quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Que venha o Nelsinho

A badalada estréia de Nelsinho Piquet vem despertando comentários de peso neste período de pré-temporada. A análise do tricampeão Niki Lauda garante que o brasileiro será o piloto revelação de 2008.
"A performance mais garantida é a do Piquet na Renault. Ele conhece a equipe e os circuitos", afirmou. "Timo Glock terá de lidar com um carro difícil na Toyota, Sébastien Bourdais vai ter que esquecer todos os títulos e vitórias na Champ Car". Por último, e não menos importante: "Kazuki Nakajima mostrou na sua estréia no Brasil que é rápido, mas isso não serve para nada se continuar atropelando os mecânicos ao entrar nos boxes".
Por outro lado, o amigo e ex-empresário de Fernando Alonso, e dono da equipe Campos-Agag da GP2, Adrián Campos, disse na cara dura esperar que Nelsinho seja humilde e assuma o posto de segundo piloto do espanhol nesta temporada.
"Em primeiro lugar, Nelsinho Piquet precisa saber que seu pai é um tricampeão mundial de Fórmula 1 e só por isso temos de ter respeito. Parece que o garoto herdou o caráter e o orgulho de seu pai, mas ele precisará de humildade para saber quem é seu novo companheiro de equipe, para não causar uma crise como a que Hamilton provocou na McLaren".
Adrián culpou Hamilton por todo o conflito que houve na McLaren em 2007, além de alfinetar o chefão Ron Dennis e assegurar que na Renault será bem diferente.
"Hamilton não foi humilde ao dar aquelas declarações em Mônaco, onde tudo começou. Se você tem o número dois em seu carro, deve saber porque o leva. Ron Dennis não soube gerenciar esta crise, coisa que Flavio Briatore não permitiria".
A F-1 não é o esporte mais indicado para quem gosta de pedir humildade aos adversários, mas é certo que Briatore dará alguma proteção a seu pupilo que acaba de retornar ao berço da Renault, exigindo por contrato os privilégios que lhe faltaram na McLaren.
No início, talvez o comportamento do Piquet seja um pouco retraído, mas com o tempo ficará cada vez mais difícil segurá-lo. Ele sempre teve total apoio para desenvolver seu talento das pistas, e quando chega na categoria máxima, o pensamento se volta exclusivamente para a conquista do título mundial. Após um 2008 de muito aprendizado, não espere o Briatore que o garoto continue aceitando a subserviência dentro da equipe. Segundo piloto agora, talvez; segundo piloto em 2009, jamais.

4 comentários:

Net Esportes disse...

Ainda não tenho opinião sobre o Nelsinho, quero ver como ele irá se comportar dentro das pistas e também fora, as declarações e tudo mais......... vamos ver.

Lima disse...

Felipe,

Pois é... Tenho a mesma opinião que vc. Acho que vc toca num ponto interessante, que é o fato de que Nelsinho não ficará deslumbrado com ninguém, nem mesmo com um bicampeão, afinal, em casa ele tem um tricampeão lhe dando conselhos.

Também acho que no começo ele não partirá para cima como fez o Hamilton... Mas "step" eu duvido que ele tenha a intenção de ser.

Este post ficou perfeito.

Abraços!

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Felipe:
Há muito burburinho em torno da estréia de Piquet Jr na Renault, até o comedido e politicamente correto Fittipaldi deu suas alfinetadas... Só espero que todos esses elogios não mexam com a estrutura psicológica de nossa mais nova promessa. Como diria Evandro Mesquita em outros tempos: "Calma Bete, calma"...

Anônimo disse...

acho que ele será ao menos melhor que o filho do nakajima né? Vamos lembrar que sobrenome não garante talento...embora me pareça que o filho do meu piloto preferido é dos bons