quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Barrichello na USF1?

A USF1 não será tão rigorosamente americana. Peter Windsor revelou a necessidade de um piloto experiente para captar o máximo de informações num curto intervalo de tempo, sobretudo sob o atual contexto de escassez de testes na categoria.
"Encontrar o veterano certo não é tão fácil quanto parece. Alguém que traga muita experiência e um currículo de sucesso pode ser difícil de trabalhar conosco, porque suas expectativas seriam maiores que as nossas. Então, precisamos ter o tipo certo de piloto com o tipo certo de temperamento".
"No caso de Rubens, seria bom, porque ele teve dois anos ruins na Honda e seria uma base muito útil para as nossas atividades. Ele é praticamente a única opção para o cargo de piloto experiente".
Segundo ele, a possibilidade de Jenson Button ser contratado pela USF1 é bem menor: "Você não pode imaginá-lo num time novato, pilotando 100%, sabendo que o máximo que pode se qualificar é um 14ª lugar - o que seria um bom resultado para nós - e talvez décimo colocado na corrida em um bom dia. Jenson quereria mais do que isso e seria difícil trabalhar com alguém assim".
Curioso notar nas palavras de Windsor a baixa expectativa de pontos para o ano de estréia. 2010 pode sim ser marcado por um duelo entre USA e Índia do meio para trás.
No que tange aos pilotos, a idéia é colocar, em um dos cockpits, um competidor experiente e com poucas expectativas de resultado; enquanto um(a) jovem americano(a) estrearia no carro ao lado.
Barrichello se encaixaria muito bem no perfil de test-driver que corre no domingo. Mais do que isso, tem distinta bagagem como o piloto engajado e perseverante, trabalhando num time que torce para seu companheiro de equipe. Windsor, porém, deverá mudar de idéia assim que se lembrar da idade avançada de Rubens, juntamente com uma temporada inteira de afastamento da categoria. Na F-1, um ano sem correr vale por uma década.
Barrichello ainda pode tentar o caminho inverso ao da escuderia americana. Como diz Nelson Piquet, a Fórmula Indy é para aposentados. Os States são uma das possibilidades. Também já havia comentado aqui no blog minha vontade de vê-lo na DTM. O que não pode é ficar alimentando as esperanças de prosseguir sua trajetória na modalidade máxima do automobilismo.
A história de Rubens na Fórmula 1 já foi escrita. Não seria saudável voltar atrás.

12 comentários:

Ron Groo disse...

Eis a prova definitiva de que americano entende muito pouco de F1...

Rodrigo Neto disse...

Ron Groo.... Voce está ..... coberto de razão !

Unknown disse...

Rubinho é bom pra isso sim.

Marcos Antonio disse...

é Já que essa USF1 vai afundar...E o Barricas vai ampliar o seu tão glorioso recorde!

Análise F1 disse...

Barrichello poderá se tornar o Hugo Chaves da F-1. Só matando pra largar...

Anônimo disse...

A pergunta que tinha registrado no post anterior parece respondida agora. Você citou que a estréia da USF1 será em 2010 aqui.
Barrichello, seria uma ótima opção para a equipe no ano atual, mas depois de um ano afastado, concordo com você, seria inviável. Acho que seu destino será mesmo na categoria dos aposentados, conforme diz Piquet.

kimi_cris disse...

Rubinho está velho e lento, um ano parado ainda pior, esses americanos não percebem nada de F1.
A unica esperança é que os americanos da USF1 subornem o São Pedro para chover em todas as corridas.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Anônimo disse...

Mas gente, pensem bem, q opcoes q os americanos teriam? Barrica é ruim agora, mas é a unica opcao q eles tem, ou vcs preferem colocar o Coulthard no lugar dele?
Ao menos o Barrica nao comete os erros grosseiros e ainda não virou uma chicane ambulante.

Anônimo disse...

""Rubinho está velho e lento""

Será mesmo?
O Velho eu até entendo; mas, lento?
É lento um piloto que chega em terceiro numa corrida debaixo de chuva pilotando uma cadeira eletrica sobre rodas? E o Button, nessa mesma corrida, chegou em que posição??

Eu queria ver a opinião dessas pessoas se o schumacker resolvesse voltar a correr na F1.
Chamariam ele de velho e lento???

Anônimo disse...

Rubens Barrichello não ficaria um ano afastado da F1 se desejar compor na USF1 em 2.010. Esqueceram que 2.009 será um ano de montagem do carro da USF1 e Rubens Barrichello irá testá-lo ao longo de todo o ano ?
Portanto Rubens Barrichello muito provavelmente estará inclinado a aceitar a proposta de três anos, sendo 2.009 de testes e 2.010 e 2.011 no grid.

Felipe Maciel disse...

Na verdade, montar o carro é bem diferente de levá-lo à pista. Nesta pré-temporada não faltam exemplos de equipes que trabalham nas fábricas mas até agora não colocaram o novo modelo sobre o asfalto.

Mais do que isso: a USF1 alegou que o carro ficará pronto em setembro ou outubro para realizar os testes estáticos mas deverá começar a ganhar quilometragem apenas no mês de janeiro de 2010.

Depois desse ano, Rubens muito provavelmente vai enfim entender que existe vida pós-Fórmula 1.

Anônimo disse...

Pô... todo mundo fala o que quer na hora que dá na teia, mas até agora não vi ninguém comentar seu post pra te dizer que vc errou feio quando falou que a história de Rubens na F1 é caso encerrado e que ficaria 1 ano sem correr... sou viciado em F1... nunca perdi uma corrida em minha vida, desde lauda, senna, schumacher e outros... e digo a vcs que nessa categoria não podemos afirmar nada, pois apenas pensamos que entendemos... Ruben, sempre foi um excelente piloto... quer adimitam isso ou não... Peter Windsor tem razão, não está falando bobagem não... Os testes estão reduzidos, não dá pra colocar dois novatos em um time que nunca correu é suicídio e todos os veteranos já tem lugar garantido em suas equipes que pior que sejam serão melhores que a USF1 no começo... Barrichello assinou com a Brawn pelo mesmo motivo: com a redução de teste, a EX-honda simplesmente não rodou na pré-temporada... todos os pilotos experientes na ativa já tinham contrato assinado... e Brunno senna ainda não rodou nada na F1... na boa.. se qualquer um de vcs encontrarem uma solução melhor vou achar que são um bando de neguinho que não saca nada de F1... e se coloar Danica Patrick ou o quase prisioneiro Castro neves no lugar do Rubens, terei certeza.