O diretor-geral da Ferrari, Stefano Domenicali, contou ao La Gazzetta dello Sport as mudanças implementadas pela FIA no treino classificatório para a próxima temporada.
Em 2007, cada fase da sessão durava 15 minutos. Segundo Stefano, a primeira e a última parte do treino sofrerão alteração, somente a segunda foi mantida.
O Q1 ganha 5 minutos, portanto voltará aos antigos 20 minutos. Em contrapartida, o Q3, perderá 5 minutos, passando a durar apenas 10 minutos. Ficará proibido o reabastecimento entre o término do treino de sábado e a corrida do domingo.
A razão da mudança é óbvia. A Federação deseja encerrar a monotonia da super pole, em que os pilotos vão à pista para gastar combustível, fato que além de desanimar o público, configura uma agressão injustificável ao meio, já que não traz nenhum benefício à competição.
A novidade não parece ser a solução perfeita, mas não há como negar que o tempo ocioso, digamos assim, irá se reduzir. Em 2008, os dez mais rápidos poderão dar uma ou duas voltas para baixar o peso do carro antes de começar a virar rápido. Quem tentar queimar mais combustível que isso terá menos voltas voadoras e estará se arriscando mais que os outros.
O formato atual de classificação estreou em 2006, quando a super pole durava 20 minutos. Dois anos depois já conseguiram reduzir seu tempo pela metade. Está na hora de a FIA acertar a mão, porque agora não tem mais para onde reduzir, não. Se as reclamações persistirem, a saída será mexer na regra do combustível, coisa que o Mosley sempre evitou. Tomara que a alteração dê certo, pois.
6 comentários:
Eu sou um dos unicos q gostam da ideia da super pole e acho q com 10 minutos vai ser melhor ainda; ninguem gostava msm dos 5 minutos iniciais e isso vai cortar o começo monotono da super pole, deixando-a bem mais interessante
Boas noticias assim as pessoas não se vão deixar dormir em frente á televisão á espera que os pilotos comecem a fazer o ataque á pole position.
Pra mim o treino de classificação deveria ser livre, como antigamente.
Uma hora de treino e o piloto vai quando quer com a quantidade de combustível que quer.
Ou talvez com os 15 min finais com os dez melhores, mas ainda com o combustível que quizer.
Assim pára com esse negócio de "o cara tá mais leve, vai pra tantas paradas".
Caro Felipe:
Gostaria tanto que o sistema antigo voltasse, era mt mais emocionante e justo, adorava os shows q o Senna dava... Mas fazer o q,né?
Até que é uma boa notícia, mas concordo que podia ser melhor.
Acho que o treino está muito longo, o Q1 agora, com 20 min, não dá. o Q3 com 10 min melhorou, mas podia ser menor. Podiam então adotar limites de voltas junto com o tempo, podiam fazer mil coisas, não é verdade?
Felipe, aproveito pra deixar meus votos de feliz natal pra você e pra sua família e parabenizá-lo pelo blog que acompanho diariamente, sem falta. Na segunda metade do ano descobri a "blogosfera" do automobilismo e desde então venho acompanhando seu trabalho. Não é fácil manter esses ritmo e essa qualidade.
Abração!
Depois que mudou daquele antigo de 1 horas direto e tal, não tem um ano que passe e não mude alguma coisinha, mais um detalhe.... 5min pra lá 10min pra cá..... parece que não vai chegar a um denominador comum nunca !!!! Eu gostava muito daquele de UMA VOLTA SÓ pra cada um, o cara não podia errar de jeito nenhum, maior tensão.... um carro em seguida do outro.... era ótimo !!!
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