quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Pitacos de gente grande

Ninguém anda tão empolgado com a contratação de Fernando Alonso quanto o chefão Flavio Briatore, que fez de tudo para receber seu pupilo de volta: "Nós melhoramos nossa estrutura técnica, aumentamos nosso orçamento em 30 milhões de euros e o Alonso quer ganhar corridas novamente conosco em 2008. Ele é o melhor piloto do mundo, ao lado de Michael Schumacher. Quando estávamos separados, não conseguimos ganhar. Estou certo de que criaremos um carro rápido e competitivo para estarmos entre as maiores equipes em 2008".
Mas por incrível que pareça, nem toda a equipe demonstra o mesmo entusiasmo do italiano, e o motivo talvez esteja relacionado a um passado recente, final de 2005, início de 2006, para ser mais exato; quando o espanhol assinou contrato com a McLaren sem avisar à Renault, o que causou pequenas desavenças com alguns funcionários da escuderia francesa.
O diretor de engenharia Pat Symonds acredita que o modelo R28 dará um salto de qualidade em relação ao carro da última temporada, mas não deixa de enfatizar que a evolução se deve ao trabalho da equipe, e não à presença de Fernando, que supostamente seria o responsável pelas melhorias na McLaren em 2007, hipótese da qual Symonds duvida.
"Fernando é só um piloto, não um técnico. A evolução deve ser feita pelo departamento de engenharia", afirmou. "Devemos entender os problemas de 2007 e resolvê-los. Creio que já conseguimos isso. A nossa responsabilidade é dar a Alonso um bom carro, competitivo, consistente e de fácil dirigibilidade".
Pat explica que a queda de rendimento neste ano ocorreu em virtude de falhas no setor aerodinâmico, mas garante que seu grupo já fez todas as correções necessárias para a construção de um excelente carro novo.
"Concebemos o carro em função de dados que, descobrimos depois, estavam errados. Consertamos isso, e agora existe uma relação entre o que vemos no túnel de vento e no carro na pista".
Em outras palavras, ele quis dizer que se o bólido de 2008 surpreender, o mérito é todo da equipe, não do Alonso. A gente sabe que não é bem assim...
Por outro lado, o presidente da Federação Espanhola de Automobilismo, Carlos Gracia, reclama do salário de € 30 milhões, que Alonso receberá em cada um dos dois anos de contrato que tem com a Renault.
"Para mim, Fernando vai receber pouco. Com todo o respeito, existem outros esportistas que ganham tanto ou mais dinheiro do que um piloto de F-1, mas que não passam por tantos riscos".
O bicampeão mal assinou o contrato, nem sequer sentou no carro, e já começou a ser alvo de diversas polêmicas bobas. Os comentários mais sóbrios a respeito da contração são de autoria de Isaac Prada, sensato engenheiro da equipe.
"O Alonso conhece os problemas que tem o carro, que são dois: a sua adaptação ruim aos pneus Bridgestone e o túnel de vento, que deu resultados diferentes aos obtidos na pista. Mas estamos trabalhando para modificar o equilíbrio entre os eixos, para termos um carro mais competitivo".
Ele conta que a passagem do espanhol pela McLaren pode ser útil à Renault, mas admite que os primeiros meses da nova temporada serão difíceis para o time.
"Tenho certeza que ele falou de algum sistema que tenha visto na McLaren durante a temporada que trabalhou com eles. É algo que sempre acontece quando um piloto troca de equipe".
"Acho difícil que possamos ganhar o campeonato, porque o carro chega com maus resultados. A Ferrari e a McLaren estão acima e a nossa luta será com a BMW".

3 comentários:

Anônimo disse...

FELIPE,

PARABÉNS PELO BLOG, MUITO BOM MESMO.

SOU + NELSINHO EM 2008 DO QUE ESSE BI CAMPEÃO CHATO E INSUPORTÁVEL! rsrsrs

LHE CONVIDO A ACESSAR O MEU TB: http:automobilismoemdebate.zip.net

VLW

Alexandre Ribeiro disse...

Caro FELIPE:
Polêmica é a marca registrada de Dom Fernandito e a sua volta à Renault não poderia provocar reação difererente. Muita gente pode não gostar dele, mas uma coisa é real: é um excelente piloto e para onde foi transformou sua equipe em vitoriosa.

Blog F1 Grand Prix disse...

A Renault está empolgada mesmo com o Alonso. Não acho que eles vão disputar o título no ano que vem, mas vitórias não seriam nenhuma surpresa...

Grande abraço!

Gustavo Coelho