segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Valência, dia 1



FÁBIO ANDRADE


Inconclusivo como todo primeiro dia de testes, a segunda-feira em Valência serviu, pelo menos, para atestar a alta médica definitiva de Felipe Massa e Michael Schumacher e apresentar o modelo da Mercedes.



A alta médica de Felipe Massa após seu acidente no último GP da Hungria se deu em setembro do ano passado, há 5 meses, portanto. Mas para a Fórmula-1 não bastavam os dizeres dos médicos de que o brasileiro passara pelo grave problema sem lesões sérias e sem maiores sequelas. A Fórmula-1 precisava ver Felipe Massa na pista andando bem, para, definitivamente, crer que o piloto da Ferrari está realmente recuperado dos ferimentos de agosto do ano passado. Nada melhor do que atividades em conjunto com outras equipes e, melhor ainda, fechar o dia como o mais rápido em pista para confirmar: Massa está de volta, felizmente em forma, e preparado para as exigências de uma competição de alto nível como a Fórmula-1.

massa ricardo tormo 2010

O melhor tempo do dia anotado por Massa ainda é, obviamente, muito pouco para traçar favoritismos para o início da temporada. Mas é um alento para a Ferrari começar as atividades bem logo de cara. O time italiano abandonou o desenvolvimento do carro do ano passado, a F60, ainda no meio de 2009 para voltar suas forças no desenvolvimento do carro de 2010. Começar bem a atual pré-temporada é nada mais do que o necessário para uma equipe que depositou tanta energia no projeto da F10, que chamou a atenção por rodar por mais de 100 voltas sem apresentar problemas.

Outro que teve a alta definitivamente assimilada hoje foi Michael Schumacher. Anunciado como substituto de Massa após o acidente do brasileiro na Hungria e impedido de pilotar a Ferrari devido às fortes dores no pescoço depois de um acidente de moto, o alemão retornou às atividades oficiais com a Mercedes hoje, marcando o 3º tempo, a frente do companheiro de equipe também alemão Nico Rosberg.

schumacher mercedes 2010

Melhores tempos do dia em Valência:

1 - Felipe Massa (Ferrari) - 1:12.574 - 103 voltas

2 - Pedro de la Rosa (Sauber) - 1:12.784 (+0,210s) - 74 voltas

3 - Michael Schumacher (Mercedes) - 1:13.247 (+0,673s) - 39 voltas

4 - Nico Rosberg (Mercedes ) - 1:13.543 (+0,969s) - 39 voltas

5 - Gary Paffett (McLaren) - 1:13.846 (+1,272s) - 86 voltas

6 - Rubens Barrichello (Williams) - 1:14.449 (+1,875s) - 75 voltas

7 - Sebastien Buemi (Toro Rosso) - 1:14.782 (+2,208s) - 19 voltas

8 - Robert Kubica (Renault) - 1:15.000 (+2,426s) - 69 voltas

Adrian Newey, gênio da raça

A segunda-feira teve tempo ainda para o lançamento do W01, o carro da Mercedes para a temporada.

rosberg brawn schumacher ricardo tormo 2010

rosberg ricardo tormo 2010

Uma das poucas equipes a abrir mão da chamada barbatana de tubarão na parte traseira do bólido, a Mercedes apresentou na manhã de hoje em Valência um monoposto com a influência inconfundível de Adrian Newey, projetista da rival Red Bull, sobretudo na parte da frente. Apesar da ponta do bico ser mais baixa do que a do RB5, carro da RBR em 2009, os traços característicos de Newey são visíveis na área frontal do carro, como a elevação pronunciada das laterais do bico na altura onde se localiza a suspensão. A foto abaixo compara o RB5, projetado por Newey em 2009 com o W01, carro da Mercedes em 2010.

comparação rb5 X w01

Na Fórumla-1, ter uma ideia copiada é sinal de eficiência, vide os difusores da Brawn em 2009. Newey, o homem das Williams massacrantes das temporadas de 1992 e 1993, já é reverenciado como gênio das pranchetas. Para engordar seus predicados enquanto projetista, o RB5 lhe forneceu um argumento inquestionável: Newey lançou uma tendência solitária que se tornou altamente eficiente, apesar dos difusores milagrosos da concorrência. A prova de seu talento em desenhar essas maravilhosas máquinas chamadas carros de corrida se dá agora, com várias rivais importantes como Ferrari e Mercedes se rendendo ao bico curvilíneo do carro projetado por Adrian ano passado.

5 comentários:

Thiago Wilvert disse...

Mesmo ainda sendo cedo para tirarmos qualquer conclusão, ponto pro Massa. Realmente mostra que ele se recuperou bem.

Ótimo post, Fábio. E bem vindo ao blog!

Abraço.

Marco Andre Staudt disse...

Boa Tarde, eu acho que estao com muito bla, bla com o chumi, eu acho q nao vai ser tudo isto, a ferrari, nao vai deixar ele brilhar assim, e nem as outras, vamos ter espetaculos porque todos eles querem passar e ficar na frente dele, e uns dos q vou dorcer muito seria o Barrichello, ao menos ficar na frente dele, vamos parar de falar so dele, parece o corinthias, hehehehe, e nao ganhou nada no ano passado, faturou menos da metade q o 1° e esta em terceiro em faturamento atraz de inter e gremio,e terminou o brasileiro la atraz,,,, este ano temos q aguentar o Carvao bobalhao e o tal de timao, hehehe (brincadeira)

Kimi_Cris disse...

Estou bastante ansioso para ver como será o Red Bull, espero assistir a mais uma obra de arte de Newey.
Em relação aos testes o facto mais importante é o facto de o Massa estar recuperado da lesão.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Aderson Pereira disse...

Se a concorrençia copiou as ideias de Newey lançadas em 2009, imaginem o que não farão quando ele por sua nova criação nas pistas.

Massa já deu seu primeiro passo na luta contra Alonso dentro da equipe. Fez o melhor tempo de hoje. Tipo, "E ae Alonso, faz melhor que isso?"
Se esse F10 for mesmo bom, a briga entre os dois vai ser muito boa.

Schumacher já deu sua massacrada no Nico. Superou o filho de Keke nesse primeiro treino.
Amanhã Nico precisa responder a altura.

A Sauber é um misterio. Tá parecendo a Brawn no inicio de 2009. Não se sabe se o carro é bom mesmo ou está só fazendo figuração pra arranjar patrocinio.

Amanhã tem mais. Esperar pra ver o que acontece.

marcos disse...

Newey é gênio. Uma pena que ele não está mais na Williams...

E os testes de hoje foi só pra gente amtar a saudade dos carrinhos...