A FIA colocou seu ponto de vista com uma riqueza de detalhes que impressiona. Desde o começo dos atritos com a associação de equipes, nunca tivemos tantas informações sobre o que realmente acontecia nos bastidores.
Não tive tempo para ler o documento na íntegra, mas passando o olho nos resumos espalhados pelos sites especializados, tais informações instigam nossos conceitos a respeito do lado certo e o lado errado.
Se a FIA não agrada em suas intenções, ao menos está disposta a negociar, abrindo discussões sobre a questão dos custos e dando carta branca ao Pacto de Concórdia. Na reunião desta semana, porém, a Fota não quis saber de debater o esquema financeiro, foi apenas uma perda de tempo entre os representantes de cada instituição. Em suma: a Fota de Montezemolo não está disposta a encontar um meio termo. Ou o regulamento sai do jeito deles, ou...
Por mais que a presença do Mosley incomode, a forma intransigente como as escuderias estão conduzindo a disputa parece absolutamente insensato. Querer ignorar a ação da FIA como entidade regente das regras da F-1 é desejar realmente tomar conta da categoria sozinha. O que só faz crescer o pensamento de que uma categoria independente corre cada vez mais risco de sair do papel.
Se quem muito quer nada tem, então acabamos de retornar à estaca zero. Diante desse quadro, a federação retomou a situação inicial, confirmando o infeliz teto de 40 milhões de libras. Aqueles que se habilitarem, que assinem até o dia 19. Do contrário, seja o que Deus quiser.
Considerando o ponto em que estamos neste instante, e contando as horas para o fim do prazo da confirmação de inscrição, fica difícil imaginar de que forma FIA e Fota poderão se entender em tão pouco tempo e assim preservar a Fórmula 1 de uma cisão anunciada.
Já não duvido de mais nada agora... Nada mesmo.
5 comentários:
Cheguei à mesma conclusão que você, e inclusive escrevi sobre isso em meu blog.
Eu acho que pode haver uma cisão, e acho que essa possibilidade não é mais blefe, como achava antes. O problema é que duas coisas podem acontecer:
1) Todas as equipes se inscreverem, menos a Ferrari, que parece a líder das rebeldes, e aí é a Ferrari quem ficará de fora da F-1 em 2010, ferrando a vida de um campeão mundial e de outro vice campeão.
2) Haver a cisão. Mas consideremos: A Fota tinha 10 equipes. Williams e Force India saíram e estarão na F-1 em 2010, e a Fota passou a ter 8 equipes. É quase certeza que a Renault sairá da categoria, seja ela qual for. E a Toyota tem um pezinho lá fora, também. Ou seja, a Fota passaria a ter SEIS equipes pra organizar um novo mundial, isso sem contar a McLaren, que não está batendo tanto de frente com a FIA quanto se pensa...
Compensa? Vai dar certo? É um bom ponto de partida?
Aparentemente, não...
Aparentemente, a F-1 sairá ganhando de qualquer jeito.
O que me espantou foi o tom acusatório do documento.
Adjetivos pouco elogiosos como "desonesto" não são usados em vão e nem de forma inconsequente por ninguém.
Acho que agora o bicho pegou de vez e pos por terra quem achava que era marketing... Eu incluso
E eu que estava achando que era a FIA que era intransigente nas negociações, agora mudei minha opinião.
Pelo menos até ouvir a resposta da FOTA.
E o pior que o Mosley tá certo... Como pode, um monte de fábrica entrando em concordata e falindo, e os caras querendo manter o nivel atual de gastos???
pois é, parece que a vontade é mesmo de acabar com a categoria... não tem jeito de manter um orçamento desses no meio da crise.
Mosley está deixando claro a vontade de negociar, isso fica claro.
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