quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Ricos e pobres

Onde testar?
Que tal Jerez? E por que não Sakhir?
Na semana que vem, cada equipe toma um rumo diferente na busca pelo desenvolvimento de seus modelos. Mas curioso mesmo é notar os mais diversos argumentos usados para defender o local escolhido.
Para a Toyota, a garantia de boas condições no Bahrein é decisiva, sobretudo após os conturbados treinos em Algarve. E dinheiro foi feito para isso mesmo.
"Tivemos aqui [Portimão] uma perfeita ilustração de como é importante ir ao Bahrein. Para nós, é o melhor valor para o dinheiro; quando você tem restrições de orçamento, você dá mais valor para o dinheiro", afirmou o chefe de chassis da Toyota, Pascal Vasselon.
Já a Williams tem uma visão diferente sobre o uso do capital: "Nunca fomos aos testes no Bahrein porque a diferença entre permanecer na Europa e ir para lá é acima de 300 mil libras, então não leva realmente à redução de custos".
"Se todo teste fosse como o que tivemos [em Portugal], ainda teríamos quase um dia inteiro no seco, o que é o bastante para vermos o que os pneus fazem, ouvir o piloto e ver as mudanças de acerto que podem ser pedidas para o teste seguinte. Houve ainda muita informação vinda do teste que fizemos", concluiu o diretor-técnico Sam Michael.
A BMW é outra montadora que assegurou sua presença em Sakhir. Mas o porta-voz deixou o dinheiro de lado e falou apenas em rendimento.
"Precisamos nos concentrar na performance e, para isso, a temperatura na pista é extremamente importante. Ela foi muito baixa na Europa nos últimos treinos, e esperamos que seja mais alta no Bahrein. Essa será a base que teremos para analisar dados sobre os pneus para as primeiras corridas, que serão todas disputadas sob intenso calor".
Sabe-se que Ferrari, Toyota e BMW certamente estarão no Oriente Médio. A Williams terá de lidar com o mau tempo previsto no circuito espanhol. São apenas visões distintas da velha relação custo-benefício.

5 comentários:

Aderson disse...

Pois é, não tem tu, vai tu mesmo.
Dizer que um dia de treino numa pista fria e com pouca aderençia é suficiente foi uma forçada de barra do Sam Michael.
Tenho certeza que ele prefiria sim estar no Bahrein com clima quente e pista em perfeitas condições de testes para os pneus slicks mas o orçamento da equipe diz não.
O Nico Rosberg deve ficar P da vida com essa situação pobre da Williams. Ele tá doido pra sair de lá e ir pra uma equipe que pense grande pra brigar pelo titulo.

Ron Groo disse...

É curioso...
Gasta-se uma grana pra ficar nos boxes ou treinar sem aprender nada sobre o carro na Europa com toda aquela chuva e tempo ruim.
E não se quer gastar grana pra ir a um autodromo sabidamente bom e com o tempo firme em todo o tempo.

De qualquer forma estão gastando então não seria melhor ir a um lugar onde os resultados ao menos aparecessem?

Sei lá... O dinheiro nem é meu mesmo.

Anônimo disse...

Sei não, mas a mudança de um local para o outro deve ser muito complexo e caro.
Acho que as condições de pista não são primordiais, mas sim as necessidades, como freios, asa nova e Kers.
E por aí vai...

Mas tá valendo, afinal enquanto não começarem as corridas, vai ser esse disse-que-disse integral!!!

Felipão disse...

Daqui a pouco, cada um vai ter que testar na pista mais próxima pra economizar dinheiro com o diesel do caminhão. Concordo com o Ron. Abusurdo achar que economizam estando na Europa.... Parece que não sabem que as coisas andam a longo prazo???

Loucos por F-1 disse...

São visões curiosas de cada um, difícil saber qual é a correta. A BMW parece estar empenhada na busca pelo seu título, nem tocou no assunto dinheiro.

Abraços!

Leandro Montianele