sábado, 17 de maio de 2008

FIA em risco

É a hora da virada para Max Mosley.
O presidente fez sérias revelações sobre a situação em que a FIA será deixada caso ele seja forçado a se retirar do cargo. Agora, Max tem um bom argumento para ficar.
"Estamos em meio a negociações envolvendo 100 anos de direitos comerciais da Fórmula 1 entre FIA e a detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1 (CRH). Este é, nada menos, do que o acordo que rege a F-1 ", assim iniciou a carta oficial.
"Originalmente, nos pediram apenas para que fossem reduzidas as taxas que cobramos, algo que podemos concordar. Mas, agora, eles pediram para controlar o regulamento da categoria e o direito de vender o negócio. Ou seja, tomar conta da F-1. Não creio que a FIA deva concordar com isso".
"Tomar esta decisão seria abandonar os princípios e o patrimônio da entidade. Ficaríamos mais fracos financeiramente, e perderíamos uma plataforma poderosa para mostrar o nosso trabalho. Isto tudo colocaria a viabilidade da FIA em risco".
"Um novo presidente sem conhecimento deste cenário poderia ser facilmente manipulado ou, pior ainda, talvez seja eleito com o apoio destas pessoas com quem estamos negociando".
"Deve ser a FIA, e não os detentores dos direitos comerciais ou as equipes, quem decide o regulamento da F-1".
A mensagem é clara: sem ele, a Federação corre risco de perder o controle sobre a categoria máxima do automobilismo, o que enfraqueceria absurdamente a entidade. Para a F-1, os efeitos seriam a ampliação dos poderes de Bernie Ecclestone, como se ele já não tivesse o suficiente.
Mosley alega que pretende encerrar o mandato em outubro 2009, caso receba o voto de confiança da FIA no dia 3 de junho. Até lá, terá tempo para concluir as negociações da Fórmula 1 e do Mundial de Rally, além de garantir o novo Pacto de Concórdia.
Não é mais uma questão de sobrevivência para o Mosley, mas uma questão de sobrevivência para a FIA. Sim, ele pode ficar. Só que, até outubro de 2009, é tempo demais.

3 comentários:

Anônimo disse...

São um e cinco da madrugada, apenas agora meu adsl voltou a funcionar... De novo nós ficamos sem gravar por problemas tecnicos...
Quanto ao Max, eu sabia que ele tinha uma carta na manga, só não podia prever o tamanho do trunfo.
Ele tava muito quieto!

Anônimo disse...

passando pra conhecer!!
bjoss

Blog F1 Grand Prix disse...

Tá começando a bater o desespero no Mosley. Ele já está começando a apelar...

Não vejo problema em deixar a Fórmula 1 nas mãos do Ecclestone, um sujeito muito mais inteligente do que o Mosley. Acredito que o Bernie realmente ama este esporte, apesar de tudo.

Problema seria se as montadoras tomarem o controle da categoria. Aí sim o futuro da Fórmula 1 ficaria em risco...

Grande abraço!

Gustavo Coelho