segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

É o fim da Honda?

Hoje poderia ser o dia do grande alívio. Os fãs esperavam ouvir a notícia de que a Honda passaria o espólio adiante, a Mercedes forneceria motores à nova equipe, Bruno Senna faria sua estréia na Fórmula 1...
Não, não foi bem assim. O presidente da empresa lamentou não haver um comprador sério para assumir o controle.
"Há várias ofertas para o time, mas ainda não encontramos nenhum comprador realmente sério", afirmou Takeo Fukui, que inclusive deixará a direção da Honda Motor Company em junho, jogando o pepino para Takanobu Ito.
Se a ex-Honda não seguir na categoria, vai ser por opção própria. Investidores interessados na compra não faltaram, bastava vender. A oferta e a procura estavam a seu favor. Eis as palavras de Bernie Ecclestone, que evidenciam o fato.
"Tentei ajudá-los nisso. Eles deveriam ter aceitado o que ofereci. Foi uma oferta muito boa para todos que estavam envolvidos. Isso daria proteção completa a eles, mas preferiram fazer as coisas por conta própria".
Consta que o chefão da F-1 teria oferecido £ 100 milhões por parte das ações do time, deixando Ross Brawn e Nick Fry com 17,5% cada um. Mas a proposta foi negada.
Bernie almeja ver 20 carros no grid, nem que para isso lance seu capital sobre uma empreitada de risco, já que todos sabem que a escuderia andará no fundão se continuar competindo nesta temporada. E ainda assim os diretores recusaram, do mesmo modo que agiram com as outras dezenas de empresas que, segundo eles, demonstravam interesse em comprar.
Afinal, o que a Honda quer? Se o objetivo for fechar as portas, estão no caminho certo.

5 comentários:

Anônimo disse...

O lance do Bernie Eclestone teve um lado político. Ele queria, alem de ter 20 carros, ter uma oportunidade de meter um dedo na Fota.

Unknown disse...

imagino que se não aceitaram a oferta de Bernie, é porque não era razoavel

e o pior é que tem mais duas a ponto de sair: a Williams e a Renault podem nao voltar em 2010

Filipe Furtado disse...

O anonimo foi direto ao ponto. Antes 18 carros no grid, do que o Bernie com poder de veto na FOTA.

Análise F1 disse...

Williams, Renault além da Toyota que caso não vença uma corrida este ano pode dar tchau para a F-1.Fora a especulação de que a Red Bull pode se livrar da STR... que venha a USF1...

O caso da venda da Honda lembra muito o da Super Aguri. Precisam vender, porém ficam cheios de exigências... incompetência na hora de negociar. Nick Fry é o principal responsável pelo fracasso da Honda e Ross Brawn mostrou que precisou mais do Schumacher do que o Schumacher dele...

kimi_cris disse...

O anonimo e o Filipe Furtado tem razão antes 18 carros na grelha do que o Bernie com influencia na FOTA.

Grande Abraço!

Kimi_Cris