FELIPE MACIEL
O Blog F-1 deixou no ar a seguinte indagação: Qual o tipo de escuderia ideal para um piloto estrear?
Após 84 votos, a pesquisa fechou assim:
Equipe média - 66,7%
Equipe grande - 14,3%
Equipe pequena - 10,7%
Tanto faz - 8,3%
Comparando com minha modesta opinião, considero este resultado impecável. Por eliminação, uma escuderia média é mais negócio que as demais.
Estrear em time grande provoca alta pressão por resultados logo de cara. Um Lewis Hamilton não nasce todo dia para chegar andando igual a gente grande em carro de ponta, como se já fizesse parte daquele meio há anos. Se correr no fundão tem o efeito inverso, aliviando a pressão sobre o piloto, outros importantes fatores também sofrem inversão: o mérito e a visibilidade, por exemplo. Por mais que o cidadão faça um bom trabalho, ninguém estará olhando para ele, portanto dificilmente algum chefão da escala superior do grid estará inclinado a contratá-lo. Vide o Adrian Sutil, que entalou na mesma equipe desde a estreia, por mais que já tenha feito por merecer um lugar melhor. Resta o meio termo da equipe média, onde o estreante encontrará a pressão necessária e a justa visibilidade do trabalho que desempenhar.
Ali do lado, está no ar a nova enquente do blog, com uma pergunta que pensava em fazer há um bom tempo. Vamos participar, clica lá!
1 comentários:
Concordo 100% que estrear em equipe media ou até pequena é, psicologicamente falando, muito bom para o piloto.
Mas estrear em equipe grande não é mal negocio. Desde que ela tenha um carro decente e um ambiente que valorize o piloto. Hamilton estreou numa Mclaren desenvolvida com ajuda do Alonso. Sem querer tirar o merito do piloto mas foi uma teta pra ele. E ainda tinha um chefe de equipe que lhe fazia todas as vontades e dava total apoio.
E o Nelsinho Piquet? Estreou tambem numa equipe grande mas o carro era ruim e o seu chefe de equipe um carrasco que não lhe dava apoio e assistençia nenhuma. Psicologicamente foi tragico para o NAP.
Então é bem melhor para um piloto começar numa equipe media que tenha, de preferençia, um chefe de equipe envolvido com o esporte.
Feliz daquele que pode estrear numa Sauber ou Williams. Terá uma excelente escola de apredizagem.
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