Segundo as estatísticas, largar na frente em Istambul é sinônimo de vitória. Os números de Sebastian Vettel dizem que ele sempre sobe ao topo do pódio quando parte da posição de honra no grid. Os acontecimentos passados indicam um bom futuro para o alemão, com apenas uma ressalva: para vencer no domingo, precisa finalmente provar que pode ser grande também em pista seca.
Vettel derrubou a dupla da Brawn ao cravar uma excelente volta na super pole, 0.105s abaixo do tempo de Jenson Button. Rubens Barrichello foi novamente superado pelo companheiro, mas mostrou-se confiante pelo bônus de largar no lado limpo da pista.
Mark Webber assegurou a quarta colocação e pode incomodar a equipe marca-texto amanhã. Jarno Trulli, treinando bem como sempre, abre a terceira fila, tendo ao seu lado o primeiro vencedor do GP da Turquia, Kimi Raikkonen. As Ferraris vem emparelhadas, com Felipe Massa andando a 43 milésimos do finlandês.
Fernando Alonso arrastou o R29 ao Q3. Nico Rosberg trouxe seu FW para a super pole. Kubica garantiu uma vaguinha para a BMW entre os dez. Seus companheiros de equipe ficaram pelo caminho.
Heidfeld foi o 11º melhor do sábado, confirmando a melhoria de rendimento aplicada pelo estreante difusor duplo da equipe alemã. Nakajima fechou o dia em 12º. Timo Glock não passou de um desanimador 13º.
A McLaren definitivamente possui uma aerodinâmica mal nascida. A equipe se perde em qualquer circuito de alta. Hamilton parecia um Kovalainen num mau dia, enquanto Heikki parecia um Kovalainen num dia comum. O atual campeão sucumbiu logo na fase inicial da classificação, sendo superado pelo parceiro finandês, que larga em 14º. Adrian Sutil conquistou um bom 15º lugar.
O Q1 reteve Hamilton, Piquet, Buemi, Fisichella e Bourdais. Depois de algumas experiências no Q2, Nelsinho volta a povoar a zona crítica do grid de largada. O piloto cometeu erros ao forçar para achar volta rápida e teve sua última tentativa frustrada com a desistência na caixa de brita. Curioso ver Alonso enfrentando uma escapada semelhante a uma do Piquet na saída da curva 8. Por mais que a Renault tenha atualizado seu conjunto aerodinâmico neste GP, o carro continua difícil de guiar.
Jenson Button larga da parte suja mas pretende se tornar o primeiro piloto a vencer uma etapa turca sem cravar a pole position no dia anterior. Vettel tenta conquistar seu primeiro triunfo sob sol e calor. Barrichello sonha com a vitória. A partir de Mark Webber, os pilotos esperam apenas participar da festa do champagne.
A Ferrari não chegou tão poderosa quanto pretendia. Brawn e Red Bull são melhores, e o osso duro Jarno Trulli pode atrapalhar as estratégias nas voltas iniciais.
Os pneus confundiram a cabeça de pilotos e engenheiros ao longo do fim de semana. O macio é menos bom do que de costume e algumas equipes talvez priorizem os compostos duros.
A largada é um ponto crucial da prova, já que os enroscos na cega curva 1 são frequentes. Às 9h de domingo, 15h locais, eles que se entendam por lá.
Grid de largada:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min28s316 (17 voltas)
2. Jenson Button (ING/Brawn), 1min28s421 (22)
3. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min28s579 (19)
4. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min28s613 (20)
5. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min28s666 (24)
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min28s815 (24)
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min28s858 (23)
8. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min29s075 (20)
9. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min29s191 (27)
10. Robert Kubica (POL/BMW), 1min29s357 (20)
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min27s521 (16)
12. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min27s629 (20)
13. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min27s795 (18)
14. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min28s207 (18)
15. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min28s391 (18)
16. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min28s318 (9)
17. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min28s582 (8)
18. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min28s708 (12)
19. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min28s717 (11)
20. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min28s918 (9)
4 comentários:
De todos os retrospectos levantados para essa prova, acho que conta mais aquele de todos os poles terem se saído vencedores. Além disso, a pole no último minuto pode ter significado garantida de vitória... E concordo Felipão,.. Acredito numa falha de projeto também. Será impossível encontrarem uma sintonia fina na aerodinamica com esse carro, infelizmente...
É engraçada essa contradição de Vettel. Enquanto a maioria dos pilotos que vencem no seco têm que provar que são bons também no molhado, Sebastian tem que mostrar sua capacidade de vencer sob condições normais.
Larissa
Algumas considerações sobre o treino: eu esperava mais da McLaren e da Ferrari, principalmente do Felipe.
Aliás, todos os brasileiros ficaram atrás de seus companheiros de equipe mais uma vez.
Isso que o Felipe e o Rubinho estão mais leves do que o Kimi e o Button...
Realmente o Vettel voltou a ser Vettel... fez o q era pra ser feito trabalhando em pouquíssimas voltas, perfeito!
A McLaren quem diria já começa já a levar até da Force India... levou em Mônaco e agora em condições normais na Turquia. Q coisa!
mal ai não ter mais comentado aqui... se vc soubesse cara, eu tenho mtas tarefas, espero reduzir rápido o volume.
Estarei acompanhando o pré-race amanhã... bom programa!!
abs!!!
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