A FIA aceitou sentar com as equipes para reescrever as regras, desde que todas se inscrevessem primeiramente segundo as intenções mosleyanas para que numa data posterior fossem feitas as modificações nas regras de acordo com o consenso geral entre as escuderias, que incluem não apenas as integrantes da Fota, mas também as duas que já assinaram para 2010 - Williams e Force India - e os três novos times que serão escolhidos a dedo por Max.
A proposta provocou desconfianças. Não há a menor garantia de que as competidoras serão unânimes durante as discussões, sobretudo pela presença de um trio desconhecido que pode naturalmente simpatizar com o abominável teto de 40 milhões de libras.
Após um dia estudando a carta do Mosley, a Ferrari decidiu manter sua postura de não assinar contrato algum: "Como sempre, faremos todo o possível para encontrar uma solução que seja aceitável para todas as partes. Se isso não for possível, então a FIA não será capaz de incluir a Ferrari na lista das equipes inscritas para o campeonato de 2010. Nós tínhamos um acordo com a FIA, mas sentimos que as obrigações dentro deste acordo foram violadas, então o acordo não tem mais validade", Domenicali.
Daí o Bernie Ecclestone entra em cena e faz mais uma ameaça contra o surgimento de uma categoria rival, alegando intenção de recolher indenização de todos os lados: "Apesar do meu contrato com as equipes, se alguém procurar uma de nossas pessoas contratadas, como as companhias, as emissoras de TV, vamos ficar bem espertos. Qualquer ação pode valer centenas de milhares de dólares, não dá para saber quanto. Eu não faço isso, e não vou permitir que ninguém faça".
Já a Renault tomou uma medida insólita, que supõe sua retirada da F-1 sem intenções de ingressar na Fórmula 1,5. A empresa encaminhou uma carta aos seus patrocinadores confessando as sérias possibilidades de se afastar definitivamente da categoria máxima.
"Existe a possibilidade de não participarmos mais da F1 a partir de 2010. As vastas mudanças no regulamento técnico e esportivo levam a Renault a não ter mais certeza sobre seu futuro na categoria".
Passarinhos contam que Flávio Briatore, no melhor estilo Ross Brawn, poderá tornar-se dono da equipe, caso a Renault opte por abandonar o barco - possível decisão influenciada também pela crise, diga-se.
A Mutua Madrileña já tratou de anunciar que seu logotipo deixará o bólido da equipe francesa ao fim deste ano. Segundo a seguradora que estampa a carenagem da Renault desde 2005, seus objetivos de divulgação já foram concluídos, portanto sua política de controle financeiro sugeriu o fim da parceria como forma de redução de custos. Sei.
O fato é que estamos a dois dias do limite de inscrição e a novela promete se resolver no último capítulo. Ou nem isso.
Fala-se em ameaça, finanças, política, rixas, orçamento... Tudo o que um espectador da F-1 não deseja acompanhar. Merecemos um pouco mais de esporte, afinal, ultimamente, só presenciamos escândalo de espionagem, escândalo sexual, escândalo da mentira. Aliás, vendo por este ponto, seria até razoável se a categoria se encaminhasse de vez para o apocalipse, não?
Melhor não brincar com essas coisas, vamos esperar a sexta-feira 12 e ver o que acontece.
5 comentários:
Ainda bem q num vai ser "Sexta-feira 13" né Felipe...heuheuhuehuehe...abraço
Essa da Mutua, junto com a rasgação de seda do Alonso com a Ferrari, me cheira mais à transferência do espanhol para a equipe italiana do que propriamente de uma debandada da Renault.
Curioso é que a McLaren já trabalha no carro de 2010. A isso eu chamo de "dupla face", ou "rabo entre as pernas", mesmo: puxando o saco da Fota, fazendo laços com a FIA e ficando amiguinha de todo mundo.
Maldita sexta-feira que não chega...
Acredito que as definições ainda não saem nessa terça-feira (mas não custa torcer para que eu esteja enganado).
Já essa da Renault foi dita há um tempo atrás ainda. Seria bom ver um duelo entre Briatore x Brawn, agora como chefes de equipes.
Eu acho que a McLaren fica, de qualquer forma. Essa certeza eu já não tenho a respeito de renault, que já deu mostras, pensando como montadora, que a F1 é deficitária...
Caro Maciel:
Admiro sua tenacidade em reportar notícias da F1, parabéns...
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