terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Pré-Temporada Quente



FÁBIO ANDRADE


Esse é apenas o segundo dia de atividades, mas a pré-temporada desse ano da Fórmula-1 em nada vai se parecer com o modorrento período de testes do ano passado. O autódromo em Valência está movimentado, e os acontecimentos extra-pista temperam com cores vivas os testes de 2010



Depois de viver um campeonato divertido e com uma corrida de encerramento inesquecível em 2008, a Fórmula-1 alcançava a pré-temporada em 2009 de forma radicalmente diferente. O novo regulamento que passou a vigorar transformou os testes de pré-temporada do ano passado em eventos mais rodeados de dúvidas do que de elucidações (algo não totalmente fora de lugar em 2010, já que para a F-1 vale a máxima: “treino é treino, jogo é jogo”). Em meio a testes que não diziam propriamente algo sólido sobre o posicionamento de forças para a temporada que estava para começar, as poucas contratações e demissões fizeram escassear o já escasso noticiário da categoria durante os testes.

Quem chega aos portais automobilísticos hoje se depara com manchetes fartas, letras garrafais, enviados especiais e muito conteúdo. É fácil dizer: essa é a pré-temporada mais movimentada em anos. A volta de Schumacher, o incerto futuro de equipes como a Campos e a USF1, os lançamentos de carros em sequência, a ameaça de retorno da polêmica dos difusores, tudo isso rende uma semana de testes excepcionalmente intensa.

Na pista, mais uma vez, Felipe Massa (testando um novo modelo de capacete) liderou a tabela de tempos, fazendo, assim como ontem, o maior número de voltas na pista do autódromo Ricardo Tormo, em Valência. Massa fez 124 giros com a F10, o melhor deles em 1m11s722.

massa testa novo capacete ricardo tormo 2010

Atrás da Ferrari de Massa, a Sauber voltou a impressionar, assim como ontem. Com o japonês Kamui Kobayashi pilotando, o carro do time suíço fechou o dia novamente com o 2º melhor tempo, tal como ontem.

Melhores tempos do dia em Valência

1 - Felipe Massa (Ferrari) - 1:11.722 - 124 voltas

2 - Kamui Kobayashi (Sauber) - 1:12.056 (+0,334s) - 96 voltas

3 - Lewis Hamilton (McLaren) - 1:12.256 (+0,534s) - 108 voltas

4 - Robert Kubica (Renault) - 1:12.426 (+0,704s) - 119 voltas

5 - Nico Rosberg (Mercedes) - 1:12.899 (+1,177s) - 119 voltas

6 - Rubens Barrichello (Williams) - 1:13.377 (+1,655s) - 102 voltas

7 - Sebastien Buemi (Toro Rosso) - 1:13.823 (+2,101s) - 107 voltas

Pontuação e Qualifying

Indefinido desde que a primeira proposta de mudança ganhou força na FIA, a tabela de pontuação foi finalmente ratificada hoje. O sistema aprovado (um inferno para fazer as contas após cada corrida, diga-se)  aumentou a diferença no valor da pontuação entre o 1º e o 2º colocados e distribuirá pontos para os 10 primeiros colocados de cada corrida na seguinte ordem: 25 para o vencedor, 18 para o segundo, 15 para o terceiro, 12 para o quarto, 10 para o quinto, 8 para o sexto, 6 para o sétimo, 4 para o oitavo, 2 para o nôno e 1 para o décimo.

A comissão da FIA para a Fórmula-1 também definiu a regra para o uso dos pneus durante as sessões classificatórias. Os 10 primeiros colocados na classificação irão largar com os mesmos pneus com que terminaram a sessão. A justificativa da FIA, como de costume, é motivar o aumento de ultrapassagens em pista durante as corridas, dadas as diferenças de performance entre os 10 melhores classificados (que começarão a corrida com pneus já utilizados por, pelo menos, 3 voltas) e o restante do grid (que largará que pneus novos).

pneus

Stefan GP, doce leviandade?

