O DVD "Kimi made it at last!" (Kimi conseguiu, afinal!), que traz o documentário desta temporada, foi lançado na Europa, e uma passagem muito intrigante do vídeo anda fazendo especialistas de F-1 do mundo todo perder os cabelos: o suposto erro cometido por Lewis Hamilton aqui no Brasil.
O youtube abaixo mostra que o problema começou bem antes de o inglês pressionar o botão N, que coloca o carro em ponto morto. A pane se dá a partir do momento que ele baixa uma marcha para reduzir e fazer a tomada da curva. O giro do motor cai, e Lewis só pressiona o botão Neutral quando passa sobre a zebra, tentando desesperadamente recuperar o sistema. Com a telemetria, fica claro que o motor não morreu em nenhum momento, pois ele responde às tentativas de aceleração do piloto, o problema foi mesmo com o câmbio, que de 7ª desceu para neutro de uma só vez.
A questão é: depois da falha no carro, Hamilton apertou algum botão que não deveria?
Acompanhei a discussão no blog do Capelli, onde levantaram a possibilidade de que Lewis teria reiniciado o sistema duas vezes, perdendo, assim, o dobro do tempo necessário para recuperar o funcionamento do bólido. De fato, ele aperta o N duas vezes, mas se toda vez que o piloto utilizar o botão o sistema der boot, então isso deveria acontecer durante as largadas e pit-stops, e não é bem assim.
Para piorar a situação, também há quem duvide que o som esteja sincronizado com as imagens, portanto ainda aceitam a velha versão de que Hamilton teria colocado acidentalmente o MP4-22 em ponto morto. Eu já chequei várias vezes e vejo que o ronco do motor está em sincronia com as imagens. Mas ainda assim não é possível provar que o gráfico de tela acompanhou a McLaren em tempo real. Enfim, tem gente disconfiando de tudo, não está sendo fácil tirar qualquer conclusão das novas evidências.
Pelo menos para uma coisa isso tudo serviu: Hamilton pode ser inocente.
2 comentários:
Quanto mais mexer,mais vai feder.Pra mim isso já é caso encerrado.
Feliz Natal!!
Sinceramente, as imagens mostram que foi uma falha no carro (eletrônica) e não do piloto, mas o que me intriga é o Hamilton ter afirmado que errou, e também ter acontecido apenas uma vez a falha.
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