terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Enquete F-1: Grande Prêmio vs Tazio



FELIPE MACIEL



Chegamos ao final de mais uma enquete. Esta é especial, fazia um bom tempo que esperava saber o que o público diria para a seguinte indagação: Qual o site de notícias brasileiro especializado em Fórmula 1 você prefere?

103 cliques decidiram a votação. Eis o apertadíssimo resultado!

Tazio - 36,9%
Grande Prêmio - 34%
Outro - 29,1%

Antes de iniciar a análise, peço uma salva de palmas ao candidato "outro", não esperava que fosse chegar tão longe...

Quanto à disputa entre Tazio e Grande Prêmio, foi bonita de se ver. Ambos se revezaram na liderança, mas num dado momento o Tazio abriu vantagem, que começou a cair nos últimos dias mas não ao ponto de inverter a ordem novamente.

Grande Prêmio vs Tazio



Vamos às respectivas considerações.

O Grande Prêmio é um site que se destaca pelo volume, nos mais variados sentidos. Eles maximizam a sensação de que você está diante de um elevado número de notícias, que de fato publicam. Abusam do espaço da página não só com notícias mas também com vídeos, propagandas de blogs, e destaques em geral.

Enquanto o GP despeja um monte, o Tazio faz exatamente o inverso, revelando-se mais sóbrio e organizado. Existe um espaço discreto para divulgar blogs, onde eles destacam apenas um; os demais blogs podem ser vistos apenas se você clicar para acessar uma página isolada. Em termos de layout, o Tazio é mais tímido, o Grande Prêmio é mais escancarado.

O GP possui um estilo meio escandaloso de lidar com tudo. Repare no nome do jornalista que emitiu a informação... Enquanto os sites em geral (não só o Tazio) são discretos, o Grande Prêmio exibe o nome do autor da notícia com mesmo tamanho da fonte do subtítulo. E não é só isso: Eles ainda aproveitam para divulgar o Twitter do indivíduo entre chaves.

O Grande Prêmio se destaca pelos bons contatos de Victor Martins, potencialmente próximo de furos jornalísticos. E quando descola uma grande notícia, faz um auê na homepage, pinta tudo de vermelho que chega a assustar o leitor desavisado que acaba de entrar no site.

O Tazio, por sua vez, é mais modesto nos destaques. No máximo, no máximo, duplicam o espaço reservado à manchete para abrigar uma foto duas vezes maior e utilizam caixa alta no título principal.

O Grande Prêmio é o que possui mais malícia para escolher a notícia de destaque e chamar a atenção do público. Mas quando tratamos do fator primordial - o conteúdo da notícia -, é aí que passo a me inclinar em favor do Tazio.

O GP é menos compromissado com o que escreve. Faz piadas e ironias, deixa transbordar a opinião entre as palavras e alonga o texto e inventa termos e pinta e borda. Por sua vez, o Tazio apresenta textos mais limpos, objetivos, sem rodeios. Quando deixa respingar a parcialidade, ela fica retida nas entrelinhas, sem permitir que transborde como no caso da concorrente.

Por ser velho conhecido nos portais automobilísticos brasileiros, considerei em princípio o Grande Prêmio como favorito neste pequeno duelo, mas a enquete seguiu apertada até o final terminando com o Tazio ligeiramente à frente.

Foi uma sondagem divertida de se acompanhar. Particularmente, concordaria com o resultado favorável ao site mais novo se eu tivesse que votar, mas o importante é deixar claro que ambos andam lado a lado, num saudável trabalho informativo a respeito da Fórmula 1 e de esportes a motor em geral aqui no Brasil.

10 comentários:

marcelonso disse...

Felipe,

É importante que tenhamos bons veiculos tratando tão bem do esporte a motor,mas é inegável o crescimento do site Tazio por todos estes aspectos que vc bem colocou.


abraço

Willian disse...

Maciel, eu sinceramente acredito que deveria ter outra opção: nenhum.

No entanto, dentro das opções disponíveis, eu sempre vou defender aquele que trabalha com Jornalismo: o Tazio.

É um site novo e que já evoluiu bastante desde o seu início. Tende a ser, em breve, um bom portal de notícias sobre F1.

marcos disse...

Realmente Tazio vem em outra linha editorial muito melhor do que o Gp, que parece tabloide sensacionalista de automobilismo.

E acredito que muitos votos dos outros foram pro gp séries, afinal, meu blog é imparcial e tem uma cobertura completa de todas as categorias e eu sou um incrivel mentiroso. :P

Ron Groo disse...

Eu votei no Tazio, mas sinceramente, Me informo mais por aqui que lá.
Vou lá só pra conferir.

iGOR BdA disse...

O GP eh mais tabloide mesmo. Mas o que tenho certeza eh que o GP tem uma enorme rejeição, principalmente pela pessoa do FG, meu ver A meu ver passo que a rejeição do Tazio eh virtualmente nula.

iGOR BdA disse...

Postar pelo celular dah nisso.. Correcao ortografica do BB sux.

Al Unser Jr. disse...

Prefiro o estilo do GP, acho o Tazio meio sem sal. Quanto ao layout do Site prefiro o GP antigo, uma versão mais simplista, já essa versão do Tazio... é sem sal também. Concordo que existe rejeição ao FG, mas é questão meio q de gosto, CU etc, cada um tem a seu.
O que nunca entendi, foi a debandada do pessoal que estava com o GP e foram parar no Tazio. Alguma briga FG X FS? Saberia dizer?

iGOR BdA disse...

15 min atrás: "fabio_seixas O meu, por exemplo RT @flaviogomes69 Leia outro. RT @Tuliocordeiro Tentei ler seu blog, mas tem um anuncio atrapalhando"

William Nascimento disse...

Eu votei no Tazio que foi o grande vencedor. Parabéns pela vitória. Felipe... continue a fazer enquetes de alta qualidade como essa. Abraçosss...

Aline disse...

Eu votei no Tazio, mas sinceramente, Me informo mais por aqui que lá. [2] Não à toa, no meu leitor de feeds o Blog-f1 está na pasta "sala de imprensa".

O melhor estardalhaço que li no GP foi a eliminação da McLaren do campeonato 2007, notícia publicada em fonte 80, com moldura de pisca-pisca. Ao constatar o equívoco eles apagaram a página e fingiram que ninguém viu...