quinta-feira, 18 de junho de 2009

Fota rompe com FIA/FOM e sai da F-1

O dia D chegou e deu-se o apocalipse.
A FIA tentou uma última proposta para convencer os times a assinarem para 2010, e a Fota até sinalizava uma aceitação, mas surpreendeu a todos ao anunciar: Fórmula 1 nunca mais.
O comunicado oficial falou das negociações fracassadas com o Mosley, além de apontar uma diversidade de melhorias que a categoria paralela apresentará em relação à F-1, desde o preço dos ingressos até o modelo de gestão. A tradução na íntegra é retirada do site Tazio:
As equipes não podem continuar seu compromisso diante dos valores fundamentais do esporte e se recusa a alterar a condição original de suas inscrições para o Campeonato Mundial de 2010.
Estas equipes, portanto, não têm outra alternativa a não ser partir para a preparação de um novo campeonato, que reflete os valores de seus participantes e parceiros.
Esta nova categoria terá um governo transparente, um conjunto de regulamentos e ouvirá os desejos dos fãs, incluindo a oferta de preços mais baixos para os espectadores em todo o mundo.
Desde a reunião da Fota no último mês de setembro, as equipes têm trabalhado juntas e procuraram envolver o detentor dos direitos comerciais da FIA para desenvolver e melhorar o esporte.
A crise financeira mundial sem precedentes inevitavelmente trouxe grandes desafios para a comunidade da F-1. A Fota está orgulhosa de ter atingido as mais importantes medidas para reduzir os custos na história do nosso esporte.
Em particular, as fabricantes têm prestado assistência aos times independentes, alguns dos quais, provavelmente, não estariam no esporte hoje sem as iniciativas da Fota. As equipes têm ainda um acordo para reduzir de forma substancial e voluntária os custos, para assegurar a sustentabilidade no futuro.
Na sequência destes esforços, todas as equipes confirmam que a FIA e o detentor dos direitos comerciais estão dispostos a se comprometer até o final de 2012, e fizeram uma campanha para dividir a Fota.
Os desejos da maioria das equipes foram ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares das equipes foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais, desde 2006. Apesar disto e da intransigência da FIA, a Fota realmente procurou um compromisso.
Os principais pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e as empresas tradicionalmente associadas ao nível mais elevado do automobilismo estarão nesta nova categoria.
Agora que meu queixo está no chão, ainda não compreendo como a história pode ter terminado desse jeito. Talvez eu acorde amanhã e o autor tenha reescrito o roteiro, adiando o prazo novamente, inventando outras reuniões, mesmices do tipo.
É difícil acreditar que as equipes resolveram apostar no seu campeonato ideal sem um nome de peso, como "Fórmula 1". Os patrocinadores devem estar perdidos, sem saber que direção seguir. Lançar e bancar uma modalidade para bater de frente com a então categoria máxima é uma jogada de altíssimo risco. Mais do que isso, a cultura dos fãs precisa ser mudada para que substituam a F-1 por um Mundial desconhecido em suas cabeças.
Ferrari, McLaren, BMW, Renault, Brawn, Toyota, Red Bull e Toro Rosso estão de malas prontas. Se irão, de fato, atingir o destino esperado, é algo a se especular. Mas a decisão da partida consiste num acontecimento histórico, que coloca em xeque a continuidade de uma competição iniciada em 1950.
Será mesmo que a Fórmula 1 não tem mais futuro?
Chegamos ao fim da linha?
Isso é tudo?

21 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que ainda teremos um acordo amigavel.


Mas se não existir acordo e uma outra categoria (F FOTA), tiver em seu grid equipes como Ferrari, Mclaren, Renault, BMW, com a liberdade que essas montadoras desejam ter para desenvolver os carros mais rápidos e evoluídos em performance do mundo, e pilotos como Alonso, Raikkonen, Kubica, Hamilton, Massa, Vettel pilotando em circuitos como Le Mans ou Indianápolis.

Imaginou como seria FODA?


E de outro lado teriamos a chamada Fórmula 1, com um teto orçamentário ridículo, com apenas a Williams com Rosberg e Nakagima e a Force Indian, e mais alguns pilotos da Gp2, a maioria com talento bem inferior a da categoria rival. Com carros mais lentos e atrasados que a concorrente.

Se duas corridas dessas categorias estivessem passando ao mesmo tempo, qual você iria assistir?

Anônimo disse...

Se as equipes da FOTA se organizarem direito,e proporcionarem um campeonato emocionante,acho que a Fórmula 1 encontraria uma categoria superior.

O velho nazista pode ter conseguido matar a Fórmula 1.

Speeder76 disse...

Sempre esperei por este desfecho. Sempre. Sabia que com Mosley e Ecclestone, eles nunca iriam ceder. E sabia que esta teimosia de ambos iria dar nisto.

E se calhar, ainda bem. É cruel dizer isto, mas não é o nome em si que faz a competição. São as pessoas que estão envolvidas nela. E como a maioria das equipas estão nesta série nova, o espirito continua, mas sob outro nome.

E sim, o dia 18 de Junho de 2009 vai ficar na nossa memória colectiva. Como? Ainda não sei bem...

WDWBB disse...

Em quais circuitos eles irão correr? será que nos mesmos da atual temporada? Ou será que podem inovar e buscar novos ares?

Alberto disse...

Meu queixo também caiu. Não porque achei que a FIA iria ceder, mas achei que era blefe da FOTA essa conversa de romper.

