domingo, 11 de maio de 2008

Istambul é Massa

O domínio de Felipe Massa no circuito otomano continua absoluto: Em três anos de Ferrari, três poles e três vitórias. Talvez esta de 2008 tenha sido a mais difícil delas.
Mais uma vez, Massa e Hamilton fizeram uma excelente largada. O brasileiro manteve a ponta enquanto o inglês superou o companheiro de McLaren antes da primeira curva. Raikkonen se complicou ao tentar contornar por dentro, tocando sua asa dianteira no pneu traseiro de Kovalainen. O aerofólio ficou levemente danificado mas o ferrarista conseguiu lidar com a adversidade até o final, pior para o conterrâneo mais novo, que notou o esvaziamento do composto durante as voltas de safety car na pista.
O piloto do carro de segurança já esperava mostrar serviço logo na primeira volta, uma vez que a curva 1 de Istambul sempre faz vítimas na largada. Giancarlo Fisichella nakajimou a traseira de Kazuki e culpou o zig-zag de Sebastien Bourdais. O italiano e o japonês logo se retiraram da prova, o francês abandonaria mais tarde por conta de uma falha mecânica.
Nelsinho Piquet foi cauteloso para se livrar da confusão, porém acabou caindo para último. O período de safety car na pista foi curto, pegando a McLaren de surpresa. Heikki Kovalainen só entrou nos boxes no momento da relargada, o que provocou um prejuízo irrecuperável. Voltou muito atrás de Piquet.
Raikkonen duelava contra Alonso e Kubica até subir para terceiro, mas perdia contato com Massa e Hamilton, que disparavam na ponta. O espanhol foi o primeiro a parar. Hamilton incomodou Felipe enquanto pôde e fez um rápido pit stop, mas não o suficiente para retornar à frente do brasileiro.
Na segunda perna da corrida, Lewis, bastante leve, mostrou seu arrojo na ultrapassagem sobre o Massa no retão, assumindo a liderança da corrida.
O outro piloto da McLaren se divertia no pelotão intermediário. Travou longo duelo com Timo Glock, saiu inteiro da confronto contra o Coulthard, até chegou a frequentar a zona de pontuação ao superar Nico Rosberg na pista, no entanto Heikki teve de deixar a Turquia com um desanimador 12º lugar.
Nelsinho Piquet, 15º, também fez suas ultrapassagens. Quem sofreu foi o Button, graças à lerdeza da Honda nas retas. A corrida histórica do Barrichello foi apagada, restou-lhe o 14º lugar, três posições atrás do Jenson.
Lewis Hamilton, por sua vez, mantinha o ritmo forte, pois utilizava a estratégia de três paradas. Ele reconheceria depois que a responsável pelo pit stop extra foi a Bridgestone, numa manobra preventiva, para evitar a repetição do incidente de 2007, quando o pneu do inglês dechapou durante o GP turco.
Lewis pararia mais duas vezes; Massa e Raikkonen, uma. Por fim, o britânico retornou entre as Ferraris. Usando pneus macios no último trecho da prova, Hamilton enfrentou dificuldades para se manter à frente do Kimi, mas conseguiu se sustentar até a volta final.
Kubica terminou em quarto, Heidfeld foi o quinto. Dentro de todas as limitações, Alonso chegou num bom sexto lugar. O regular Mark Webber somou mais dois pontos e Nico Rosberg fechou a zona.
O lugar dos bobos ficou com David Coulthard, que não bateu em ninguém. Coulthard não bateu em ninguém? Coulthard não bateu em ninguém!
Jarno Trulli reclamou de um toque na largada que teria prejudicado seu desempenho. A 10ª posição foi o que lhe restou. O parceiro Timo Glock fechou o dia em 13º.
Adrian Sutil terminou em 16º, e Sebastian Vettel terminou... Sebastian Vettel terminou? Sebastian Vettel terminou! Foi 17º e último, o Vettel. O STR2 não dá mais conta do recado. O alemão não vê a hora de guiar o carro novo.
Kimi pecou na classificação e sofreu com a recuperação da McLaren, que ainda não chegou ao nível da Ferrari, mas está muito próxima novamente. Em Mônaco, onde é difícil apontar favoritos, até a BMW entra na dança.
O campeonato apertou: Raikkonen tem 35 pontos, sete a mais que Massa e Hamilton. Kubica, quarto colocado da tabela possui 24, contra 20 do Heidfeld e 14 do Kovalainen, que deixou de pontuar mais uma vez.
Barrichello correu seu 257º GP mas continua zerado na classificação. E não foi desta vez que Nelsinho descobriu o que é marcar pontos na F-1.
Mas no atípico circuito de Monte Carlo, sabe-se lá o pode acontecer. O circo retorna dentro de duas semanas. Com menos ultrapassagens.

5 comentários:

Anônimo disse...

Grande Felipe...
O Vettel pode subistituir o fossil no ano que vem...
A corrida foi boa... Eu pelo menos me diverti um bocado.
Ai... depois passa no blog e pega os royalts pela tua frase. (que eu usei mesmo)

Marcos Antonio disse...

é Realmente Coulthard não bateu!Quando kovalainen tentou ultrapassa-lo senti um friozinho na barriga...
Agora em Môna o bicho pega até honda com seus carros ruins de têm chances de pontuar,afinal lá em mônaco só tem uma pequena reta "curva"...

Abraços!

Anônimo disse...

o Massa não é mal piloto mas é impressionante como em certas corridas ele é perfeito e em outras uma inconstância tremenda..... mas foi uma bela vitória sem dúvida.

http://netesporte.blogspot.com/

Anônimo disse...

E as Galvanadas?

Felipe Maciel disse...

Na terça...

Abs