quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pit stop obrigatório não



FELIPE MACIEL



Como se uma parada obrigatória não fosse o bastante, eles queriam obrigar duas. A medida foi estudada, estudada, estudada, até ser finalmente vetada. Mas não em definitivo.

Todo piloto já é obrigado a parar ao menos uma vez para atender à exigência do pneu com fitinha e pneu sem fitinha. A proposta agora barrada na Comissão da F-1 consistia em forçar um 2° pit stop para evitar que as estratégias das equipes se tornem repetitivas.



Considerando o que Ross Brawn comentou, a mudança só não foi aprovada porque não existe a certeza de que os times tenderão a adotar táticas idênticas mantendo a monotonia das provas:

"As equipes sentem que devemos ver como serão as corridas e, se acharmos que não estamos fazendo o show que queremos, teremos de reconsiderar. Não sabemos o suficiente ainda para prever como será a corrida. Mas vamos ter de esperar algumas provas antes de mudarmos as coisas assim".

Esteja preparado para uma possível mudança de regra no meio da competição para artificializar as corridas... que no final das contas também não resolverá coisa nenhuma.

De minha parte, a solução seria buscada no lado inverso: quanto menos obrigações, mais liberdade os times terão para tomar opções diferentes. Quanto mais rigoroso for o script, pior.

10 comentários:

Renato disse...

Não entendi: "...se acharmos que não estamos fazendo o SHOW que queremos..."

Que isso?? Se é SHOW, então que sejam cedidos pela FIA 24 ou 26 chassis - idênticos - com mesma motorização, mesmo tipo de pneu, mesma eletrõnica, mesmos componentes, enfim todos os carros iguaizinhos!! Com liberdade (talvez!) apenas para uma pintura diferente dos carros...

Aí o 'Tio Bernie & Cia' podem oferecer medalhas - bem reluzentes pra ficarem bonitas nas transmissóes televisivas - aos 3 primeiros, promover o revezamento de pilotos para cada carro, sortear motores, instalar desvios e/ou atalhos nos circuitos... quem sabe um 'macaco-mágico' nos carros (como no Match 5 do Speed Racer!)... foguetório, neon ou laser, etc.

Concordo 100% com você, Felipe: "De minha parte, a solução seria buscada no lado inverso: quanto menos obrigações, mais liberdade os times terão para tomar opções diferentes. Quanto mais rigoroso for o script, pior."

Eu não quero um SHOW, eu quero competição automobilística!
Se a competição vai ser um 'show', é consequência...

um abraço!

Thiago Wilvert disse...

pra que?!!
se o cara não precisa parar no pit uma segunda vez, ele vai parar rapidinho pra tomar um café de certo...

tomara que não seja aprovada essa...

Julio Cezar Kronbauer disse...

Então que façam o seguinte: proibam reabastecimentos, façam um pneu bem duro, que dure a corrida inteira, e ponham a corrida pra andar. Quem chegar primeiro no final, vence! Simples assim...

Isso é a mesma coisa que fixar um número de reabastecimentos.

Tinha lido algo a respeito semana passada, mas fiquei tranquilo, pois haviam recusado a proposta.

Se não me engano, na extinta CART, ou Champ Car, tinha um número pré-determinado de pit stops, mas aí é automobilismo americano. Carros iguais, motores iguais, o melhor vence. Como na NASCAR e Fórmula Indy também são. A forma de trabalho deles no automobilismo é completamente diferente da nossa.

Ron Groo disse...

Pqp, cada diz a gente toma um susto. Agora esta de pit obrigatório como na Stock... Que merda.

Aderson Pereira disse...

Daqui a pouco os carros terão que passar na reta dos boxes numa velocidade limitada (como acontece na Formula Truck), quem for pego no radar acima do limite vai pagar um splash and go.
Puxa, quanta emoção. :(

William Nascimento disse...

Já não gostei dessa nova modalidade dos pit stops. Mas já que a temporada 2010 vai ter o novo estilo de abastecimento que seja só obrigatório uma vez. Cada vez menos as equipes estão interferindo no resultado de uma corrida. Algo lastimável!

Leandro Montianele disse...

Concordo com você Maciel, quanto mais liberdade melhor vai ficar a Fórmula 1. Esse negócio de obrigatoriedade deixa a categoria muito amarrada. Não vai ser uma parada a mais que resolverá o problema.

Abraço!

marcos disse...

concordo felipe, tem q ser livre, pois quanto mais rigor, menos graça...

Bruno Flávio disse...

Puxa vida... Ferrari com Massa e Alonso e um carro desenvolvido desde o meio do ano passado, Mercedes comprando uma estrutura vencedora e pondo o Schummy para correr ao lado da promessa Nico, McLaren com o sempre bom Hamilton e o Button, que ou bem ou mal é campeão, Red Bull mantendo o Vettel, o Koba e Kubica prontos para darem show, Lotus (bem, pelo menos o nome) voltando, fim da indaca do reabastecimento, fim da indaca da pole ser do mais leve e não do mais rápido, enfim, a temporada 2010 me parecia prometer se a melhor temporada dos últimos tempos!!!!

Aí vem mudança de pontos... vem regulamento dúbio, vem equipe que corre-não-corre, pontuação esdrúxula, pit-stop obrigátorio...

Ah, nem viu!!!! Esses caras parece que são seguidores do "nenhuma idéia pode ser tão ruim que não possamo arrumar outra pior"

Putz... sou defensor da máxima "o mercado se ajusta". Não adianta querer limitar... A limitação vem naturalmente, pelas leis de mercado.

Sonho com um dia em que os engenheiros mais criativos farão os melhores carros, o piloto mais rápido fará os melhores tempos, as ultrapassagens acontecerão na pista, as paradas nos boxes acontecerão por necessidade, as novas pistas serão pensadas para os carros e pilotos, e não para a televisão, o vencedor ganhará 10 pontos, e o seguintes 6-4-3-2-1 e que as regras serão duradouras! Ah, já ia esquecendo: a transmissão contaria com bons locutores, comentáristas e repórteres de pista, com matérias especiais pelo menos na semana dos grandes prêmios.

Puxa... uma categoria automobilística assim seria fantástica!!!

Felipe Maciel disse...

CLAP CLAP CLAP

Quebrou tudo, Bruno... Assino embaixo.