sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Williams de volta ao páreo?



FELIPE MACIEL


Há algumas temporadas o time de Grove fazia charme durante a pré-temporada, mas quando os GPs começaram logo víamos que não era tudo aquilo. Agora parece ser o contrário.

Frank Williams tanto resistiu que já pode comemorar o fim da era das montadoras. Com a confiança restabelecida, ele ainda conta com as melhorias técnicas neste ano: livrou-se do deficiente motor Toyota e passou a contar com a Cosworth, cujo trunfo reside no direito de desenvolver o propulsor do zero, enquanto as demais montadoras fornecem o motor congelado há alguns anos.

Tio Frank ainda readquiriu o direito de escolher sua dupla de pilotos. Para quem passou um bom tempo mantendo alemão indicado pela BMW, e mais recentemente engolindo japonês enviado pela Toyota, os pilotos atuais são pura opção da equipe: o veterano Rubens Barrichello, que não para de dizer que sempre sonhou com esta vaga, e a grande promessa Nico Hulkenberg, campeão da GP2.



Ambos estão com confiança lá no alto, e garantem que o time brigará entre os top. Há um certo consenso de que Ferrari e Red Bull serão as maiores forças neste início de temporada, porém a Williams acredita estar logo atrás.

O trabalho da escuderia durante os testes coletivos é apreciável. Trata-se de uma das equipes que mais voltas completou, demonstrando um desempenho sólido nesta preparação. Não diria que o FW32 já está em posição de brigar por vitórias, até porque tem muita gente grande num campeonato só. Mas que a Williams vem para incomodar as chamadas grandes, decerto vem.

14 comentários:

marcos disse...

você falará meu caro, que um post próximo: Williams de volta ao páreo!

Não sei se veneremos mas continuaremos a ascendente de 2009, memso com o rubens Barrichello lá!

go williams go!

Zézinho disse...

Há alguns dias já dizia sobre essa possibilidade. A Willians cresceu muito no ano passado, mas além de possuir aquele motor toyota-bandeirantes horrível, tinha pilotos do nível de nico e kazuki. Se no ano passado tivesse um piloto pouco mais experiente, com certeza teriam duas ou três vitórias no mínimo. Esse ano.,além de contar com um novo motor, que está em fase final de desenvolvimento para homologação na fia, e com pilotos de nível melhor, acredito que a willians voltará ao caminho das vitórias

Anderson Nascimento disse...

Sem dúvida a Williams tem tudo para voltar a brigar por vitórias esse ano. Todo mundo torce por isso! A Fórmula 1 quer ver a tradicional Williams de volta ao topo. Com Rubens e Hulkenberg, a escuderia pode fazer com que as outras se tornem tao coadjuvantes quanto aela foi nos últimos anos.

Ron Groo disse...

Infelizmente parece que o motor Cosworth não é tudo isto.
Andou limitado nos testes de inverno e ainda assim beberam pra caramba.
E quanto aos pilotos...
A Williams vai ser a unica equipe do Grid que vai correr com um piloto só.

marcelonso disse...

Felipe,

Que o pessoal da Williams tem competencia a gente sabe,mas não acredito que estejam proximos dos ponteiros,hoje Hulkenberg foi na contra mão,a tarde com a pista melhor buscou voltas rápidas,enquanto a turma fazia trechos longos.
É inegavel que conseguiram reunir uma milhagem consideravel,ainda assim o motor fica devendo potencia.

abraço

Willian disse...

O desempenho da Williams é animador. Eu não acredito que eles estejam tão rápidos a ponto de brigar pelo título, mas vão fazer uma boa temporada.

Se analisar os tempos de hoje, a Williams parece estar pouco menos de um segundo mais lenta do que Ferrari e Red Bull. Uma diferença suficiente para colocá-la no mesmo patamar da McLaren.

iGOR BdA disse...

Barrichello vai levar um pau tão grande até o meio do ano que nunca mais vai nem abrir a boca para reclamar da Ferrari. Vai ser hilário de ver! ;)

William Nascimento disse...

A Williams tem tradição na F1... é muito boa e esperamos ter sucesso nesta temporada.

Luiz Sergio disse...

Ainda é muito cedo para fazer alguma previsão, mais que a equipe Williams pode finalmente voltar ao topo, trazendo com ela um grande fabricante de motores, é a esperança de muitos torcedores e de quem é fanático pela história da F1.

Aderson Pereira disse...

Que a equipe está melhor que em 2009, não tenho duvidas.
A troca de pilotos e motor deu uma melhorada muito grande. Barrichello que veio de um projeto vencedor da BrawnGP e Hulkenberg que apesar de querer ser rapidamente o novo Schumacher, parece ter a cabeça fria.
Por enquanto boto minha mão no fogo pelo motor Cosworth. Projeto totalmente novo que, acredito eu, deve ter nascido visando uma temporada sem reabastecimento.
É esperar pra ver as primeiras provas desta temporada pra ter uma ideia mais clara do rumo em que está a Williams.

Leandro Almeida disse...

Bom post Felipe,
é estou torcendo por um bom ano da willians e do motor.
não tenho criticas a fazer ao time e nem aos pilotos, espero que eles estejam bem para botar mais 1 na lista de boas equipes de 2010, tal lista que já está grande, já paro para analisar?

Ferrari, Mclaren, Mercedes, RBR - as que esperamos mesmo vitórias - Willians, STR, Sauber - deve surpreender em algumas provas, e torço por vitórias.

Para o campeonato, daqui a uns 3 grandes premio eu digo quais os candidatos

Eduardo disse...

Caramba!!!
Tem cada comentário mais idiota que outro por aqui.

Um fala que o motor andou limitado nos testes, mas esquece que a própria Cosworth limitou o motor durante os testes, que não estava em todo seu potencial.
Outros jogam pedra no Barrichello. Aposto que estes caras que jogam pedra nele são ignorantes, não entendem nada de F-1, são viúvas do Senna e vão ficar nessa ladainha pelo resto das vidas por causa do GP da Austria de 2002. Aposto! E aposto mais, que só assistem F-1 quando é o GP Brasil. Tipico telespectador global.

Acredito na Williams neste ano, acredito até em alguma vitória. Mas não acredito que serão campeões... Mas, enfim, só poderemos avaliar algo quando o campeonato começar

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Barrichello aposta na Williams: - "Sentimos que estamos competitivos e podemos surpreender as pessoas neste ano". Rubinho promete surpresas.
Recordista de GPs disputados na Fórmula 1, com 284, o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, deve ampliar este ano sua marca para 300.
Barrichello, estreou na categoria em 1993 e já foi vice-campeão por duas oportunidades (2002 e 2004).
Nos testes de ontem em Barcelona, Barrichello registrou o sétimo melhor tempo, com 1m20s870, a 0s3 do líder Lewis Hamilton.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Modelo FW32 agrada a Rubens Barrichello, que prevê campeonato equilibrado. Prestes a iniciar sua 18ª temporada na F-1, Barrichello viaja para a abertura do Mundial relaxado após o bom campeonato em 2009. E ainda torcendo por mais sucessos.
Williams contruiu um carro competitivo para o Mundial.
Torço muito pelo sucesso do nosso Rubens Barrichello, um dos pilotos mais experientes do grid da F-1.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com