Porém, o que mais chamou atenção hoje não foram o resultado dos testes em Valência nem as definições da FIA. A escuderia sérvia Stefan GP anunciou repentinamente que levará equipamentos (carros?) para o Bahrein, sede da primeira etapa do mundial, sem ao menos ter a vaga no grid garantida.

O anúncio aparentemente insólito da Stefan num ambiente de relações políticas atabalhoadas como a Fórmula-1 indica que ou os eslavos realmente estão apenas atirando no escuro (o que parece, apenas parece, ser muito improvável), a espera da retirada de algum dos times mais frágeis como Campos e USF1, ou realmente ouviram o canto do passarinho verde e já sabem de algo ainda não revelado. No terreno movediço sobre o qual acontecem os arranjos dos bastidores da Fórmula-1 nenhuma das duas hipóteses é plenamente impossível.

9 comentários:

Caco Brandenburg disse...

Que diabos de "antena" é essa da Ferrari? A McLaren tb tem a sua, com tamanho menor. Pra que serve? Isso é usado só na pré-temporada, ou em toda a temporada? Tenho a impressão que ja vi esse "troço", mas não lembro quando.... Valeu!!!

Felipe Maciel disse...

A antena auxilia o recolhimento de dados da telemetria. Felizmente só é usada durante a pré-temporada mesmo...

Abs

Thiago Wilvert disse...

E esses tempos da Sauber? Será que não é algum tipo de jogada pra conseguir patrocínio? Sendo ou não, espero que consigam apoio.

Quanto a regra dos pneus, não sei se muda muita coisa. Os compostos de 2010 foram projetados para suportar bem o peso do carro com tanque cheio. Considerando que foram utilizados na classificação com tanque praticamente vazio e por pouco tempo, acredito que não estarão desgastados a ponto de prejudicar.

Putz, ou os caras da Stefan GP são meio loucos, ou realmente eles sabem de algo que não sabemos. Porque mandar os equipamentos (não sei o que definem como isso) para o Bahrein assim "sem compromisso" seria um belo dinheiro jogado fora. Ou são uns chatos teimosos mesmo...kkkkkkkkkkkkkk

Abraço!

Ron Groo disse...

Estou apostando que a Stefan corre, e a Usf1 e Campos não.
Por enquanto estes testes só servem pra ver se os carros andam mesmo. De resto ta até chato.

Fábio Andrade disse...

Thiago e Groo,

Se o meu palpite interessa a alguém, acho muito certo que a Stefan acabe estreando dia 14 de março no Bahrein. Do jeito que o jogo político corre na F1 não acho impossível que os sérvios já saibam de algo que ainda não veio a público. Reforça a minha suspeita a notícia recém divulgada de que eles irão lançar e testar um carro próprio no final do mês no circuito do Algarve.

Acho difícil um empresário ou um dono de equipe arquitetar uma manobra dessas simplesmente esperando que o acaso trate de tudo e que uma vaga milagrosamente apareça.

Anderson Nascimento disse...

Oi pessoal,
acredito sim que a Stefan vai estar no grid no dia 14 de março. E acho que quem vai acabar deixando a F1 é a Campos. Uma pena para Bruno Senna. A USF1 está misteriosa, mas vai acabar completando o grid. Valeu galera! Parabéns Felipe e Fábio pelo blog!

Felipe disse...

pois é...

tá parecendo que os caras vao estrear mesmo...

Fabio, não tinha tido tempo de lhe desejar boa sorte nessa nova empreitada. Fiquei muito contente de vê-lo por aqui!!!

Parabéns e sucesso a vc e ao Felipe.

Abração!!!

Fábio Andrade disse...

Anderson e Felipão,

Obrigado a vocês pela visita!!

Pinheirinho - Brasília/DF., Brasil. disse...

Alonso mostra suas garras. No primeiro teste com a nova Ferrari, bicampeão pulveriza os tempos de Felipe Massa e domina o terceiro dia de treinos em Valencia, na Espanha.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com