quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Regrinhas

O retorno dos pneus slicks prometido para 2009 certamente desperta bastante interesse do público, mas o presidente da FIA faz questão de avisar que a mudança ainda não é garantida. A medida tem o seu objetivo, e se ele não for alcançado, os pneus com sulcos naturalmente permanecerão na categoria.
"A teoria é: muito menos força aerodinâmica e mais aderência mecânica devem melhorar as corridas e as ultrapassagens. Se a redução prometida no downforce não ocorrer e as velocidades em curva subirem, simplesmente teremos que voltar a usar os pneus sulcados. Não queremos fazer isso, mas, algumas vezes, os especialistas dizem que o downforce cairá em 50% e não acontece dessa forma. Então, as velocidades disparam novamente. Temos a resposta se for necessário", ameaça Mosley.
Uma outra alteração no regulamento de 2009 está provocando polêmica e já causou protesto da Associação de Pilotos, a GPDA. Coulthard critica a abolição dos cobertores de pneus, que são responsáveis pelo aquecimento parcial dos compostos, e é utilizado enquanto os carros estão parados nos boxes ou no grid de largada.
"Estou completamente preocupado com a diferença de temperaturas dos pneus entre os carros, principalmente em uma situação como a classificação. Eu conversei com alguns pilotos sobre isso e todos concordam que se os pneus não tiverem mais os aquecedores, quando for para a pista, a diferença será muito grande, o que pode ser considerado muito perigoso. A diferença de velocidade é muito grande".
O escocês utilizou sua coluna no site ITV para dissertar a respeito.
"É uma idéia absurda. Vamos perder mais tempo dando voltas somente para aquecer os pneus em uma temperatura decente".
Os responsáveis pela nova regra acreditam que haverá redução de velocidade com os pneus mais frios e alegam que eles não perderiam pressão enquanto o safety car estivesse na pista.
Réplica do britânico: "Os pneus trabalham com diferentes pressões em diferentes temperaturas. Uns podem ter 20 libras, outros 14. É uma questão séria de segurança".
É evidente que Coulthard tem toda a razão, essa nova medida só servirá para diminuir a segurança e aumentar os riscos, só a FIA que não quer enxergar o óbvio...
Por fim, uma novidade mais calminha, que entrará em vigor agora em 2008. A Federação determinou um conjunto restrições para o uso do túnel de vento. Cada equipe terá direito a apenas um túnel, que poderá ser utilizado 15 vezes num intervalo de tempo de oito horas, em apenas cinco dias por semana.
Os testes serão realizados com o ar em pressão atmosférica, com uma velocidade máxima de 50 metros por segundo. A escala máxima é de 60% em relação ao tamanho original e somente um carro usará o equipamento de cada vez. A FIA também vai limitar o número de funcionários deste setor para impedir que as escuderias mandem trabalhadores para outras áreas da seção aerodinâmica.
E qual seria o motivo de tanta implicância com o túnel de vento? Exato. Corte de custos. A tentativa de proteger as equipe pequenas é um ato nobre, mas isso não vai mudar muita coisa. De qualquer forma, a FIA programou uma reunião chata com as escuderias para 11 de janeiro, onde pretende lhes empurrar mais umas dezenas de restrições sobre sei-lá-mais-o-quê.
Haja restrição, amigo...

2 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Não acho que a volta dos slicks será a solução para todos os malesd a Fórmula 1. Mesmo assim, eles são essenciais para que as corridas da categorias se tornem um pouco mais animadas. E sobre a restrição do túnel de vento: não vai adiantar nada. As equipes sempre encontram outro lugar para justificar o orçamento...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Carlos Garcia disse...

Em cima do que diz o grande Gustavo... a maioria das tentativas de se diminuir os custos da Fórmula-1 gera um aumento nas contas... só o montante de estudos que se faz à cada redução já derruba a tese.