quinta-feira, 4 de junho de 2009

Personality

Jacques Villeneuve soltou o verbo para cima de todo o grid de uma só vez. E olha que ficou difícil tirar a razão do canadense...
"O problema com a F-1 é que não há mais guerreiros. Alonso é um, mas quem mais é? Hoje os pilotos não dizem nada que não tenha sido permitido por alguém das relações públicas. Não há mais brigas".
"Percebi isso no ano passado, quando Massa disputava o título com Hamilton. Você não tinha a impressão de que esses rapazes queriam vencer a ponto de se odiarem. Foi diferente comigo e com Michael Schumacher ou Eddie Irvine".
O único que realmente se safou foi o alemão Sebastian Vettel. "Não o conheço pessoalmente, mas gosto do que vejo porque ele é diferente, dá respostas revigorantes nas entrevistas, é rápido e parece ter uma cabeça muito forte", elogiou.
Ele também citou um exemplo da própria carreira para dar aquele acabamento nas críticas: "Em 1992, quando estava na F-3 no Japão, recebi uma proposta para me transferir à Indy, mas eles disseram que eu tinha de mudar a pintura do meu capacete para as cores do patrocinador. Eu disse: 'Esqueçam, ficarei aqui'. As pessoas ao meu redor balançaram a cabeça, mas não liguei. Dois anos depois eu fui para a Indy de qualquer jeito, e com meu próprio capacete".
Uma vez li uma história que não tenho como confirmar, mas, dada a declaração de Jacques, ela ganha bastante sentido. Consta que Villeneuve teria pintado o seu capacete quando criança, provavelmente na época do kart. Ao longo de toda a sua carreira, nunca abriu mão daquele desenho; seus cascos sempre tiveram o mesmo layout.
Tomara que seja verdade, é uma história legal.

5 comentários:

Bruno Aleixo disse...

Nossa, concordo em gênero, número e grau com Jacques Villeneuve.

Em relação ao capacete, Felipe, li numa revista antiga (chamava Grid, lembra?) que o capacete dele é uma cópia fiel do de seu tio, que também se chamava Jacques Villeneuve, irmão de Gilles. Esse tio correu na F1 no início dos anos 70, sem obter grande destaque. A revista trazia uma foto dele, num carro da Arrows laranja.

Tenho algumas revistas velhas jogadas por aqui, vou dar uma procurada. Se achar mando o print para você postar e esclarecermos esta dúvida. Abração!

Anônimo disse...

Boa essa citação ao capacete do Villeneuve. Eu gosto de capacetes clássicos, fiéis durante toda uma carreira, com linhas clássicas. Coisa de piloto, mesmo, sabe, não aquelas porcalhadas que Trulli e Sutil fazem, por exemplo.

E um dos capacetes que eu sempre gostei muito foi o do Villeneuve. Capacete próprio, de estilo, que o acompanhou por toda a carreira, inspirado no modelo do pai, o cara que vc olha na pista e fala: "esse é o Villeneuve". Como era com o Senna, por exemplo.

A carreira do Villa acabou em 99, quando ele foi pra BAR, mas tenho um arsenal incrível de fotos do canadense por aqui, por que parecem "fotos de piloto". Difícil explicar, mas é assim.

Will disse...

Concordo com o Villeneuve.
Hoje em dia me parece que falta garra aos pilotos.
Mesmo efeito que acontece em outros esportes como o futebol, por exemplo.
Quanto a história do capacete, muito bacana. Realmente faz sentido a tua conclusão.

Anônimo disse...

ser autêntico, eh isso msm q o Villeneuve fez e faz falta aos pilotos da hj. Tb concordo em tudo o q ele disse e o exemplo do capacete dele serve perfeitamente pra mostrar o quão os pilotos deveriam ser mais "raposas" do que "lebres".

Ron Groo disse...

Também sinto falta das querelas ente pilotos, umas briguinhas de vez em quando.
Seria até melhor que ver gente de gravata brigar como é agora.