sexta-feira, 11 de maio de 2007

Penitência

Antes de mais nada, gostaria de dizer que este post não foi criado com a intenção de fazer críticas à Igreja, aos fundamentos da religião, aos gastos do Vaticano ou ao passado do papa, até porque muitos blogueiros já o fizeram. Dirijo-me diretamente à instituição da Rede Globo.
Todos já devem estar cientes que a corrida no domingo será transmitida entre 9h e 10h, devido ao corte na programação em virtude de mais uma missa da santidade papal.
Ora, o principal objetivo da vinda do pontífice ao Brasil era a canonização do Frei Galvão, um fato consumado. Diante de todas as missas realizadas pelo Bento XVI, justo a deste dia 13 deveria ser transmitida ao vivo? Até onde eu sei, neste domingo ninguém vai canonizar ninguém. E se este evento é, de fato, de suma importância, que seja transmitida depois da corrida, afinal que diferença faz assistirmos à cerimônia em tempo real ou não?
Essa decisão definitivamente é absurda. A cobertura feita pela Globo já é o suficiente. Eles falam do papa durante os telejornais, aproveitam o comercial para mostrar o Bento indo e o Bento vindo, proferem comentários medíocres, como "aquele rostinho santificado", mostram várias vezes a mesma cena em que o papa acena... Mas interromper o GP da Espanha é o único ato capaz de nos despertar os instintos mais primitivos.
Mas ainda poderia ser pior. Pelo menos não tem Esporte Espetacular neste domingo. Desta vez, seria insuportável aguentar aquela musiquinha:
Papa-papa papa pá
Papa-papa papa pá
Papa pá
Papa-papa pá...

14 comentários:

Anônimo disse...

oi Felipe, acho que a questao pode ser analisada por outro modo: certamente a Globo calculou que a venda de patrocínios para a transmissao desta missa dá mais lucro do que para transmitir a F1, e como vivemos no capitalismo, é isso que interessa (e é óbvio que eles estao se lixando para o público de F1, que é certamente menor do que o "papal" e que nas próximas corridas vai voltar a assistir na Globo de qq forma). Dado que a missa virou prioridade, eles podem ter se questionado: transmitimos só 1h de F1 ao vivo ou nao transmitimos NADA ao vivo? aí alguém deve ter tido a sensata idéia de garantir uma boa audiência ao menos entre as 9 e 10h. Eu sei, todos fanáticos por F1 estao putos da cara, mas esse é o sistema em que a gente vive. Às vezes estamos no lado mais fraco da corda. Infelizmente, existe o monopólio de transmissao, mas certamente a Globo para a FIA/FOM muito bem por isso, e nao sai alguma centenas de emails para eles que vao mudar alguma coisa. Azar o nosso.

dea disse...

Missa do domingo, dia 13 :P

Cansei de espernear... adianta nada mesmo. Vai passar um VT depois da missa.

bjs

Anônimo disse...

Isso é que eu chamo de um comentário totalmente alienado. A Globo está coberta de razão em transmitir a missa do Papo. Trata-se de um evento de importância extremamente superior a qualquer corrida que possa acontecer. Não é qualquer coisa não, é o lider da maior instituição religiosa do mundo, e que é considerado, pelo seu dogma, um santo vivo. Todos nós, fãs de corrida, gostaríamos de assistir à Fórmula 1, mas diante da decisão da Rede Globo (uma das pouquíssimas redes do mundo a transmitir toda a corrida sem intervalos) não há argumentos.

Anônimo disse...

E outro dado importante: não, ao contrário do que o zé disse lá em cima, a Globo não vai vender os anúncios da missa para empresa nenhuma. Chega de perseguir a maior rede do nosso país. Quero ver aguentar a Record no dia em que ela se tornar a mais assistida

Anônimo disse...

