terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Piloto contratado, piloto ameaçado



FELIPE MACIEL


Não sei com que frequência isso acontece no grid, mas talvez não seja errado dizer que a cultura Briatore ainda vive dentro da Renault.

Firmar contrato com um piloto inserindo obrigação em número/porcentagem de pontos me parece extremamente negativo. Não existe cláusula para engenheiro do tipo "se o bólido tomar mais de 1s da Ferrari, o time poderá rasgar seu contrato". Mas com piloto existe.



Segundo informações de uma agência russa, Vitaly Petrov tem, formalmente, o dever de marcar pelo menos 25% dos pontos de Robert Kubica. Isso é mais que mera desculpa para justificar uma possível demissão: é quase uma ferramenta de coerção.

Quando o piloto vive uma fase dura em que a tudo sai errado, a pressão se multiplica por força de contrato. Prejuízo para ele, prejuízo para a equipe.

Esse método de "pressão total" tanto sobre os pilotos oficiais quanto os jovens de base fez com que a própria Renault dispensasse Robert Kubica de seu programa de desenvolvimento. O erro está comprovado: anos depois, o time francês emprega o polonês voador, já renomado no ambiente da Fórmula 1. Mas se eles não aprendem, vai se fazer o que?

3 comentários:

Thiago Wilvert disse...

Chega na metade do campeonato, o cara não rendeu o percentual que queriam...
Rua...
Ok! Chamam outro que tem menos experiência ainda pra pilotar (ex: Grosjean) e faz pior que o outro que estava empregado...seis por meia dúzia? Nem chega a isso! Sacanagem...

(Salvo casos estilo Koba, que chega já fazendo bonito.)

Luiz Sergio disse...

O respeito pela grande fabrica Renault, a muito já diminuiu, essa é a equipe renault, a visão dessa equipe é o apoio 100% para o primeiro piloto e para o segundo piloto sobra ser o bode expiatório, aquele que vai ficar queimado, pois contratam pilotos sem experiência e querem algo que só com o tempo, mais os novos pilotos não tem esse tempo.

Aderson Pereira disse...

Petrov essa semana disse que não vai ser 2º piloto da Renault. (Já escutei essa conversa antes! Só não lembro aonde. :) )

Agora entendi o que ele quis dizer. Não vai cumprir a clausula de desempenho estipulada em contrato e vai tomar um pé na buzanfa.
Não vai ser nem 1º, nem 2º. Vai ser demitido mesmo!!