FELIPE MACIEL
Nos último anos era realmente difícil inovar no pit stop. A mangueira standard de reabastecimento era o gargalo, o que restringia as opções das equipes.
Uma iniciativa de pouco destaque, por exemplo, foi a invenção da Toyota, mas apenas para danos na asa frontal. O aerofólio novo era acoplado ao macaco dianteiro, enquanto dois mecânicos removiam o bico danificado. Em seguida, o mecânico da frente encaixava o novo bico empurrando o macaco até o carro, e o ajuste levava menos tempo. Uma pequena mitigação para um problema que a F-1 não conseguiu resolver até hoje: os demorados pit stops em caso de asa danificada.
É impossível falar de inovação nos boxes sem citar o dispositivo infeliz lançado pela Ferrari há 2 anos. O pirulito eletrônico foi capaz de "cassar" um título. O aparelho foi apresentando suas fragilidades pouco a pouco, os espectadores esperavam o dia em que aquela geringonça provocaria uma lambança homérica, mas a equipe insistiu em usá-lo. O desastre anunciado veio a ocorrer no GP de Cingapura, quando Maranello pagou caro pelos supostos 4 décimos de vantagem que a sinaleira deveria trazer.
Se me permitem, prefiro usar um vídeo mais antigo da Ferrari para ilustrar. Todos já se cansaram de ver a comédia pastelão de Marina Bay, está perdendo a graça; melhor exibir um trabalho de pit mais romântico, como esse de Niki Lauda na Espanha, em 1974.
De volta aos tempos modernos, cada time se prepara para realizar seus super pit stops à sua maneira. A primeira a querer meter medo na concorrência foi a Williams, que anunciou paradas de boxes na casa dos 2 segundos, o que provavelmente consiste num blefe de um segundinho. Mas a agora chegou a vez da Ferrari ameaçar o mesmo, sendo que os homens de vermelho possuem uma arma especial para validar esta possibilidade.
A escuderia de Domenicali desenvolveu uma porca cônica que pode ser mais facilmente encaixada e removida. Ela ainda tem acionamento automático no fecho, uma novidade de fazer a concorrência arregalar os olhos.
Será que alguém pensará em algo mais eficiente? Ou os times vão precisar copiar a ideia para não sair perdendo?
Mais do que nunca, os pilotos precisam de uma boa equipe nos boxes. O tempo que ele consegue na pista pode ser perdido nos pits. Ou vice-versa. Não estamos certos de que o fim do reabastecimento automaticamente trará ultrapassagens, mas que vai trazer emoção nos boxes, ah vai...
4 comentários:
Se bem me lembro da ultima invenção rossa - o pirulito eletronico - deu merda.
Esta porca cônica tem tudo pra ser cômica.
Acho que vai dar certo, pois
a Ferrari foi uma das que mais teve kilometragem nessa pré-temporada
e eles não tiveram problema algum com roda escapando do carro
Quando o assunto é Ferrari podemos desconfiar sempre. As trapalhadas marcam a equipe italiana faz tempo, não duvido essa porca agarrar em algum pit stop em que fizerem.
Eu quero ver o dia em que vão inventar um modo de retirar e fixar as rodas sem o uso das pistolas pneumaticas. Tudo na base do encaixe ou um tipo de presilha.
Ae sim a coisa vai ficar rápida.
E seguindo o pensamento do Groo: Já imaginou se essa porca cônica cisma de não sair? Que porcalhada vai ser!!!
Postar um comentário