Tony Teixeira nasceu em Portugal, se naturalizou sul-africano. É o Bernie Ecclestone da A1GP e agora tem uma nova meta em sua carreira de empresário: comandar uma equipe de Fórmula 1, sediada na terra natal.
"Comprei 47 mil metros quadrados nas proximidades do circuito de Portimão. Adquiri essa área para instalar um escritório, uma fábrica da A1GP com 35 seções, uma fábrica A2, restaurantes e todo o cenário de comércio".
Quanto à suposta nova escuderia, ele afirma que "a equipe que eu venho estudando será sediada em Portugal e receberá apoio do governo português. Se esse pretende ser um centro automobilístico importante, eles têm de ter uma equipe de F-1. Não significaria nada sem a F-1. A ideia é que abrigue escritórios de A1/F1".
Teixeira já tentou comprar a Spyker, a Toro Rosso e até mesmo a Honda. A primeira foi adquirida pelo Mallya. A STR escapou devido a ameaça do fim das equipes-clientes. Quanto à Honda... nem pergunte.
"Hoje, na verdade, a situação é completamente diferente. Eu vou construir os meus carros e vou projetar os chassis. Tenho minha própria fábrica. Não serei um time-cliente. Posso construir o meu carro e competir com os motores da Ferrari. E estarei no mesmo nível dos demais".
"A única razão pela qual queremos uma equipe de F-1 é para os vencedores da A1 migrem para a F-1. Mas, por conta dos tempos de crise, não posso garantir orçamento para este ano", concluiu.
Enquanto a USF1 anuncia seu surgimento para 2010, enquanto Teixeira tenta levantar prédios e erguer uma escuderia do zero, enquanto abertura do próximo Mundial se aproxima, a Honda segue em sua saga de inércia nas negociações, justicando-se através de um patético "não há compradores sérios", como se ninguém tivesse o interesse e a competência para realizar uma campanha menos apocalíptica na Fórmula 1.
O Grande Prêmio citou o site Autosport, que teria apontado a alta exigência da Honda na venda dos espólios. Consta que os termos do acordo incluem a demissão mínima de funcionários (até aí, relativamente aceitável) e a garantia de que o novo dono colocaria o time em condições de brigar entre os três melhores (!) construtores do campeonato.
Verdade ou mentira, o fato é que a Honda é uma piada.
6 comentários:
Um português tentou comprar a Honda?
Agora começo a acreditar no Takeo Fukui... Não teve mesmo nenhuma aofeta séria...
Mais um lunático querendo entrar na F1... quanto falta pro diz 29 de março, mesmo???
É muito mais plausível e inteligente começar uma equipe do zero do que comprar a Honda e começar a -20!
Impressionante como tá aparecendo equipes pretendentes a disputar o mundial de F1. Foi só baixar os custos e o resultado apareceu.
Eu acho até que o Nelsão Piquet vai montar uma equipe só pra não ver o Nelsinho ficar de fora da F1 quando for dispensado da Renault.
Cuidado... acho que ele está a falar a sério. Há meses que oiço falar que ele quer levar a sede da A1 para Portimão, e se ele diz que sim, de uma certa maneira já deve ter um plano para montar a sua própria equipa. Se ele conseguiu um acordo com a Ferrari para que eles montassem 25 carros, o que me garante que não conseguiu o "know-how" suficiente para montar uma fábrica, ter a ajuda da Scuderia, e montar algo semelhante à Red Bull/Toro Rosso?
Como alguém dizia, foi só baixar os custos para aparecerem um bando de gente interessada em montar as suas equipas... acho que estamos a um passo de voltarmos ao inicio dos anos 90.
A Honda sempre será uma piada. A equipe,claro.
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