domingo, 25 de maio de 2008

Hamilton vence em Monte Carlo

Grandes adversidades marcaram o Grande Prêmio de Mônaco de 2008, uma corrida que começou no molhado e terminou no seco.
O finlandês azarado da McLaren ficou parado no instante em que os carros saíam para a volta de aquecimento, logo precisou largar dos boxes.
Na largada, o grid soube se cuidar para evitar um desastre na curva 1. Mas a Loews não perdoou. Jenson Button quebrou a asa dianteira quando arriscava uma ultrapassagem sobre Heidfeld. O pelotão foi surpreendido pelo acidente, o que resultou na batida de Nico Rosberg no Alonso. O alemão da Williams resistiu mais algumas voltas com o aerofólio danificado antes de trocá-lo, enquanto Jenson optou por se dirigir logo aos boxes.
Massa ia abrindo vantagem debaixo de chuva. Atrás dele, Lewis Hamilton, que havia pulado para segundo na largada, sofreu uma escapada, atingindo o guard-rail. O inglês realizou seu primeiro pit stop para recuperar o pneu e aproveitou para encher o tanque.
Alonso era outro que andava além do que deveria, batendo pela primeira vez na corrida. Mais tarde, se tornaria autor de uma nova patacoada, desta vez aprontando para cima de Nick Heidfeld ao forçar no hairpin.
Kimi Raikkonen, por sua vez, guiava lento e já se concentrava no retorvisor, onde via a imagem do F1.08 de Robert Kubica crescer a cada volta. O campeão mundial, porém, foi obrigado a passar no pit lane para pagar penalty, uma vez que a Ferrari havia trocado seus pneus a menos de três minutos antes de ele deixar os boxes para alinhar no grid de largada. Erro grosseiro da escuderia...
Coulthard e Bourdais se retiraram da prova ao escorregarem na curva do Cassino. O safety car foi acionado.
Nico Rosberg teve a oportunidade de retonar aos boxes para trocar o bico, novamente avariado. Felipe Massa havia perdido quase 15 segundos de vantagem para os demais após a entrada do carro de segurança e vinha recuperando aos poucos, quando escapou na Saint Devote. Girou rápido, voltou em segundo, colado no polonês voador.
Kubica parou antes do Felipe, porém o ferrarista voltou à frente pois tinha voltas de sobra para reverter as posições. Este foi um momento importante, exatamente quando a Ferrari alterou a estratégia para uma parada só, acreditando no retorno da chuva, prevista pela equivocada meteorologia.
Os toques não paravam. Kimi Raikkonen passou reto na curva 1, danificou o aerofólio dianteiro, mas conseguiu voltar. Timo Glock girava pela terceira vez na prova. Kovalainen atingia a traseira do Jenson Button na freada após o túnel.
Piquet e Rosberg travaram o primeiro duelo na Fórmula 1. Alonso foi o primeiro a arriscar a opção de pneu pra pista seca. Mesmo com o espanhol cheio de dificuldades para se manter na pista, a Renault preferiu usar a mesma mudança no carro do Nelsinho. Resultado: barreira de pneus.
Enquanto isso, Lewis Hamilton liderava com pouca gasolina, ampliando rapidamente a vantagem sobre o Massa, que segurava o Kubica com tanque cheio.
Lewis parou e voltou na ponta. Robert também foi aos boxes e colocou pneus de pista seca. Felipe acabou tendo que fazer uma indesejada segunda parada. Para piorar a situação, a equipe aparentemente demorou demais para um pit stop sem reabastecimento. Não deu outra, o Massa perdeu a segunda posição.
No final da prova, Nico Rosberg perdeu o controle do carro, arrebentou o FW30 e espalhou vários detritos pela pista.
Quando o safety car retornou aos boxes, um acidente lamentável. Raikkonen encheu a traseira de Adrian Sutil, detonando a corrida de ambos. Sutil fazia uma grande prova e a quinta colocação seria uma resultado fantástico e merecido, no entanto foi traído pelo erro do finlandês. Chorou, inevitavelmente.
Mark Webber e Sebastian Vettel, como em toda corrida chuvosa, mostraram bom serviço. O australiano terminou em quarto, já o alemão, quinto.
Rubens Barrichello tanto brigou que conseguiu desencantar. Mais de uma temporada sem saber o que é pontuar, Rubinho saiu do zero ao cruzar a linha em sexto. Finalmente!
Completando a zona, Kazuki Nakajima trouxe dois pontinhos para Grove no dia em que Frank Williams chegou ao seu GP número 600. Heikki Kovalainen chegou em oitavo.
Ao Kimi, sobrou o lugar dos bobos. Alonso, Button, Glock, Trulli e Heidfeld também chegaram ao final.
O campeonato ficou bom. Lewis Hamilton reassumiu a lidarença, ele possui 38 pontos. Kimi é segundo com 34. O Massa, com 33, cai para terceiro mas sai no lucro em comparação com a situação precedente ao GP, porque reduz a vantagem em relação ao líder e cola no companheiro.
No Canadá, a McLaren deve vir com força, e a Ferrari nem se fala. São duas vitórias para cada um dos três pilotos que disputam o título. Em duas semanas teremos o desempate.

7 comentários:

Anônimo disse...

Foi o melhor Gp do ano.Algumas considerações:

1-Mais uma vez,Massa largou bem e Kimi largou mal, se depender de largada o finlandes ta ferrado.

2-Incrível o quanto Felipe Massa estava correndo no molhado nas primeiras voltas da corrida.Se não fosse o Coulthard, ele venceria tranquilamente a corrida.

3-Apesar de tudo, acho que essa foi a melhor corrida do Piquet.

Fui...

Daniel Médici disse...

'Lamentável' é a palavra certa. Quando o líder do campeonato faz uma barbeiragem e tira o lanterna da temporada da prova...

Que inversão de papéis, hein! Nos circuitos "de verdade" (aqueles que o Tilke constrói), os primeiros chegam em primeiro, os últimos cometem barbeiragem. Corridas como Mônaco são boas para a gente rever os conceitos... E rever o preconceito contra alguns pilotos.

Anônimo disse...

Que corrida fantástica, que vitória fantástica do Hamilton

e que fotos fantásticas que vc consegue !!!!

http://netesporte.blogspot.com/

Leandrus disse...

Corrida excelente, mas se não fosse a chuva seria uma merda.

Fiquei revoltadíssimo quando Sutil saiu da corrida. Confesso que xinguei muito o Raikkonen quando ele praticamente atropelou o alemão; além disso, já peguei antipatia contra o finlandês pro ano todo, mesmo sabendo que a batida ali era inevitável.

Ateh!

Anônimo disse...

Foi um Gp muito bom, pena que tivemos de ter condições adversas de tempo para poder ter uma corrida emocionante.
Sem ufanismo que você sabe que eu não sou disto: Massa abriu caminho para o titulo nesta corrida.

Cibelly disse...

"São duas vitórias para cada um dos três pilotos que disputam o título. Em duas semanas teremos o desempate."

... ou não!
Aquele narigudinho ali pode surpreender, ou algum outro qualquer. Quem sabe...

Anônimo disse...

Outra coisa que eu quero citar é o desempenho de Vettel, que chegou em quinto após largar em décimo-nono. Não é à toa que o rapaz é tachado de milagreiro, e ser apelidado de "mago do lesbianismo" por minha parte...