Mesmo assim, assim que se for mesmo criada uma nova categoria, o sucesso desta vai depender da eficiência na administração e da escolha acertada de um formato que empolgue os torcedores. O resto já estaria garantido, com grandes equipes e grandes pilotos.

Eduardo Lantyer disse...

Vamos esperar... Pode ser um blefe. Pode ser também uma forma de fazer o Max renunciar. Os patrocinadores podem ficar com medinho e pressionarem o Max para sair. Aí,as grandes equipes ficam.
Lembram como foi decidido o título de 2008? Na última curva,da última volta...
Coisas do esporte...

Will disse...

É incrível ver o que fizeram com a Fórmula 1.
Transformaram a categoria em nada, poeira cósmica.
Nessa guerra, infelizmente a única vencedora foi a ignorância.

Unknown disse...

acabou... agora só resta tirar as fotos bo fundo do baú e ficar olhando.... ver as entrevistas para ex-pilotos que vão sair no autosporte domingo pela manhã. ver a nova coleção de carros de F1 que saiu na loja de brinquedos... e contemplar a Rubens de segundo piloto em algum time na NASCAR.

Anônimo disse...

Chocante mesmo. Um pouco mais calmo, consegui refletir sobre alguns prós e contras pra que isso vá ou não em frente. Mas é chocante, definitivamente chocante. Numa hora dessas é que vemos que gostamos mais deste esporte do que imaginamos... parece que é algo com a gente, com alguém próximo.

Rodrigo Neto disse...

Blefe ? Acho que as pessoas tem que ter pé no chão... Ficar acreditando que não vai acontecer as coisas com elas (viu Max) , é esconder a cara como um avestruz. As coisas acontecem.
Acabou a F1 ? Não.
A "F1" é de titio Bernie.... Ele comprou os direitos... Esqueceram ? ...
Ele pode simplesmente entrar na nova "FOTA Championship" , pedir uma participação menor que os mais de 50% atuais ... (Lembrando que a FOM foi a empresa que mais gerou lucro em TODO o mundo em relação funcionarios/lucro..... Poucos funcionarios, acho que menos de 100, para uns 700 milhões de dolares de lucro... que ganância né Bernie ?) e o novo campeonato vai continuar se chamando F1 .. sem a FIA somente.
que coisa...

Bruno Santos disse...

Realmente achei que tudo iria se resolver, mas como Felipe Massa já declarou, parece que esse povo todo tem 12 anos de idade, birra pra cá, birra pra lá, todo mundo fazendo beicinho e "puxando sardinha" pro seu lado, realmente achei que não dava pra piorar.
Será que depois disso Max Mosley continuará irredutível? Será que os fãs de automobilismo vão preferir uma Fórmula 1 sem as principais estrelas? E os patrocinadores irão para qual lado? Eu sinceramente e seguramente penderia para o lado da FOTA.
Alguém aí ja viu circo sem palhaço? cada vez mais acredito que os palhaços que estão tentando pintar somos nós mesmos, os admiradores da velocidade e de toda a tradição que tomou conta do mundo desde 1950.

Anônimo disse...

Pros patrocinadores bancarem a nova categoria da FOTA, precisam de um bom nome. Aí vão algumas sugestões:

http://kirux.wordpress.com/2009/06/19/sugestoes-de-nome-para-a-categoria-da-fota/

Brun@ disse...

Fico um pouco chateada em ver a que ponto a politicagem chegou, mas não me entristeço não. Também cheguei a pensar que pudesse ser um blefe da Fota, mas já que não foi (até segunda ordem), fica claro de como as coisas se deterioraram nos bastidores.

Todo o mimimi/vaidade/teimosia teve seu resultado, conseguiram criar um pandemônio genuíno.

speed.king.thrasher disse...

espero que não cara! é muito egoismo e politicagem... e no final todos, fãs, equipes, cartolas, patrocinios, paises sedes, sairão perdendo.

é torcer para que eles tenham o dom da compreensão pelo menos por um momento.

abs!!

Anônimo disse...

So pergunto uma coisa... vai haver cobertura do torneio de Wimbledon neste blog? LOOL

Pinheirinho disse...

Agora rachou de vez. Oito equipes anunciam o divórcio da F-1. Adeus à F-1. A Brawn GP, do líder do campeonato da Fórmula 1, Jenson Button, e outras grandes escuderias, como Ferrari e McLaren, rompem com a FIA e criam categoria paralela. Em meio à turbulência, pilotos treinam para o GP da Inglaterra.
O Presidente da FIA, Max Mosley, aceitou aumentar o teto orçamentário para a próxima temporada, mas as equipes não ficaram satisfeitas.
Max Mosley, perdeu queda de braço com equipes e verá torneio paralelo à F-1 em 2010.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Ylan Marcel disse...

Deu merda. Só isso tenho a dizer!

Marcos Antonio disse...

cara, isso foi um grande baque mesmo. Espero que essa sej ao blefe final algo que se não fizer Mosley cair ou se render, eles vão fazer mesmo essa categoria. Mas com essa cisão, os dois perdem e muito.

Felipão disse...

Concordo com o Marcão... Com isso, existirão duas categorias de fundo de grid...

Eduardo Lantyer disse...

Acho que tão fazendo tudo isso pra ver se o Rubinho se aposenta. Finir que tudo acabou,aí ele pede pra sair. Quando ele sair,a galera volta e comemora...

Loucos por F-1 disse...

Felipe, espero que as coisas possam voltar ao normal logo. É triste ver a Fórmula 1 passar um momento tão ruim como este. As guerras políticas se tornaram mais importantes do que o esporte. Fora Mosley!

Abraço!

Leandro Montianele