terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Em extinção

A revista alemã Auto Motor und Sport traz uma notícia meio chata nesta semana. Na verdade, já era de se esperar que a Super Aguri fosse enfrentar problemas para se manter no grid de 2008, e finalmente as complicações se concretizaram.
Segundo consta, a Honda estuda a possibilidade de fechar as portas da equipe B para evitar prejuízos. A sua campanha nesta temporada foi bastante positiva, porém o rendimento sofreu uma baixa na reta final do campeonato, quando seu patrocinador principal lhe deu um calote, comprometendo nitidamente o desempenho nas últimas provas.
A Aguri passou boa parte do ano mais bem classificada que a matriz, mas não foi suficiente para atrair fortes investimentos. Conseguiu marcar respeitáveis quatro pontos com o japonês Takuma Sato, e todos esperavam que a dupla de pilotos fosse ser mantida na escuderia. Agora está explicado o motivo da demora da confirmação.
A direção da Honda se reunirá para decidir qual será o futuro da equipe. Eles não estariam mais dispostos a insistirem no projeto, uma vez que tiveram de arcar com mais da metade das despesas da filial ao longo do ano. Uma possibilidade a ser estudada é que a permanência do time colabore na coleta de dados nos testes coletivos, driblando o regulamento que restringe o limite de testes anuais em 30 mil quilômetros, mas a manobra já foi realizada e houve protesto por parte de outras escuderias; talvez não valha a pena.
É triste mas não tem jeito, é o dinheiro que domina hoje em dia. Enquanto a Honda pode se dar ao luxo de correr sem exibir patrocínios, há quem dependa inteiramente de um apoio financeiro para se sustentar. Paciência.
O destino das simpáticas Aguris deve ser definido ainda nesta semana. Torçamos para o dia do fico.

3 comentários:

Renan Becker disse...

as equipes de F1 são assim mesmo. elas vem e vão conforme os poderosos acharem melhor, nem sempre dependendo da posição no campeonato.

Priscilla Bar disse...

É meio complicado mesmo! Se vc é uma Mclaren da vida e quer manter uma Prodrive ,ok!,pq tem dinheiro,é equipe de ponta e tal.Agora uma Honda ,que fez o papelao que fez esse ano,com os gastos e prejuízos que teve,manter uma filial??!!Como??Se eles nao dao conta nem deles mesmos...E olha que quase que a SA bateu a Honda...por 2 pontos.

Beijos

Vinicius Grissi disse...

Bacana o blog! Depois dá uma passada lá no meu, quem sabe podemos trocar links.

Infelizmente a Aguri pode não tornar-se realidade. Seria uma equipe bem charmosa, e contaria com minha torcida. Mas o dinheiro que rola na parada é muito grande!