quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A asa que vira pó



FELIPE MACIEL



Timo Glock passeia tranquilamente com sua Virgin pelo asfalto de Jerez sem nenhum perigo aparente. De repente, o aerofólio se parte, se dissolve, se evapora...

Algum elemento estranho prejudicou o desempenho aerodinâmico do aerofólio. Será que foi o ar? [piada maldosa detected]



Eu nunca simpatizei com a ousadia da equipe, que chega numa categoria desse porte querendo se mostrar mais moderna e capaz que os macacos velhos que existem lá. Se times como Ferrari, Williams, McLaren não abrem mão do túnel de vento, a quem a Virgin pensa que pode ensinar?

Não sei se o CFD "miraculoso" de Nick Wirth tem algo a ver com esse incidente. Mas estou torcendo para que sim. Será bom ver a Virgin com cara de boba ao descobrir que o excesso de confiança na tecnologia ainda é a fórmula que leva ao fracasso. Antes isso do que comprovarmos que a F-1 estava completamente enganada enquanto a Virgin estava certa sozinha.

Sobre o treino desta quinta, a turma no geral se dedicou ao longos stints, então não há problema em se deparar com uma Toro Rosso em 2° lugar. O dia foi liderado por Kamui Kobayashi, com uma volta engana-trouxa no finzinho do treino, digno de um time que implora por patrocínios. Pobre Sauber...

Williams e McLaren tiveram dificuldades durante o dia. Hulkenberg estacionou com problemas hidráulicos pela manhã, enquanto Jenson Button teve de desligar a MP4-25 no final da tarde.



Jerez, dia 2:

1. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min19s950 (103 voltas)
2. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min20s026 (121)
3. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min20s618 (83)
4. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min20s629 (67)
5. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min20s754 (80)
6. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min21s083 (124)
7. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min21s424 (129)
8. Robert Kubica (POL/Renault), 1min22s003 (103)
9. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min22s043 (99)
10. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min29s964 (11)

13 comentários:

Renan disse...

a asa dianteira ja se quebra no seg 00:19 do video, esfarelo depois q pegou na zebra.....

Luiz Sergio disse...

Não deu para compreender, a equipe testou mais de 500 horas do computador e nunca deu pane nenhuma, vão ter que voltar para o CDF e descobrir qual é o problema dessa pista(????)pois no CDF ela aguentou mais de 500KM por hora, nesse tipo de pista e até em pista de Rally(????), o maior problema que não ficou nenhum pedaço para que o computador pudesse analisar?????

Luiz Sergio disse...

Já descobriram o culpado, foi o rapaz da limpeza que deixou cair o biodegradável na resina da peça, quem dedurou foi o computador em parceria com o programa CDF e já descobriram até que o rapaz da limpeza tinha contrato com empresas de túnel de vento!

Gustavo Sirelli disse...

Estranho esse de negócio de 'tomara que dê errado'. Só porque chegou agora, não pode arriscar algo novo e acertar? Às vezes, justamente por já estar no sistema há muito tempo, não enxergamos as novidades, por mil circuntâncias.

De qualquer maneira, é bom termos em mente que o túnel de vento já é algo obsoleto e em muito pouco tempo, seja com o acerto da Virgin ou não, será aposentado.

Estevis disse...

Também não entendo o motivo de uma equipe estreante fazer o mais difícil, monta um carro totalmente digital e depois na pista o carro desmonta sozinho. Como você disse não foi uma inovação e sim uma burrice já que as grandes equipes não utilizaram este recurso, por que uma equipe nova deveria dar uma do contra, agora paga o preço.
Gostei do seu blog, também tenho um, aceita parceria??? Entre no meu http://omelhordaformula1.blogspot.com/ e deixe um comentário com a resposta. Obrigado.

Aderson Pereira disse...

Desde que o carro vem pela reta, dá pra perceber que as extremidades do aerofolio estão praticamente "escoradas" na pista. Eu quero acreditar que tenha sido erro de montagem.

Mas será que o desenho feito no CFD não previu uma torção em demasiado por causa da força do vento?? Já imaginou se isso acontece com a asa traseira naquele retão de barcelona??

Até o proprio genio da aerodinamica, Adrian Newey, está em duvida quanto a eficiençia desse carro feito só no CFD!

Leandro Almeida disse...

