domingo, 7 de junho de 2009

Button vence seis em sete

Jenson Button não tomou conhecimento do tabu do GP da Turquia e se sagrou o primeiro piloto a vencer em Istambul sem largar da pole. O inglês manteve a segunda posição até a metade da primeira volta, quando Vettel escapou e o piloto da Brawn não perdoou.
Destino muito diferente daquele que estava reservado para Barrichello, que se mostrou animado por sair da parte limpa da pista, mas não contava com o acionamento do anti-stall, mecanismo que força o ponto morto para evitar que o carro morra. O brasileiro disse que ocorreu um erro de cálculo para a embreagem semelhante ao do GP da Austrália, outro episódio em que enfrentou um péssima largada.
Com a corrida comprometida na Turquia, Rubens partiu para uma prova de recuperação, executando muito mal as manobras de ataque. Tocou no Kovalainen, rodou, perdeu mais posições, passou Hamilton, passou Piquet, quebrou parte da asa frontal numa disputa com Fisichella, se encaminhou aos boxes, trocou o bico, e se retirou após o segundo reabastecimento, concretizando a primeira quebra do inquebrável BGP 001.
Kimi Raikkonen largou mal e não conseguiu se recuperar, terminando o GP no lugar dos bobos. Felipe Massa pulou duas posições quando as luzes vermelhas se apagaram, mas perdeu o lugar para Nico Rosberg ainda na volta 1, numa manobra não revelada pela transmissão meia boca da FOM. O ferrarista concluiu de forma burocrática a etapa turca, sustentando a sexta colocação, justamente atrás de Rosberg.
Mark Webber superou Trulli após um erro do italiano no primeiro giro e tinha tudo para encerrar o domingo em terceiro, não fosse a estratégia de extrema ousadia de Vettel. A equipe Red Bull armou um esquema de três paradas para o alemão, que no mínimo precisava ultrapassar Button na pista, algo que não aconteceu. Como resultado, Sebastian caiu para 3º e Webber subiu ao segundo melhor posto do pódio. Por mais que a RBR ameace, a Brawn continua tendo carro de sobra.
Um dos grandes momentos da corrida foi o pega entre Lewis e Nelsinho, quando o primeiro voltava do pit stop, sendo que Piquet estava prestes a entrar. O brasileiro tanto pressionou que levou a melhor numa investida de extremo arrojo no final do retão, onde ultrapassou por fora, contornando a curva lado a lado. O duelo prosseguiu até a reta dos boxes, onde Ângelo definitivamente assegurou a posição.
Não foi uma prova brilhante do Piquet, que amargou o 16º, mas ao menos em algum mometo levantou a torcida mínima que apareceu no autódromo. A Renault não passou da 10ª colocação com Fernando Alonso, que exige um carro melhor para já.
A McLaren perdia velocidade nas curvas rápidas, só tinha o KERS na reta para ajudar a empurrar um bólido que não casa com circuitos velozes. Hamilton fechou em 13º, à frente de Kovalainen.
Voltando à zona de pontuação, Jarno Trulli fez um uma exibição ao alcance de seu TF109, cruzando a linha em quarto. Seu companheiro marcou um pontinho ao receber a bandeirada uma posição atrás de Robert Kubica, levando a sofrível BMW com difusor duplo à sétima colocação.
A Williams continua falhando em seus pit stops, de qualquer forma Nakajima não deveria fazer nenhum milagre neste GP. Foi o 12º, atrás de Heidfeld. Os vovôs Fisico e Rubinho foram os únicos que deixaram a prova. Bourdais largou em último e chegou em 18º - eufemismo para último.
Não foi dessa vez que Vettel aconteceu em pista seca. Enquanto isso, seu experiente companheiro se aproxima na tabela. A classificação tem Button-61, Barrichello-35, Vettel-29, Webber-27,5, Trulli-19,5, Glock-13, Rosberg-11,5. Massa empatou com Alonso nos 11 pontos, Raikkonen e Hamilton possuem 9 cada um.
No Mundial de construtores, a Brawn se aproxima dos 100 pontos: Brawn-96, Red Bull-56,5, Toyota-32,5, Ferrari-20, McLaren-13.
A próxima parada do circo é na casa do Button, que terá uma única chance de fazer festa no berço da Fórmula 1, já que este será o último GP da Inglaterra em Silverstone.
GP da Turquia:
1. Jenson Button (ING/Brawn), 58 voltas, 1h26min24s848
2. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 6s714
3. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 7s461
4. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 27s843
5. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 31s539
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 39s996
7. Robert Kubica (POL/BMW), a 46s247
8. Timo Glock (ALE/Toyota), a 46s959
9. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 50s246
10. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 1min02s420
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1min04s327
12. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1min06s376
13. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 1min20s454
14. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 1 volta
15. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1 volta
16. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1 volta
17. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1 volta
18. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1 volta
Abandonos:
Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 49 voltas
Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 5 voltas
Volta mais rápida:
Jenson Button (ING/Brawn), 1min27s579 (40ª volta)

8 comentários:

Will disse...

Será que alguém ainda duvida que o Button será o campeão nesse ano???

Ron Groo disse...

Ross está feliz da vida.
Sua equipe nem existia dias antes do mundial começar, e agora com um piloto tido como acabado vai rumando a uma vitória maiuscula como construtor.
No mundial de pilotos acho que podemos dar a parada como encerrada.

Felipão disse...

Desempenho extraordinário do Button... E até o Piquet ultrapassou, apesat da corrida apagada...

Anônimo disse...

Acabou, né? Se o Button perder esse título eu passo a cobrir rugby.

O título já foi, a expectativa agora é outra:

Poderia Button quebrar o recorde de vitórias em uma temporada? Tipo, 16 em 18?

Pelo andamento da coisa, acho que sim.

Gil disse...

A duvida agora é: quando o Button vai ser campeão do mundo? Na Bélgica ou na Itália, sao os meus palpites.

Pinheirinho disse...

Button, o extraterrestre. Derrotado pelo britânico da Brawn GP na Turquia, o alemão Sebastian Vettel acredita que o líder e sua equipe "estão em outro planeta". Bastou uma volta no GP de Istambul para ele assumir a ponta.
Pinheirinho é divulgador cultural é maranhense, a partir de Brasília. - E-mail: pinheirinhoma@hotmail.com

Thiago Guadalupe disse...

Oi parceiro,

post também publicado no blog "no ninho da coruja"...

grande abraço!

kimi_cris disse...

Interessante que dizem que a F1 está mais competitiva que nunca mas com 7 corrida já temos praticamente campeão...

Grande Abraço!

Kimi_Cris