegura seu lugar cativo no meio da asa dianteira.
Não há nenhuma grande transformação no campo aerodinâmico, algo normal em se tratando de Williams. Que normalmente esconde sua força no misterioso setor mecânico do carro.

6 comentários:

Loucos por F-1 disse...

É uma pena a Williams não ter revelado a pintura que será utilizada nesta temporada.

Fica todo mundo na expectativa, quando for ver acaba sendo a mesma do ano passado...rsrrs

Abraços!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

era isso q eu tava pensando Leandro, deve ser o mesmo azul e branco de sempre mas.... se os árabes entrarem isso muda não?
E o bico mais largo acabou ajudando nas linhas, ele "divide" o espaço com as asas dianteiras "caixinha de fórforo" e fica um conjunto mais homogêneo.

Felipão disse...

Tomara que a Williams resista a toda essa crise...

Go Williams

Ron Groo disse...

Ah mas que carro lindo, que conjunto harmonioso e que soluções aerodinamicas bonitas.
Pena que a cor ainda não seja definitiva.

Go Willians go!

Marcos Antonio disse...

o legal é que cada equipe está apostando em um bico específico,isso mostra que não veremos um monte de carros iguais em Melbourne. Pelo menos nas primeiras corridas, já que Na f1 na se cria, tudo se copia...

e A Williams tá linda, agora tomara que seja um carro vencedor

Go Williams Go!

Aderson disse...

Adorei esse carro, as formas, a cor azulada.
É certamente o oposto da aberração R29.
Que bom que a Philips deu uma força a Mr. Frank e parece que o banco RBS continua.
Espero que com a proibição dos testes, possa dar uma vantagem à Williams que não dispõe de um suporte financeiro grande.
Torço muito por essa equipe e pelo seu dono. Não se vendeu a montadora nenhuma e apesar de estar em cima de uma cadeira de rodas, continua na F1 e não parece querer dizer "já chega" tão cedo.
Força Frank Williams!!