Ahh... hj vim aqui para fazer uma coisa bem diferente do comum...
quero corneta a globo.com....
sempre vi matérias de formula 1 por lá, não como unica fonte mais sempre para saber se tem algo de novo que nos outros sites não tenham, a exemplo a noticia da armação de Cingapura que o site postou a novidade antes de todos que eu conheço. Mais desde que começo noticias sobre o ano de 2010 vem uma série de noticias ou inúteis ou um pouco ridículas, será que mudaram o editor/escritor?
1º é a história de chamar a Virgin Racing de Manor.
2º dar noticias muito sem informações como mudanças de regulamento, ou o que os pilotos disseram, parece edição de big brother brasil.
3º e mais inrritante é as noticias do teste, quando estampa la uma equipe como STR ou Sauber como surpresa do dia e dizer que Ferrari, Alonso, Felipe, Mclaren, Button, Hamilton, Mercedes, Shumi, Rosberg... qualquer um desses, que eles tenha decepcionado.
Ahh vão catar coquinhoooo...
puts..
decepcionaram quem???
te garanto que se a Ferrari encheu o tanque e ficou em quarto eles dão o dia como proveitoso.
É muito vago a informação sobre a situação de teste para dizer se decepciono ou não.
Depois o internalta que não entende muito sobre o esporte e gosta de assistir vai ler la na primeira pagina e vai começar a deduzir besteiras como eu mesmo ja escutei uma pessoa chegar pra mim e falar que a Mclaren vai mal e que Rubens Barrichello tbm ta mal.
AFF..
fico nervoso com isso.

Abraçoo

Marcelonso disse...

Salve Felipe,


Olha,eu to achando que o pessoal não bateu o tempo recomendado que estava na caixinha de polvilho!
Esse caras sei não...

Estou add o seu blog nos meus favoritos,coisa que já devia ter feito ha muito tempo.

grande abraço

Ron Groo disse...

A asa estava mal fixada, poderia ter acontecido com qualquer equipe.
Eu ainda acho que eles vão andar bem.

Renato disse...

Na minha modesta opinião, a "novidade" trazida à Formula 1 pela Wirth Research é muito bem-vinda (ainda tem hífen?).

E é uma novidade não tão nova assim... o mesmo Nick With & Cia já utilizou essa 'nova' tecnologia em protótipos e, parece, foi bem sucedido... e muitos pilotos dizem que um protótipo é mais ou menos um F1 com mais carenagem...

Como toda novidade - e por que não, avanço tecnológico -, eles enfrentarão alguns problemas no início. É completamente normal! Será que alguém esperava ver um comportamento 150% perfeito do carro da Virgin em seu primeiro - PRIMEIRO!! - teste pra valer???

Acho muito cedo pra 'detonar' essa tecnologia... até porque ela é a tendência para o futuro... Nao sou tão velho assim, mas até imagino os comentários de algumas décadas atrás:
"por que inserir uma novidade maluca dessas na F1?" ou "isso nunca dará certo!" ou ainda "a gente sempre fez assim e assim, por que mudar agora?"... Esses teriam sido, muito provavelmente, os comentários acerca do TÚNEL DE VENTO...

um abraço

Marcos disse...

É lógico que é preferível que a equipe tenha sucesso nessa sua tentativa sem túnel de vento.

Querer que dê errado é querer que a F1 continue como é. Com as grandes dominando e as pequenas sem capacidade de correr junto nunca.

E outra : se puderem desenvolver um carro razóável que seja sem túnel de vento, será um grande estímulo à redução de custos. Que a FIA tenta impor e só faz bobagem.

Nesse sentido a iniciativa dessa equipe é muito boa (e tambem por que eles nao tem grana pro tunel, mas isso não importa)

Marco Gonçalves disse...

Antes de comentar o CFD "broken wings" da virgin, queria dizer que me ri imenso com a piada maldosa. Está simplesmente divinal.
Quanto ao CFD? Bem,quanto ao CFD, eu estou totalmente de acordo com a virgin, que procura inovação, e acredito que consiga. A asa? podia ter partido como qualquer uma numa outra equipa qualquer. É preciso dar tempo.
Não se pode esquecer,que todas ou quase todas as equipas,actualmente,têem super computadores, simuladores de pistas, de carros, set-ups, etc. E já todas se renderam aos simuladores. É uma questão de tempo. Deixem os homens da virgin trabalhar. Eles prometem ser uns rapazes tão ou mais engraçados que a malta que faz o "redbulletin". Eles são definitivamente uma pedrada no charco no cinismo cinzento da F1 actual.
Quando ao CFD, de lembrar, que quando foi inserida a Centralina unica feita pela McLaren, algumas equipas, que há anos trabalham com electronica, não conseguiram por o motor a trabalhar nos primeiros dias de testes.
Portanto, não se critique nem se esfolem já os homens da virgin. Eu acredito que ainda nos iremos rir muito com estes bad boys.

Anselmo Coyote disse...

Achei o máximo ver esse carro descongelando. Acharia o máximo do máximo ver a cara do Di "eu sou o máximo" Grassi. Não quero nem saber. F... you, Lucas.

E o Kobayote, hein? É do ramo

Abs.