domingo, 7 de junho de 2009

Raquetada na FIA

Tem início uma semana importante. No dia 12, sairão os nomes das novas equipes, sendo que até lá, em princípio, uma novo Pacto de Concórdia precisa ser assinado para que seja validada a inscrição das oito escuderias ativas na Fota.
O grosseiro Max Mosley deseja impor sua injustificável redução drástica de orçamento, enquanto os times propõem uma queda de gastos progressiva a cada ano. As competidoras estão engajadas em reduzir os gastos, isso é o que importa, mas para o presidente da FIA não é o suficiente. Ele precisa exibir sua força política para mostrar que é um homem forte o bastante para detonar a F-1.
A guerra chegou a um ponto crítico. Agora, os dirigentes não são mais os únicos militantes envolvidos na discussão; os pilotos resolveram intervir. Os verdadeiros astros do esporte se reuniram no motorhome da Toyota e concluiram que também deverão se retirar da categoria, ao invés de se render à tirania do velho tarado. Pronto, o Mosley já pode fazer sua Fórmula 1 sem equipes e sem pilotos.
"Todos os pilotos possuem o mesmo sentimento: Seguimos a Fota e respeitamos seu trabalho sobre as regras do futuro e continuidade da Fórmula 1. Nós consideramos que essas regras não são adequadas e compartilhamos da visão da associação. Mosley deve compreender que há coisas que não podem acontecer. As regras para 2010 definitivamente não são boas, porque F-1 precisa continuar a ser a categoria número um no mundo, com grande tecnologia e com as montadoras. Você não pode tentar trazer outras equipes que talvez não tenham a menor ideia do que seja necessário para competir com esses carros e nesse campeonato de tal alto nível. E, acima de tudo, estamos de fora disso", disparou Jarno Trulli.
"As equipes não podem reduzir de 500 para 45 milhões de euros seus orçamentos em apenas um ano. É impossível. Podem fazê-lo em três, é o que propõem. A bola está no campo da FIA", comentou Fernando Alonso.
A Fota ameaça criar um novo campeonato, Max deu de ombros dizendo 'tchau'. Os pilotos também lançaram suas ameaças contra a Federação. A sexta-feira 12 se aproxima.
E eu mantenho minha minha ameaça: se a Fórmula 1 se tornar uma disputa de baixo nível entre os primeiros pobretões que aparecerem pela frente, vou cuidar do tênis.
A propósito, este domingo foi um dia histórico graças ao título mais esperado dos últimos anos.
Sobre o sagrado saibro de Roland Garros, Roger Federer conquistou o emocionante Grand Slam que faltava em sua carreira. Pentacampeão do US Open e de Wimbledon e três vezes vencedor do Australian Open, o suíço viveu o momento de glória quando viu a devolução de Robin Soderling parar na rede. Foi o ponto do campeonato que levou Roger ao chão, gritando e liberando as lágrimas para comemorar o seu título mais significativo.
De quebra, o 3 a 0 na final do torneio parisiense rendeu a ele um emparelhamento com o grande Pete Sampras, ambos com 14 Grand Slams no bolso. Federer ainda tem tempo de sobra para continuar faturando suas conquistas e se firmando como o melhor de todos os tempos também nos números.
No pódio, o suíço recebeu o troféu das mãos de Andre Agassi, um dos poucos tenistas da história que, assim como Roger, pode bater no peito e dizer que detém o career slam.

5 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que achava que o tal impasse não daria em nada: sem teto, sem equipes novas, com as equipes de sempre, e o barco segue.

Mas a coisa é séria, bem séria. O tom é pesado, tanto de um lado quanto do outro. E sinto um ar meio funesto de que a coisa vai acabar da pior forma possível. Começo a acreditar que a F-1, neste momento, está mais perto de acabar do que de ter uma solução. Incrível...

Anônimo disse...

imagina se fosse em uma sexta feira 13 .... cruzes :s Bom, agora ou vai ou racha, se romper de vez (o q eu custo a não colocar dentre os possíveis desfechos) estaremos perdidos mesmo. Incrível [2]

Ron Groo disse...

O Agassi parecia muito satisfeito ao entregar o troféu, como quem diz: -Tá nas mãos certas...

Leandro Almeida - São José dos Campos disse...

Bom, minha opnião sobre uma nova categoria que disse a mais de 1 mÊs não mudo. Pode anotar ai, e verificar os comentários antigos sobre esse empasse. Ou a FIA cede ou teremos uma nova categoria. Gostei muito do pronunciamento de Felipe Massa, resumido, "se a Fia não ceder faremos uma outra categoria com os melhores pilotos do mundo", assino embaixo. huaishihuaihuishaishaushiaushiahs..
O Max Mosley parece uma criança mimada que tem nas mãos um brinquedo que se ele não deixar o colega dele brincar vai acabar ficando sem ele. E quem vai brincar? Minha mãe daria o brinquedo pro meu colega que eu não queria emprestar.
;)

Abraço a todos. E vamos q vamos, dia dos namorados pra mim vão ser duas decisões na minha vida: 1ª se minha namorada vai querer casar comigo e 2ª se vou continuar vendo a Formula 1 ou se vo começar a ver a Foruma Fota.

Will disse...

Se a F1 se transformar nisso que o Mosley serão muitos os que vão parar de comentar o esporte, eu inclusive.
Mas ainda fica a esperança de que o bom senso prevaleça.
Na "reta dos boxes" tudo se resolve...