sábado, 10 de maio de 2008

Pole outra vez

Felipe Massa mantém a estatística de 100% de aproveitamento em pole positions na Turquia desde quando chegou na Ferrari. Pelo terceiro ano consecutivo, o brasileiro foi o mais rápido do sábado e larga da posição de honra amanhã.
O piloto que fecha a primeira fila é finlandês, mas da outra equipe: Heikki Kovalainen mostrou-se muito bem recuperado do grave acidente sofrido na Espanha e superou o companheiro de equipe Lewis Hamilton, terceiro colocado.
Somente em quarto aparece a Ferrari de Kimi Raikkonen, que não brilhou na fase decisiva do qualifying, virando mais de 3 décimos mais lento que Felipe.
Com tempo muito mais alto e provavelmente pesado, vem a primeira BMW, guiada pelo polonês Robert Kubica. A equipe alemã enfrenta dificuldades com seu carro enfestado de aletas num circuito que exige baixa pressão aerodinâmica. Nick Heidfeld que o diga, larga na nona posição.
O leão de treinos Mark Webber recebeu a companhia do parceiro David Coulthard na super pole. O australiano foi o sexto melhor hoje, enquanto o escocês terminou em 10º.
Fernando Alonso alinhará o R28 no sétimo melhor posto do grid, mas viu Nelsinho Piquet decepcionar ainda na fase inicial do treino. O brasileiro já vinha mal nas sessões livres e não conseguiu nada melhor que a 17ª posição de largada.
Na Toyota, nenhuma grande novidade. Jarno Trulli fez um bom treino, figurando entre os dez primeiros, deixando Timo Glock na segunda parte da classificação. Saem, respectivamente, de 8º e 15º neste domingo.
Nico Rosberg tenta, mas levar a Williams ao Q3 vem se tornando um grande desafio. Largando de 11º, o alemão ao menos volta a andar melhor que Kazuki Nakajima, 15º colocado, que inventou de rodar e dar um passeio na grama durante o treino.
Os pilotos da Honda, diante de todas as dificuldades, fizeram o possível: Rubens Barrichello vai largar de 12º na corrida em que assumirá o recorde absoluto de GPs disputados na F-1, deixando Jenson Button com a 13ª posição.
Outro alemão que conseguiu voltar a se classificar melhor que o parceiro é Sebastian Vettel, 14º, quatro posições à frente do Bourdais.
Na lanterna, antes pertencente à Super Aguri, está a Force India. Fisichella andou mais que o Sutil, mas larga atrás do companheiro devido a uma punição que levou na sexta-feira, quando deixou os boxes com luz vermelha.
Largando da pole, Felipe Massa parte para a terceira vitória seguida na pista de Istambul. Mas terá que ficar de olho no crescimento da McLaren, que parece ainda mais próxima da Ferrari agora, o que dificultará o trabalho de Kimi Raikkonen para subir ao pódio.
A largada, como sempre, será essencial, embora o circuito veloz permita pegas e ultrapassagens. A quinta etapa do Mundial 2008 tem início às 9h da manhã deste domingo, horário em que o grid se embola na tradicional confusão da curva 1.

5 comentários:

Daniel Médici disse...

Grande Cocteau...
A frase dele em francês tem o trocadilho mais acentuado, já que refletir (réflechir) é mais utilizado no sentido de "pensar" (penser) do que em português.

Anda este mês eu devo publicar algo que escrevi sobre Jacques-Henri Lartigue, fotógrafo dos primeiros GPs da França e amigo de Cocteau.

Ninguém vai ler, mas eu vou publicar mesmo assim.

F1 NA GERAL disse...

Nossa.. estou batendo todos os tambores do mundo pro kimi ter um azarzinho. vamos ver o q dá amanhã.

Anônimo disse...

Vai ser um corrida boa para o Massa, aposto nele para a vitória.

Loucos por F-1 disse...

Estou na espectativa por uma vitória de Felipe Massa. Tomara que as McLarens segure Kimi lá trás para que o brasileiro possa se aproximar no mundial de pilotos.

Tem o Barrichello tmb que comemora 257 GPs amanhã.

Abraços!

Leandro Montianele

Marcos Antonio disse...

Se o massa passar em primeiro na primeira curva,leva.Kovalainen é que foi bem,parece que a pancada na Espanha fez bem a ele...

abraços!