Está no ar a edição número 31 da Rádio OnBoard!
Ron Groo, Fábio Campos e eu focamos a nossa atenção para as inúmeras novidades previstas pelo revolucionário regulamento da temporada 2009.
Pode-se dizer que o sistema de engrenagens armazena energia através da rotação do volante de inércia, proporcionado pelo câmbio CVT, que é acoplado ao sistema de transmissão, permitindo a reutilização da energia cinética no próprio eixo motriz.
Ficou claro? Qualquer dúvida sobre o funcionamento do KERS mecânico ou a respeito dos diversos assuntos relativos ao contexto atual da F-1, nós esclarecemos para você (ou pelo menos tentamos) nesta edição.
Como atua o software feito especialmente para a nova regra do safety car?
Como é o KERS da F-1? Como é o KERS dos carros de rua?
Os treinos livres serão mais intensos ou mais monótonos?
A Fórmula 1 anda mesmo precisando fazer dieta?
Qual o tipo de desequilíbrio proprocionado pela mudança de sulcados pra slicks?
Quais são os novos riscos inseridos pela drástica alteração do regulamento?
A energia armazenada pelo KERS será extraída de quais rodas? E qual o ganho estimado?
Quais os limites de ajuste de aba da asa dianteira realizadas pelo piloto direto do cockpit?
Até que ponto as equipes têm liberdade para trocar os motores em 2009?
Como funciona o KERS elétrico? E o mecânico?
Essas e muitas outras perguntas estão em debate neste rico programa que aborda variados tópicos do regulamento. Devido à extenção do polêmico e técnico tema relacionado ao dispositivo KERS, o episódio foi dividido em duas partes:
PARTE 1 - Motores, safety car e pneus slicks
PARTE 2 - Aerodinâmica e KERS
A edição também contou com trechos da entrevista de Bruno Senna concedida a Fábio Seixas, revelando curiosos comentários de quem já teve contato com alguns aspectos técnicos que ingressam na categoria nesta temporada.
Assim a Rádio OnBoard completa 1 ano no ar e faz uma pausa no carvanal para retornar em março, com a edição da pré-temporada.
Até lá!
1 comentários:
Ouça, comente, recomende!
E se tiver dúvidas deixe-as aqui também que na medida do possivel, Felipe Maciel, Fábio Campos e eu responderemos.
Ou visite o blog da rádio...
Sua participação é muito bem vinda!
Postar um comentário