quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cortes e padronizações

A temporada 2009 nem começou e a FIA já pretende estabelecer mais uma série de obrigações para 2010. É o que garante o jornal Financial Times.
As medidas visam fortalecer o processo de corte de custos, limitando o orçamento das equipes em 50 milhões de euros - correspondente a quase R$ 150 mi. Para efeitos comparativos, o investimento da problemática Honda em 2008 é estimado em US$ 400 milhões, algo em torno de R$ 925 mi.
O jornal conta que a Federação padronizará partes técnicas tidas como "não-competitivas": caixa de marcha, rodas, sistema de freios e suspensão.
O consultor técnico da FIA, Tony Purnell, acredita que o pacote de mudanças permitirá a abertura de novas áreas de desenvolvimento para o futuro: "Manteremos a filosofia central de que os engenheiros trabalham em coisas que são relevantes para a sociedade, como economia de combustível e eficiência".
E assim a Fórmula 1 segue abrindo mão da essência da competitividade para se adequar à crise financeira. Ao menos nenhuma dessas inovações no regulamento são tão polêmicas quanto à padronização de motor, que felizmente não foi aprovada.
2009 é só o começo de uma era mão-de-vaca imposta pelas regras de Mosley. O presidente só está fazendo aquilo que precisa ser posto em prática para evitar a retirada de escuderias em massa da F-1. Vai haver alguns protestos mas muitas alterações serão concretizadas. Simplesmente, isso é necessário.

7 comentários:

Ron Groo disse...

Mas não vai adiantar economizar de um lado, com estes cortes todos e esbanjar do outro tendo de fazer pesquisa para evolução de besteiras como este kers...
Sei não.
Não sei se fico esperançoso ou decepcionado.

Unknown disse...

esse pacote de padronização foi proposto no inicio do ano, né? acho que vai ser uma boa, pois é realmente necessário


mais tem dois items que ainda não foram nem mencionados: o salário dos pilotos e a redução de pessoal em boxes

Anônimo disse...

Acho que é um bode na sala.
Só pode ser...
Daí eles tiram o Bode e pronto, agora a F-1 irá...

Mauro Cesar Costa disse...

Ainda estou vivo!!! Tô vendo que blog aqui cresceu, PARABÉNS!! Passei tanto tempo longe da net que o Conto até saiu da lista. Mas ele está voltando e espero vê-lo de entre os indicados em breve. Grande abraço e sucesso amigo.

Mauro Cesar Costa disse...

De volta em breve.

Mauro Cesar Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Contanto que não padronizem os motores e chassis está tudo bem, pois estará se preservando a essência da categoria. Agora, para facilitar as ultrapassagens bem que poderiam modificar os freios tornando-os menos eficientes do que são hoje para aumentar a distância de frenagem.