domingo, 21 de fevereiro de 2010

A sina de Senna



FELIPE MACIEL



A situação crítica da Campos me fez repensar sobre o desejo de ver Bruno Senna estreando imediatamente na Fórmula 1.

Pensando friamente, que utilidade terá essa vaga se a menos de 1 mês do Bahrein a equipe ainda não arrumou nem pessoal para levar o projeto adiante? Basta olhar para o fundão e ver que a Lotus tem no mínimo problemas aerodinâmicos, a Virgin tem pelo menos problemas hidráulicos. A Campos - que correrá para construir em poucas semanas o que essas duas fizeram em meses - tem todos os problemas que se pode imaginar.

Chuta aí: quantos segundos ela levará da primeira colocada se conseguir estrear? Ou então, quantos segundos ela tomará da penúltima equipe se chegar a tempo de alinhar? Quer uma dica? A Minardi passou anos engolindo 4s de uma Ferrari... Você apostaria numa diferença menor que essa?



Qual vantagem o Bruno Senna teria em poder andar num carro marginalizado? Sinceramente, não vejo nenhuma. Caso sejam verdadeiros os boatos sobre a chance de tornar-se terceiro piloto da McLaren, ele deveria mover-se em direção à Woking de bate-pronto.

O aprendizado num time desse porte histórico, técnico e tecnológico é muito melhor e mais tranquilo do que guiar uma carroça, onde provavelmente perderá a referência na competição e colocará o nome Senna numa posição indelicada.

Mais do que isso: já discutimos aqui sobre o lugar ideal para um piloto estrear. Quanto mais ouço sobre a Campos, mais distante deste ponto ela fica. Já está virando um tiro no pé do Bruno.

Esqueça essa neura de que o garoto precisa entrar o quanto antes porque já possui 26 anos. A Fórmula 1 acaba de virar a página na área política, esportiva, cultural (se é que me entende), administrativa (?), etária... Sim, etária também. No sentido em que a categoria deixa de focar apenas nos supernovatos e eleva a média de idade do grid. Saímos de uma época em que era quase esquisito um piloto de F-1 possuir mais que 30 anos de idade. Hoje tem sujeito com 38, com 39, com 41.



Não há nada de errado em ver Bruno estreando aos 26. Nem aos 27. Se tiver o potencial necessário, pode se manter na F-1 por tanto tempo quanto o tio, sem problemas.

Nelsinho Piquet e Romain Grosjean são os melhores (ou piores) exemplos recentes da importância de um bom lugar para estrear. Exatamente por isso, não será mal negócio segurar a ansiedade e tentar uma vaga de piloto reserva num time de ponta, esperando uma situação mais estável para correr em 2011. Afinal, o cargo de test driver hoje em dia nada mais é do que o aprimoramento de um jovem que visa a Fórmula 1. Que tal aprimorar-se enquanto procura o espaço certo para acelerar com o pé direito no ano que vem?

O alvoroço para obter um cockpit titular vem de longa data, sabemos, mas começar agora na semi-falida Campos Meta pode ser como enfiar o pé na jaca. Ainda há tempo de tirá-lo de lá. É o que eu diria agora.

10 comentários:

Anderson Nascimento disse...

Será uma difícil realidade ver Bruno Senna limitado a um carro tão ruim, sabendo que ali existe um potencial fantástisco. Muitos já cairam na Fórmula 1 sem ao menos poder libertar o "leão" que existia dentro de si

Kimi_Cris disse...

Acho que o Bruno fez uma má escolha de equipa, mas ele nem pensou que isto poderia vir a acontecer.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Tomás disse...

Oi Felipe!
muito bom poder voltar a comentar aqui novamente;;
e prometo que agora será diariamente.. hehehe
-------==--
bem, com relação a esse tema que sempre traz boas discussões, é incrível como a FIA deixa equipes sem nenhum fundamento ou carro, dinheiro, terem vaga na temporada de 2010, enquanto a Stefan GP fala com todo mundo para poder participar, sendo que ela já tem carro pronto e pilotos prontos;;;
lamentável, mas é assim..
apenas sinto pena do pechito e do bruno..

só mais uma coisa Felipe, eu mudei meu blog ( o the F1 blog,como está em seu link) para o wordpress, e o endereço é diferente; segue ele:
http://theformula1.wordpress.com/

se voce puder muda o link dele, ficaria muito agradecido;.;
e também deixa a sua opiniao lá!
seáa muito bem vinda!

abraço; Tomás

Renato disse...

Acho que a principal Meta de Bruno Senna é não ficar a Campos de distância do penúltimo (ou antepenúltimo) colocado... (essa foi horrível!)

Quanto aos pilotos com 38, 39 e 41 anos, todos os três já têm experiência em guiar carros da F1. Não entraram na categoria com 27 anos (não sei o Pedro de la Rosa)...
Entendi o que você colocou, só acho que acertar com um piloto mais velho só é razoável se ele tem experiência, o que não é o caso do Bruno Senna.

O 'cargo' de piloto de testes (ou terceiro piloto) não é quase a mesma coisa que nada? Que testes eles farão este ano?

um abraço...

Aderson Pereira disse...

Segundo a TV Globo, o Jose Carabina, novo dono da Campos, garantiu a vaga do Bruno para essa temporada.
Meu Deus, como vai ser isso?? A equipe não tem estrutura tecnica, a grana tá pouca, os chassis Dallara estão sendo finalizados as pressas, nem devem ir pros testes em Barcelona.

Eu acho que o Bruno está indo nessa barca furada mais por pirraça, tipo: É agora ou nunca!

Ron Groo disse...

Dada a incompetência da equipe em achar patrocinios e com esta bagunça toda à tres semanas da abertura do mundial, já começo a achar melhor o Senninha nem correr.
A equipe vai tomar volta dos ponteiros já na volta de apresentação...

Luiz Sergio disse...

Antes de assinar um contrato, penso que o Bruno teria a obrigação de ver como andava essa estrutura de uma equipe nova.
O que Bruno viu quando assinou, foi a sede da equipe que era um galpão e estava vazio, não tinha nada, já era para ele se preocupar ou até desistir, pois não se cria um carro complexo como um F1 do nada, podia não ter o chassi, mais o resto deveria estar tudo pronto.

Thiago Wilvert disse...

Não sei mais o que pensar...só desejo sorte ao Bruno.

cvpclaudio disse...

Lembrando que a Minardi existiue persistiu o quanto pode, e de la saiu Fernando Alonso, estar dentro apesar da referência não ser a melhor, e menos ruim que esta fora....

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil disse...

Senna está aliviado. Brasileiro participa de reunião com a Campos e sai animado com as chances de garantir sua vaga no cockpit da escuderia espanhola em 2010.
Bruno Senna não recebeu da Campos nenhum pedido de dinheiro para permanecer na equipe.
Pinnheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com