Ei anônimo, pq não se identifica? Feio isso, de acusar os outros de alienação. Ninguém negou que o país seja de maioria católica, assim como ninguém pode se alienar de que nossa constituição delimita a liberdade de credo e de expressão, portanto o blogueiro Maciel está em plenos direitos de suas declarações.
Quanto à Globo, ela não transmite nada por desapego.. Não é mais questão ética e moral do que é financeira para o Plin Plin. Vão transmitir tudo que tiver do Papa, pq o mercado de católicos é enorme e com isso se alimentam melhor dos patrocinadores SIM! Quanto a não termos F1, lástima... Mas até começo a me conformar com 1h de prova, mas podiam passar todo o final depois, ao invés de um compacto, seria mais respeitoso com os espectadores de F1

Felipe Maciel disse...

Respondendo ao anônimo que se acha dono da verdade:
Acho que a resposta do Bernardo já seria suficiente, são argumentos de muito mais peso. Só acrescento uma observação, que é sobre o fato de o papa ter realizado missa na sexta mais importante que esta do domingo e não ter sido transmitida ao vivo. Outra coisa é que se esta do dia 13 daria tanta audiência quanto, caso passasse na TV após a corrida. Aliás, nem deveria ter dito a palavra "acrescento", afinal isso está escrito no post, caso não tenha reparado.
Quando for replicar uma idéia, cuida para que seu argumento não seja mais fraco que o anterior. E quando for discutir, trate com o devido respeito a pessoa a quem se dirige, caso contrário, vá se confessar.

E, Andrea, obrigado pela correção. Deve ter sido a ansiedade...

Abraço a todos, inclusive aqueles que não têm nome.

Rodrigo disse...

Eu não costumo falar com uma parede. Mas de qualquer forma, me dirigindo ao anônimo: visite meu blog. Não sou uma pessoa religiosa, não sou católico, evangélico, budista, islâmico...e sim, agnóstico, mas lá tem algumas verdades sobre a religião do "Papo", como você mesmo disse.

O dia que uma missa for mais importante que uma corrida de F-1, um jogo de futebol ou qualquer outro evento, nós conversamos.

Unknown disse...

Não acho que devemos entrar em discussão religiosa, sabemos que isso não leva a nada. Não sou católico, sou fã de automobilismo em geral, e estou revoltado com essa situação. Nem ao menos transmissão pelo SporTV nós vamos ter. Também acho que não teria problema algum transmitir a missa com um atraso de meia-hora, quarenta minutos que seja.
Revoltante...

Gabriel Souza disse...

É Felipe, concordo com o que você disse. E o pior é que a Rede Globo adora impor certos padrões de comportamento... Tb acho que se a Record fosse a 1ª seria grave... enfim, estamos perdidos... O jeito será ouvir o final da corrida no rádio.

Anônimo disse...

Seguindo a manada quero convidar o tal anonimo lá pro meu blig...
Vai lá, vai. Pra você ver o que acontece...Eu não sou fanatico não, mas te acerto com um pneu biscoito daqueles dos anos 70 só pra você ficar esperto. E tem mais acabo de criar a campanha "VAI ANONIMO" pra estes tipos que não tem coragem de assumir suas apiniões.
E a Globo vendeu sim cotas de patrocinio para a missa do Bentão. Vocês vão ver...
Missa do Papa um oferencimento Clinicas Vaticano, onde seu papanicolau sai na hora.
EEEEECCAAAAAAA.
Ron Groo

Unknown disse...

Pronto, consegui dar meu jeito de assistir a corrida. Pra quem é usuário do linux, tem um programa chamado SopCast. É uma TV p2p pra linux com uma qualidade muito boa.
Descobri 2 canais que tem transmissão da f1. Star Sports e CCTV. O problema da CCTV é que a transmissão é em (acho) chines, mas a transmissão de dados é melhor.

Viva Elvis Brasil disse...

Me acabei de rir com o papapapapapapá... hahahaha muito criativo, Felipe!

Anônimo disse...

boa felipe, mas prefiro ouvir papapa,papapa da-lhe massa.

Anônimo disse...

Enquanto a Globo e outros três canais passavam a missa Massa ganhava a corrida.
Não sei porque a Globo perdeu 10 pontos de audiencianos primeiros cinco minutos e mais 6 pontos até o final da missa.
Bem feito.
Alias como outras tres emissoras estavam passando a mesma missa, com as mesmas imagens, todas geradas pela TV Vaticano o que será que a Globo achou?????????
Catolico sim, mais não é por isso que tenho que assistir missa do Papa.