sexta-feira, 2 de maio de 2008

Ninguém segura o Mallya

O chefe da A1GP, Tony Teixeira, cutucou Vijay Mallya com vara curta e acabou ouvindo umas boas.
Para Tony, "a A1 passa a mensagem certa aos indianos, pois, embora a Índia não possua tradição no automobilismo, é capaz de batalhar na Copa do Mundo e superar o resto do mundo", afirmou, em alusão à vitória de Narain Karthikeyan em Zhuhai-2007.
"A Force India vai na direção oposta. A nossa mensagem é a seguinte: 'Índia, você pode vencer'. Já a Force India tem um longo caminho a percorrer para tentar chegar ao pódio. Por isso, acho que estão passando uma imagem errada aos indianos, uma vez que jamais chegarão a uma vitória".
O magnata proprietário do time indiano na F-1 não poupou esforços para responder duramente tais críticas:
"Fiquei surpreso pelos comentários do Sr. Teixeira, principalmente em relação à nossa participação na F-1. Ele deveria limitar seus comentários à África do Sul, que é o país dele, e a essa categoria que ele chama de 'Copa do Mundo do Automobilismo', que não passa de uma simples categoria de monopostos". Uau...
"Tentar atrair os jovens indianos por meio do incentivo e da participação em uma categoria que sequer pode ser comparada com a GP2 ou mesmo a F-1 é um sinal de mediocridade". Oooh...
"Isso sim é uma mensagem errada, que mais parece um ato de desespero dado o enorme e crescente apoio que a F-1 e a Force India vêm recebendo. Estou certo de que os indianos podem vencer em qualquer modalidade e até mesmo na A1 GP com facilidade, mas competir em uma categoria internacional e competitiva como a F-1 não é somente uma questão de orgulho, mas revela a capacidade de um país em conseguir isso".
E prosseguiu: "Não acho que o Senhor Teixeira tenha competência para falar da situação dos nossos jovens na Índia no contexto do esporte a motor. Talvez, eu deveria lembrá-lo também que as minhas empresas empregam centenas de milhões de indianos todos os dias e não somos apenas mais bem informados, mas também equipados para satisfazer as aspirações de nossa juventude. Além disso, posso mostrar ao mundo que a Índia é capaz de participar de competições de ponta no mundo do esporte a motor, e não somente numa categoria medíocre de monopostos".
"Como membro principal da Federação Nacional do Esporte a Motor da Índia, estou perfeitamente ciente não somente do interesse como também da participação no esporte a motor nos últimos 25 anos. Por isso julgo improcedente os comentários do Sr. Teixeira quando afirmou que a Índia não é uma nação do automobilismo".
Até a Ferrari entrou na dança, enquanto o Vijay argumentava contra a idéia de nacionalidade que move a A1GP: "A Force India é a primeira equipe indiana a competir na F-1 e tem mobilizado inúmeros recursos internacionais para tal. Isso não pode ser apontado como um aspecto negativo. Por exemplo, a Ferrari, que tem um brasileiro e um finlandês guiando seus carros, não se tornou menos italiana por conta disso".
Teixeira havia dito em uma outra oportunidade que os chassis Ferrari darão mais credibilidade à sua categoria. E dá-lhe Mallya: "Talvez eu devesse lembrá-lo de que a Force India também é movido por motores Ferrari".
Nos aproximamos das alfinetadas finais: "Talvez o número de entusiastas do esporte a motor indiano seja maior que a população dos países com os quais o Sr. Teixeira se relaciona".
Vijay revelou que sua equipe desenvolverá um programa para talentos indianos e colocará pilotos no kart, na GP2 e até mesmo na Fórmula 1 dentro de um prazo de 5 anos. Também fez questão de destacar o GP da Índia de F-1 em Nova Delhi, com contrato a partir de 2010.
Fechando, enfim, a sessão de desaforos, o Mallya aponta na reta e sai rasgando, como diria o Galvão: "Nenhum doente irresponsável poderá mudar a onda de apoio para o entusiasmo crescente da Force India e da Índia na Fórmula 1".

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Malya, estou de acordo com ele em tudo.
O casa se esforça, empreende uma montanha de dinheiro para por na pista seus carros e vem um imbecíl que nem indiano é e quer colocar agua no chopp da equipe?
Em outra coisa ele tem razão,a tal 'copa do mundo do automobilismo' é de uma imbecilidade atrós. As equipes da A1GP não constroem seus proprios carros, a não ser que a equipe brasileira esteja correndo com um Gurgel, o que sabemos não é o caso.
Automobilismo não tem a ver com nacionalidade. São Piloto de um País que querem correr por equipes de outros paises com patrocinios de outros paises ainda mais diferentes...
O africano com nome de português poderia ter ido dormir sem ouvir estes desaforos - sensacionais, diga-se - Ah podia.

Leandrus disse...

Já viu que com o Seu Mallya não se brinca. Mas bem que o Teixeira mereceu, afinal, o chefão da Force India está fazendo e fará bem mais pela India do que qualquer outro.